Alimentação e Bem Viver no contexto Latino-Americano

A Mesa Redonda “Alimentación y Buen vivir en un contexto Latinoamericano/Alimentação e Bem Viver no contexto Latino-Americano” ocorreu no dia 13 de junho às 14h no Auditório polo UAB, Campus Vale da UFRGS. A atividade foi realizada de forma bilingue (português e espanhol) e contou com duas conferências. A primeira “Sistemas alimentarios, comer y vivir bien en Bolivia” o Prof. Freddy Delgado destacou a importância da alimentação nas culturas andinas, indígenas e campesinas e na construção de uma economia plural e de estratégias sustentáveis envolvendo uma ciência holística com participação de diferentes saberes em diálogo e interação. Na segunda palestra “Sistema alimentar e o povo Guaraní” Dona Talcira Gomes (líder espiritual Mbyá Guaraní) indicou que o Bem Viver se vive a cada dia, no sorrir para o outro, no poder plantar e colher dando a ênfase no pensamento comunitário e hábitos compartilhados a ponto de que o outro se manifesta em conjunto, e que essa visão deve ser valorizada e repassada para a visão ocidental. A atividade foi mediada pela Profª. Rumi Kubo que trouxe as relações entre as falas dos conferencistas e a condução do debate.
O evento contou com cerca de 45 pessoas entre presentes no auditório e as que estiveram conectadas pela webconf do SIG ASSSAN.

A atividade foi organizada pelo Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica (DESMA) coordenado pelas professoras Rumi Kubo e Viviane Camejo. O DESMA conta com um grupo interdisciplinar composto por estudantes de graduação, mestrado e doutorado que em suas pesquisas trabalham temas como: povos e comunidades tradicionais, segurança alimentar e nutricional, gênero, conservação da agrobiodiversidade e guardiões de sementes crioulas, agroflorestas e etnoecologia.

O DESMA, junto a outros grupos de pesquisa e projetos, faz parte do Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (ASSSAN – CR) coord. pela Profª. Gabriela Coelho-de-Souza. Nesta ocasião também ocorreu a 2ª reunião do SIG (Grupo de Interesse Especial) que leva o mesmo nome do Círculo (SIG ASSSAN).

A próxima reunião do SIG será no dia 5 de julho das 15h às 17h (Horário de Brasília) com o tema “Direitos Territoriais e Soberania Alimentar entre Populações Tradicionais e Indígenas” apresentado pela Profa. Senilde Alcantara Guanaes (UNILA). Esta reunião também poderá ser acessada por webconf.

Mais informações em: grupodesma@gmail.com, asssan.cr@gmail.com

« Outubro 2019 »
Outubro
DoSeTeQuQuSeSa
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031