RESULTADO DA AVALIAÇÃO QUADRIENAL 2017 CAPES - PGDR é Avaliado com Nota 6!!!

RESULTADO DA AVALIAÇÃO QUADRIENAL 2017 CAPES -  PGDR é Avaliado com Nota 6!!!

pgdr6

Aos 18 anos o PGDR comemora a avaliação 6 da CAPES 

 

            O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural comemora o resultado da avaliação quadrienal da CAPES que reconhece sua trajetória de 18 anos, avaliando o seu desempenho com nota 6. No relatório 2016 submetido à CAPES, em sua autoavaliação:

            “O Programa considera que o quadriênio que se encerra consolida o amadurecimento e a diversificação do Programa, alcançando uma relação docente/discente adequada para manter o nível de produção, a inserção social, os processos de internacionalização, ao mesmo tempo em que investe na formação de novos pesquisadores docentes produtivos. Ao longo deste período manteve-se o grau de excelência do programa nas temáticas do Desenvolvimento Rural, Conflitos Ambientais, Mercados, Agricultura Familiar e Agroecologia, ao mesmo tempo em que houve a ampliação do corpo docente, com o fortalecimento e estabelecimento da temática da saúde, internacionalização das temáticas da segurança alimentar e nutricional,  diversidade cultural e o Bem Viver. O corpo docente apresenta três gerações bem definidas e a gestão está passando da primeira para a segunda geração.

            A diversidade geracional proporciona um ambiente de crescimento, e a coordenação está buscando a equanimidade na distribuição dos recursos e de oportunidades para fortalecer o crescimento do corpo docente. A internacionalização se expressa pelo número de projetos internacionais desenvolvidos em 2016 (12 projetos), além da participação nas Redes do Mercosul, Latinoamericanas e internacionais, bem com na publicação com os parceiros estrangeiros. Ressalta-se que o mesmo esforço despendido no processo de internacionalização é realizado pelo Programa no processo de interiorização, o que contribui na dinamização de processos de desenvolvimento no Estado do Rio Grande do Sul e no país, respondendo ao papel social da universidade na realização do tripé ensino, pesquisa e extensão, de forma indissociável. Considera-se que o PGDR avançou muito na construção desses processos integrados, os quais são potencializados pelo caráter interdisciplinar do programa, como o relatório buscou demonstrar. Por fim, o programa avalia que possui uma adequada e qualificada infraestrutura e servidores de altíssima qualidade.”

            A coordenação celebra com a comunidade do PGDR o recebimento da avaliação e reconhece e agradece todo o esforço da primeira geração na construção e consolidação do programa, seus ex-alunos e alunos atuais, o corpo docente e o corpo técnico. E com este reconhecimento homenageia a Coordenadora Operacional Eliane Sanguiné, que com toda a sua competência e incansável dedicação, representa a personificação desta trajetória.

            Comemoremos!!!

 

Gabriela Coelho-de-Souza

Coordenadora do PGDR

 

 Comentário dos professores, alunos e técnicos administrativos:

Prezadas/os colegas do PGDR
É com enorme satisfação que recebemos o conceito 6 na avaliação Capes, no quadriênio 2013-2016!
Temos consciência dos esforços cotidianos de todas/os: docentes, técnicas-administrativas/bolsistas e discentes para estarmos entre os melhores cursos de Pós-graduação do país.
Esta qualificação retrata o acúmulo de 18 anos de um projeto coletivo que se reflete externamente, em termos de formação multidisciplinar de profissionais, na diversificada da produção técnico-científica que expomos publicamente, nas interfaces com grupos de pesquisas de outros centros universitários e instituições, assim como nos diálogos que se estabelecem com as coletividades que demandam o conhecimento produzido neste PPG.
Temos que comemorar e muito este resultado! Um resultado qualificado, que nos impulsiona ainda mais nesta trajetória, que gradativamente vai se constituindo nos registros históricos do PGDR e de todas/os nós!
Fortes abraços! - Prof. Dr. Roberto Verdum

Prezados,
Vi há pouco o excelente resultado da avaliação da CAPES sobre a subida do conceito do Programa e quero registrar meus sinceros parabéns a vocês todos e todas. O PGDR é, sem sobra de dúvida, um centro de excelência na área do Desenvolvimento Rural no Brasil. Grande abraço. Sergio Pereira Leite | Professor Associado no CPDA/UFRRJ

Parabéns a todos... alunos, professores, funcionários e colaboradores do PGDR! Enio Giuliano Girao | Pesquisador Embrapa Agroindústria Tropical

Isso comemoremos! ... a diversidade em vários aspectos e os desafios de construir o convívio acadêmico multi e interdisciplinar! Parabéns a todas (os). Profª. Marta Julia Marques Lopes | Professora titular em saúde coletiva da Escola de Enfermagem da UFRGS

Caríssimos!
Estive fora de contato e só hoje acessei esta memorável notícia! Parabéns a todos e todas que contribuíram e continuam contribuindo para este projeto inovador e progressista. Grande saudoso abraço! Prof. Dr. Fábio de Lima Beck 

 pgdr 6

registrado em:
« Abril 2020 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930