Pesquisadores do PGDR participam da primeira oficina de monitoria do PAN Lagoas do Sul

Professores e pesquisadores ligados ao programa integraram grupo que revisou e avaliou as 157 ações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul do Brasil, realizado pelo Cepsul


Participantes do evento avaliaram as 157 ações do plano (Foto: PGDR, Divulgação) 

Professores e alunos ligados ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) participaram da da primeira oficina de monitoria do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul do Brasil (PAN Lagoas do Sul), realizado pelo Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (Cepsul). A capacitação ocorreu na sede do órgão, em Itajaí (SC), e contou com a presença de membros do Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) do plano, integrado por representantes de organizações não-governamentais, universidades, secretarias de meio ambiente, comitês de bacias, órgãos de pesquisa agropecuária e extensão rural, centros nacionais de pesquisa sobre fauna e flora, comunidades indígenas, quilombolas e pescadores artesanais.

Segundo o ICMBio, os participantes construíram em conjunto uma linha do tempo do PAN, resgatando fatos marcantes do plano. "Na linha do tempo, foi destacada a importância deste processo institucional considerar o contexto territorial com sua sociobiodiversidade e ações locais. O PAN promove visibilidade e amparo, à medida que respeita e valoriza diferentes linguagens e relações, contribuindo para ampliar o olhar das diferentes regiões sobre a conservação, estimulando novas formas de trabalhar coletivamente em prol de objetivos comuns", informa o órgão na publicação ICMBio em Foco, divulgada no dia 14 de novembro.


Grupo também realizou encaminhamentos para 2020 (Foto: ICMBio/Divulgação) 

Ainda conforme a entidade, o GAT também complementou informações, revisou e avaliou as 157 ações do PAN. No final do encontro, os participantes ainda debateram demandas relativas às ações e fizeram encaminhamentos para 2020. Entre eles está a previsão de um encontro regional para fortalecer a governança do PAN Lagoas do Sul em parceria com o Projeto PANexus Restinga, desenvolvido pelo PGDR.

O coordenador do PAN e analista ambiental do Cepsul, Walter Steenbock, avaliou positivamente a experiência. “A oficina possibilitou verificar que a estratégia de abordagem territorial do plano, que agrega ações desenvolvidas a partir de capacidades de governança instaladas em espaços coletivos como conselhos, comitês e fóruns, tem permitido resultados importantes”, analisa Steenbock, em entrevista ao ICMBio em Foco.

« Abril 2020 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930