PGDR participa de debates sobre agendas de convergência em Segurança Alimentar e Nutricional no RS

No dia 25 de maio colaboradores do Projeto de Capacitação em Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Alimentar e Nutricional, que está sendo executado pelo PGDR/UFRGS e instituições parceiras com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, participaram de reunião convocada pelo CONSEA RS. A reunião teve por objetivo discutir sobre as convergências entre os diferentes projetos que vem sendo implementados no âmbito da segurança alimentar e nutricional no Rio Grande do Sul em parceria com o CONSEA RS.

Estiveram presentes representantes dos seguintes projetos: a) Projeto de Capacitação em Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Alimentar e Nutricional (NESAN-PGDR/UFRGS e instituições parceiras); b) Projeto de Educação Alimentar e Nutricional (CECANE/UFRGS); c) Projeto de Fortalecimento do SISAN (TearSAN/UFRSC); d) Projeto Fortalecimento do SISAN (CAISAN RS e CONSEA RS).

  1. O Projeto de Capacitação em Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Alimentar e Nutricional (NESAN-PGDR/UFRGS e instituições parceiras) possui foco na capacitação de lideranças locais e gestores públicos de 40 municípios considerados em vulnerabilidade social de acordo com o SISVAN e o CadÚnico. As ações envolvem seminários nesses municípios em preparação a um curso presencial de 40 horas em Porto Alegre, oficinas regionais e acompanhamento dos municípios no que tange à construção de projetos que contribuam para a segurança alimentar e nutricional.
  2. O Projeto de Educação Alimentar e Nutricional (CECANE/UFRGS) possui seu foco na assessoria técnica aos municípios para implementação do PNAE. As ações envolvem um curso sobre Educação Alimentar e Nutricional na modalidade EAD e o acompanhamento dos municípios pela equipe técnica.
  3. Por sua vez, o Projeto de Fortalecimento do SISAN (TearSAN/UFRSC) tem como foco as ações de fortalecimento do SISAN em todo Estado. As ações envolvem oficinas de capacitação para o CONSEA RS e a CAISAN RS, oficinas regionais, diagnósticos de equipamentos públicos em SAN e um curso EAD.
  4. O Projeto de Fortalecimento do SISAN (CAISAN RS e CONSEA RS) possui foco na elaboração do Plano Estadual de SAN e na realização de um curso de formação em SAN.

Os participantes destacaram a importância de estimular o envolvimento da sociedade civil e potencializar as agendas de convergência na continuidade da implementação dos projetos. Entre as estratégias destacaram o compartilhamento de informações, materiais e a realização de atividades conjuntas, respeitando os focos específicos de cada projeto, mas com um horizonte comum de fortalecimento da construção e implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nos diferentes territórios do Estado.

« Junho 2020 »
Junho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930