Doutorandas do PGDR participam de Encontro de Mulheres na FETAG

Doutorandas do PGDR participam de Encontro de Mulheres na FETAG

mulheres Fetag

Com a presença de agricultoras representantes das 23 regionais da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG), ocorreu, no dia 11 de dezembro, o Encontro da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais. Realizado na sede da entidade, o evento contou com a participação das doutorandas do PGDR Andressa Ramos Teixeira, Tamara Bubanz Silva e Jaqueline Patrícia Silveira, além da assessora do Projeto Observatório e Vulnerabilidades em Segurança Alimentar e Nutricional Brizabel Rocha e da professora Flávia Charão Marques.

    Um dos objetivos do encontro foi discutir os temas ligados a agroecologia, plantas medicinais e fitoterápicos. As discentes do PGDR coordenaram a oficina de sistematização das experiências realizadas pelas mulheres nas diferentes regiões do estado, no que se refere ao trabalho que envolve a produção de alimentos agroecológicos e orgânicos, horto medicinais, fitoterápicos, realização de feiras, agroindustrialização familiar, dentre outros.

    Os relatos de experiência trazidos pelas agricultoras revelam o importante papel das mulheres na produção de alimentos saudáveis, contribuindo para Segurança Alimentar e Nutricional de suas famílias e regiões. Ao mesmo tempo, ressaltam os inúmeros desafios enfrentados pelas mulheres rurais, como a violência, o reconhecimento social, a manutenção dos direitos conquistados e a dificuldade na formalização de agroindústrias familiares.

    Após a oficina, foi realizada uma roda de conversa sobre a importância da Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional, a articulação e fomento dos territórios rurais, bem como a contribuição que a Universidade, por meio da extensão e da pesquisa, pode dar a essas iniciativas.

« Abril 2020 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930