Curso Internacional EAD de Extensão em SSAN: interfaces com a Agroecologia e Sociobiodiversidade

O ASSSAN – CR e sua rede de parceiros de 6 países da América Latina, lançam o Curso Internacional EAD de Extensão em SSAN: interfaces com a Agroecologia e Sociobiodiversidade

 

Em 27 de janeiro, o Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (ASSSAN - CR) deu início à primeira versão do curso de extensão em Soberania e Segurança Alimentar (SSAN): interfaces com a Agroecologia e Sociobiodiversidade na modalidade EAD.

 

Construído ao longo de um ano e meio, o curso de extensão é fruto da organização, discussão, articulação e esforço da rede de parceiros de dez instituições e grupos de pesquisa, ensino e extensão de seis países da América Latina: Brasil, México, Costa Rica, Bolívia, Colômbia, Argentina e Uruguai. 

 

Participam do curso de extensão produtoras(es) rurais, graduandas(os), pós-graduandas(os), extensionistas, pesquisadoras(es) e professoras(es) conformando um grupo interdisciplinar de 130 alunos que provêm de diferentes países e regiões da América Latina, o Caribe e África. Da América Central participam alunos do México, Costa Rica, Guatemala, Haiti, República Dominicana e Cuba; da América do Sul, estudantes da Bolívia, Chile, Argentina, Colômbia e Brasil; e da África, participam pós-graduandos do PGDR oriundos de Moçambique e Guiné Bissau.

 

O curso busca que a articulação das experiências e conhecimentos dos estudantes e dos parceiros do ASSSAN – CR, contribua para o fortalecimento da Rede Latinoamericana de Educação, Pesquisa e Extensão em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, tendo como base à agroecologia e a sociobiodiversidade. Por isso, o curso tem como proposta de trabalho final, que a partir da interação entre todos os participantes do curso, estudantes e professores, se construa um panorama da agroecologia e sociobiodiversidade interligadas à Soberania e Segurança
Alimentar e Nutricional na América Latina. 

 

Em palavras da professora Gabriela Coelho-de-Souza, coordenadora do ASSSAN - CR na saudação de boas-vindas no curso destaca que: “Nossa esperança é que este curso diminua as distâncias, aproxime as experiências e gere sinergias que fortaleçam a agroecologia, sociobiodiversidade, soberania e segurança alimentar e nutricional nas suas mais diferentes formas na América Latina!!!

 

O curso terá uma duração de três meses, estruturado em dez módulos construídos coletivamente entre os parceiros, e onde estudantes e professoras(es) terão a oportunidade de interagir buscando estabelecer um diálogo entre abordagens e perspectivas adotadas pelos diferentes grupos de pesquisa e extensão integrantes do ASSSAN Círculo.

 

Veja o vídeo de boas-vindas com as falas de alguns dos professores participantes do curso de extensão: https://youtu.be/R7NP8iEeuVM

 

 

Jeidi Yasmin Galeano Cobos

registrado em:
« Março 2020 »
Março
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031