Atividade da Disciplina DER 115 no Território Fronteira Noroeste

Atividade da Disciplina DER 115 no Território Fronteira Noroeste

ônibus - der115

Entre os dias 25 a 27 de maio de 2017 foi realizada a saída de campo da disciplina DER 115 “Problematizando o desenvolvimento rural: questões e perspectivas contemporâneas”. O grupo, composto por 33 pessoas (28 alunos, 2 professores, 3 técnicos), conduzido pelo agrônomo da prefeitura de Porto Vera Cruz, André Camargo, teve contato com experiências relacionadas aos processos em desenvolvimento na região.

Nos dias 26 e 27, foram efetuadas visitas que propiciaram diálogos com os seguintes interlocutores ou situações: i) equipes de São Jose do Inhacora (relato de ações protagonizadas pela prefeitura e parceiros como o Emater), ii) equipe de professores da Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM (ações de apoio a agricultura familiar e desenvolvimento de produtos), iii) Polo Universitário de Três de Maio (especialmente para conhecer o curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural – Plageder), iv) sistema agroflorestal na propriedade de Andre Camargo e Cecilia Bernardi, em Tucunduva, v) Cooperativa Coopervino de Tucunduva (sobre a experiência de organização e produção de vinho tradicional local), vi) ações protagonizadas pela prefeitura de Porto Vera Cruz e parceiras, como a Emater, com visita e almoço na propriedade da família do sr. Tome (Noli Claudemir), vii) o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Cristo com o relato sobre a organização sindical dos agricultores familiares da região e viii) trajetória e experiência da Associação Regional de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa (AREDE) em Santa Rosa.

Em todas estas situações, o grupo ouviu relatos, percorreu propriedades e dialogou com agricultores, gestores, técnicos, professores entre tantos outros atores sociais locais. Também, em diferentes momentos foi possível degustar produções locais na forma de iogurtes de frutas nativas e locais, vinhos, queijos, embutidos, entre outros produtos que demonstram o dinamismo do desenvolvimento rural da região. As situações caracterizaram-se por momentos de intensa troca de experiências, reflexões e aprendizados para todos que acompanharam a saída, reforçando a ideia de que a produção de conhecimento perpassa pelo reconhecimento das múltiplas formas de saber, pela possibilidade de ouvir e dialogar e pela complementaridade entre teoria e prática.

Como essa atividade integra as proposta didático-pedagógica da disciplina DER 115, com o retorno, os alunos estarão fazendo os relatórios e na continuidade da disciplina serão escolhidos alguns temas que vão ser aprofundados até julho e serão revertidos na forma de retornos aos contextos locais.

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