Retrospectiva 2019: relembre as 12 edições do Diálogos PGDR

Abertos à comunidade, os encontros reuniram especialistas para discutir temas atuais relacionados ao desenvolvimento rural como mineração, movimentos sociais e sistemas de produção



Professor de Política Ambiental da Cardiff University (UK) participou do Diálogos PGDR (Foto: Cardiff University)

A série de eventos “Diálogos PGDR” está entre as ações que foram destaque do programa em 2019. Abertos à comunidade, os encontros reuniram especialistas para discutir temas atuais relacionados ao desenvolvimento rural como mineração, movimentos sociais e sistemas de produção.

Foram 12 eventos durante o ano, que contaram com a presença de alguns convidados reconhecidos internacionalmente. Entre eles estão Peggy Strankman, maneger environmental sustainability da Canadian Cattlemen's Association, Terry Marsden, professor de Política Ambiental e Planejamento da Cardiff University (UK), e Alessandro Bonanno, professor da Sam Houston State University, no Texas.

Diálogos PGDR de 2019:

28/03: Livestock farming and public policies in special areas, Canada
Realizado no PGDR, o evento contou com palestra de Peggy Strankman, maneger environmental sustainability da Canadian Cattlemen's Association. O encontro foi organizado pelo PGDR e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Pecuárias (GEPPec).

12/04: Movimentos sociais, Estado e políticas públicas: repertórios de ação no novo contexto político
Realizado no PGDR, o evento contou com a participação dos pesquisadores Camila Penna (UFRGS), Marcelo Kunrath (UFRGS) e Priscila Delgado de Carvalho (UFMG). O encontro foi organizado pelo PGDR, pelo Grupo de Estudos em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (GEPAD) e pelo Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento (GEPACE).

19/07: Re-imaginando redes agroalimentarias: alimentación y corporalidad en la Amazonía Colombiana
Realizado no PGDR, o evento contou com a participação de Gerard Vershoor, mexicano PhD em Sociologia do Desenvolvimento (Wageningen University) que conduziu pesquisas em Burkina Faso sobre os padrões do uso da terra, na Colômbia sobre mudança climática, territorialidade e cadeias alimentares, na Costa Rica sobre conhecimento local e recursos naturais e no México sobre migração, intervenção na agricultura, milho transgênico e empreendedorismo de pequena escala. A mediação foi de Flávia Charão-Marques. O encontro foi organizado pelo PGDR, GRIST/UFRGS e ASSSAN - Círculo de Referência.

30/07: Mineração e segurança alimentar e nutricional: impactos e perspectivas em Moçambique e em Eldorado do Sul
Realizado no auditório da FCE, o evento contou com a participação de Jaqueline Sgarbi dos Santos (Unilab), Michele Martins (MAM) e Iporã Possantti (UFRGS) e mediação da professora Fabiana Thomé da Cruz. O encontro foi organizado pelo PGDR, NEPEMIGRA, ASSSAN - Círculo de Referência, GEPAD, AMAPE e MGDA.


29/08: Fórum Permanente Tupambaé - pela dignidade e vida Sustentável
O evento foi realizado na Sala Multieventos do Cisade.

04/09: Palestra com o professor Terry Marsden
Realizada no PGDR, a palestra do professor de Política Ambiental e Planejamento da Cardiff University (UK) teve como tema "Disciplinary and post-disciplinary scholarship in International Rural Development: changing practices and concepts".

19/09: Práticas tradicionais de conservação e mineração no Pampa
Realizado no prédio centenário da Escola de Engenharia, o evento teve exibição do filme "Dossiê Viventes", com mediação da doutoranda do PGDR Luna Carvalho. Participaram da roda de conversa a pecuarista familiar da região de Bagé Vera Collares, o antropólogo da UFPel e pesquisador da lida campeira Daniel Vaz Lima e a integrante da Fundação Luterana Diaconia (FLD) e articuladora do Comitê dos Povos Tradicionais do Pampa Juliana Mazurana.

04/10: Pecuária feminina: quais pecuárias? Quais mulheres?
Realizado na Sala Josué de Castro, o evento foi apresentado pela professora doutora Gabriela Litre (UNB) e teve os professores doutores Paulo D. Waquil (UFRGS) e Alessandra Matte (UTFPR) como debatedores.

30/10: Apresentação dos resultados do Censo Agropecuário 2017
Realizado no Centro Cultural da UFGRS, o evento contou com a apresentação dos resultados do Censo Agropecuário 2017 pelo gerente técnico da pesquisa, Antônio Carlos Simões Florido. A partir do levantamento, ele falou sobre a situação e as prespectivas para o Brasil e para o Rio Grande do Sul.

8/11: Desejos em Paisagens Serranas
Realizado na Cinemateca Capitólio Petrobras, o evento contou com o lançamento do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pecuárias (GEPPec), apresentado pela pós-doutoranda Ana Paula S. Villwock, e projeção do documentário etnográfico "Desejos em Paisagens Serranas", dirigido por Claudia Ribeiro. O filme foi comentado pelos professores Fabiana Thomé da Cruz e Lovois de Andrade Miguel.

29/11: Refugiados: o banquete da fome
O evento contou com palestras dos professores Fabian Scholze Domingues e Verônica Korber Gonçalves, que tiveram mediação da profe Daniela Dias Kühn. 

29/11: Palestra e lançamento do livro "Capitalismo de Estado sob neoliberalismo: o caso da agricultura e alimentação no Brasil"
Obra é de autoria de Alessandro Bonanno, professor da Sam Houston State University, no Texas.

« Abril 2020 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930