O turismo rural comunitário como estratégia de desenvolvimento

O turismo rural comunitário como estratégia de desenvolvimento

]As estratégias de desenvolvimento que têm surgido nas últimas décadas envolvem inovações nas dimensões econômicas, sociais, culturais e ambientais e têm sido rotuladas de "estratégias de desenvolvimento local" "de base endógena", com formas autogestionárias e de bottom-up (paradigma territorialista), que privilegiam a iniciativa local, a empresa e também uma economia de serviços diversos. São inovações que se encontram enraizadas nos seus contextos geográficos e sociais locais e nas redes de relações sociais. Algumas dessas inovações sociais estão associadas ao turismo de pequena e média dimensões gerido de modo autônomo pelas próprias comunidades, as quais buscam superar entraves internos através da busca de meios horizontais e verticais de parcerias e de cooperação, exigindo novas formas de interpretação de si mesmas.

Estas estratégias inovadoras têm sido apresentadas como formas importantes de desenvolvimento, em oposição ao turismo convencional. Trata-se de uma modalidade de turismo denominada de "turismo de base comunitária".

É um modelo de turismo mais sustentável, social e e ambientalmente, em que as comunidades tradicionais passam a ser valorizadas, assim como sua cultura e seus modos de vida, com seus valores, saberes-fazeres, crenças, técnicas, conhecimentos e organizações comunitárias. O protagonismo dos atores locais (representados principalmente pelas populações rurais tradicionais) e a cooperação tornam-se elementos essenciais neste novo modelo, assim como a distribuição equitativa dos benefícios gerados pelas atividades turísticas e pelo respectivo empoderamento destas comunidades.

Neste sentido, este livro foi organizado para trazer ao público uma pequena mostra da (e incursão na) produção científica relacionada ao tema do turismo rural comunitário, enquanto estratégia de desenvolvimento em uma perspectiva interdisciplinar. Os artigos reunidos são de autores com origens e abordagens diversas, mas que tiveram como objetivo comum suscitar o debate em torno de um tema emergente, o qual se relaciona com a proposição de pesquisas com novas abordagens teóricas e metodologias de intervenções, bem como ambiciona servir de apoio e reflexão para as experiências já existentes.

ISBN 978-85-386-0325-2

Organizadores: Karina Toledo Solha, Ivo Elesbão [e] Marcelino de Souza.

« Novembro 2019 »
Novembro
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930