Professores da UFRGS participam de oficina de trabalho em Viçosa – MG para lançamento da Rede de Universidades do Projeto Mais Gestão para aperfeiçoar a gestão de cooperativas da agricultura familiar em todo o Brasil

Nos  dias  24  a  27  de  fevereiro  de  2015  ocorreu  em  Viçosa,    Minas Gerais,  no  campus  da Universidade  Federal  de  Viçosa  (UFV)  a oficina  de delineamento metodológico do projeto “Gestão de organizações econômicas da agricultura familiar no Brasil: elaboração de tipologia de cooperativas e associações agropecuárias e análise do programa Mais Gestão (MDA/Governo Federal)”. Este projeto é desenvolvido pela Rede de Universidades Parceiras do  Programa   Mais  Gestão,   na  qual  o  núcleo Sul  é  representado   pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  O Núcleo Sul representa os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Os professores Glauco Schultz, Letícia de Oliveira e Edson Talamini da UFRGS,  e a mestranda  Leticia  Chechi do Programa  de Pós-Graduação  em Desenvolvimento Rural (PGDR), juntamente com os professores Gabriel Murad Velloso Ferreira e Marta Von Ende da UFSM, compõem a equipe de pesquisadores do Núcleo Sul da Rede de Universidades e estiveram presentes nesse evento. O objetivo principal da oficina foi a definição da metodologia e o planejamento   para  cumprimento   das metas  do  projeto  e  contou  com  a presença de mais de 40 pesquisadores de diversas regiões do Brasil.

Além do Sul, os outros núcleos que compõe a rede são: Norte, com a participação da Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com a Universidade Federal do Acre (UFAC) e dois Institutos Federais (IFPA Campus Castanhal e IFAC); Nordeste, representado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco   (UFRPE)   e  Universidade   Federal   do  Recôncavo   da  Bahia (UFRB);   Centro-Oeste,  pela   Universidade   de  Brasília   (UnB)   e  Sudeste, composto pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em parceria com a Universidade  de São Paulo (USP). A coordenação  da Rede é realizada  por pesquisadores do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa/MG, em parceria com a FUNARBE – Fundação Arthur Bernardes, tendo o Prof. Marcelo José Braga   como coordenador geral da Rede de Universidades e do Projeto de avaliação do Programa Mais Gestão.
O projeto terá duração de dois anos e possui como objetivos principais a formação de uma Rede de Universidades para a realização de diagnóstico organizacional   das   cooperativas   da   agricultura  familiar   atendidas   pelo Programa Mais Gestão, além da avaliação desse  Programa desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio de ATERs contratadas, e a instituição de um Programa de Estágio “Jovem Cooperativista” no Brasil.

Programa  Mais  Gestão:  O  Mais  Gestão  é  um  programa  de  Assistência Técnica   e   Extensão  Rural   (ATER)   que   visa   aperfeiçoar   a   gestão   de cooperativas da agricultura familiar em todas as regiões do país e é gerenciado pela Coordenação Geral de Cooperativismo e Organização Econômica do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor, vinculado à Secretaria   de  Agricultura  Familiar   do  MDA,  mediante   o  lançamento   de chamadas públicas para organizações de ATER.

Rede de Universidades: A Rede de Universidades foi instituída pelo MDA por meio de um Termo de Execução Descentralizada – TED com a Universidade Federal de Viçosa e possui como objetivo produzir informação e conhecimento sobre  as  cooperativas  e  demais  organizações  econômicas  da agricultura familiar apoiados pelo Programa, além de avaliar a metodologia utilizada pelas equipes no âmbito dos contratos de ATER com o MDA e avaliar o Programa Mais Gestão. A Rede é composta por seis Núcleos: Norte: coordenador - Prof. Armando Lírio de Souza (UFPA); Nordeste  1: Coordenadora  – Profa. Eliene Gomes  dos Anjos  ((UFRB);  Nordeste  2 – Coordenadora  – Profa. Anastácia Brandão de Melo (UFRPE); Centro-Oeste: Coordenador – Prof. Mário Lúcio de Ávila (UnB); Sudeste: Coordenador – Prof. Marcelo José Braga (UFV); e Sul: Coordenador  –  Prof.  Glauco  Schultz  (UFRGS).  O  Ministério  do Desenvolvimento Agrário é representado na Rede de Universidades pelas técnicas de análise de políticas sociais, da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Camila Marques Viana da Silva e Mariana Pinto Carrara.

Núcleo  Sul  da  Rede  de  Universidades:  A  Universidade  Federal  do  Rio Grande do Sul foi convidada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) a fazer parte da Rede de Universidades parceiras do Mais Gestão, tendo como representantes   os  professores   Glauco  Schultz (Coordenador),   Leticia   de Oliveira e Edson Talamini, vinculados o DERI/FCE, e que integram a equipe do Núcleo Região Sul dessa Rede de Universidades e atuam nos Programas de Pós-Graduação   em Desenvolvimento   Rural   (PGDR)   e  em   Agronegócios (CEPAN). O Núcleo Sul atuará nos Estados do RS, SC e PR e contará também com a participação  dos professores  Gabriel  Murad Velloso Ferreira e Marta Von Ende, que atuam no Colégio Politécnico da UFSM, além de bolsistas de ambas IES.

 

Para  mais  informações  sobre  o  Programa  Mais  Gestão  acesse  o  site  do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

« Maio 2020 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31