Iº Seminário do GEPIES - Questão Agrária Contemporânea no Sul Global

APRESENTAÇÃO

O grande número de atores sociais envolvidos no debate do Desenvolvimento Rural torna a Questão Agrária um tema sempre atual. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Interculturalidade e Economias do Sul (GEPIES) promove o seminário “Questão Agrária Contemporânea no Sul Global” no dia 6 de dezembro de 2019 com a finalidade de provocar reflexões a respeito das transformações recentes do meio rural nos países da América Latina e África. Mesmo que o Oceano Atlântico separe esses continentes, ele não foi capaz de afastar de seus territórios práticas de exploração do uso da terra similares. 

A recente corrida mundial por terras transformou territórios em ativos dos balanços patrimoniais das grandes empresas transnacionais e acentuou a luta pela terra nos países periféricos. Pequenos produtores rurais, assentados da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais são os principais atingidos por este fenômeno. O acelerado avanço dos interesses do mercado no meio rural está gerando conflitos em série por territórios, recursos naturais, bens e saberes que todos usufruem e ninguém possui. Reduzindo bens comuns com significado ancestral a commodities agrícolas e minerais. As crescentes ameaças causadas pela mercantilização dos espaços ocorrem para viabilizar grandes projetos de desenvolvimento sem considerar as consequências sociais, econômicas e ambientais. 

O seminário “Questão Agrária Contemporânea no Sul Global” levantará discussões com a intenção de pensar como o processo recente tem impactado as populações locais. Especialistas de diversas áreas do saber apresentarão suas contribuições em relação a conjuntura e desafios da Questão Agrária nos países do Sul Global com enfoque nos conflitos territoriais e nas estruturas fundiárias e dinâmicas de transformação no uso da terra. Dando destaque para representantes do movimento social do campo compartilhar suas vivências com pesquisadores e acadêmicos que trabalham com a temática do Desenvolvimento Rural nos países africanos e latino-americanos.

 

Faça a sua inscrição aqui.

« Abril 2020 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930