Alunos e egressos do PGDR participaram do Simpósio Compras de Alimentos da Agricultura Familiar em Porto Alegre em 05 de maio de 2017 na sede da FIERGS

O projeto “Capacitação em Políticas Públicas para a Segurança Alimentar e Nutricional e  Educação Alimentar e Nutricional”, uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e Secretaria de Educação a Distância - SEAD; Observatório Socioambiental em Segurança Alimentar e Nutricional - OBSSAN; Núcleo de Estudos e Pesquisas em Segurança Alimentar e Nutricional - NESAN; Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR; UFRGS e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Tapes; esteve representado por alunas e egressas do PGDR no Simpósio Compras de Alimentos da Agricultura Familiar em Porto Alegre.

O evento realizou-se em 5 de maio de 2017 no espaço de eventos da Fiergs e teve como público alvo gestores públicos, prefeitos,  servidores das unidades de compras e licitação das Forças Armadas e de universidades federais, da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, de órgãos do governo federal, estadual e municipal, além de representantes das organizações da agricultura familiar, RedeCoop, Associações e demais cooperativas da agricultura familiar do RS.

 

Na ocasião do Simpósio, a Assessora Territorial e aluna especial do PGDR Brizabel Rocha, acompanhada por participantes do projeto conversou com o Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Sr. Osmar Terra, com o Secretário Executivo do MDSA, Sr. Alberto Beltrame, com o Secretário Nacional da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Sr. Caio Rocha, e por último com o Sr. Governador do Estado do RS José Ivo Sartori.

 
Mesa do evento

As conversas reiteraram a importância da UFRGS/SEAD/PGDR, estarem parceiras neste Projeto, bem como reforçaram as bases construídas através dos Territórios Rurais cuja Universidade por meio do PGDR, coordena 2 Territórios Rurais; Campos de Cima da Serra e Litoral, contribuindo para a sedimentação de uma identidade colaborativa e articulada da agricultura familiar, fortalecida com a organização da RedeCoop, a partir do litoral. Ponderou-se com as autoridades, que hoje, a RedeCoop consolidada-se como uma das mais importantes experiências no Brasil,  potencializadora do PAA principalmente em relação às compras institucionais.

No Simpósio, a RedeCoop  foi apresentada pelo Sr. Charles Lima, Coordenador do Territorio Rural do Litoral que tem atuado como articulador desta rede. A nutricionista da UFRGS, Ludymila Barroso, responsável pelas compras institucionais desta Universidade apresentou que a UFRGS tem investido nas compras da agricultura familiar, destacando-se entre as universidades públicas brasileiras, em volume de recursos aplicados.

Os Simpósios Compras de Alimentos da Agricultura Familiar aconteceram em 27 de abril em Recife, em 5 de maio em Porto Alegre e o próximo será realizado ainda em maio em São Paulo. Os Simpósios pretendem aproximar parcerias entre o MDSA, Ministério da Defesa, Forças Armadas e órgãos da União, Estados e municípios para a valorização e aquisição de alimentos da agricultura familiar pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

« Abril 2020 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930