ALUNOS

MANUAL DO ALUNO


PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROELETRÔNICA

Normas

Este texto contém as informações essenciais sobre os Cursos de Mestrado e Doutorado em Microeletrônica. São apresentadas as normas regimentais e as instruções gerais sobre procedimentos desde a matrícula até a solicitação de diploma, após a defesa da dissertação de mestrado ou tese de doutorado.
Completam este manual o Catálogo de Disciplinas do Curso e as Resoluções da Comissão de Pós-Graduação, que dispõem sobre novos procedimentos e situações especiais.
Em caso de divergência em relação a regras da UFRGS, Órgãos Federais ou Leis Brasileiras, prevalecerão estas.
Convém ressaltar que as decisões sobre solicitações feitas à Comissão de Pós-Graduação e novas resoluções são sempre divulgadas por correio eletrônico, assim como avisos sobre eventos, oportunidades e, principalmente, sobre as atividades do Curso. Assim, os alunos devem acompanhar diariamente este meio de comunicação.

Inscrições

As inscrições para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado serão realizadas de acordo com os editais vigentes (disponíveis na Página do PGMicro).

Matrícula

Os alunos ingressantes que não tiverem acesso ao Portal do Aluno deverão preencher o Formulário de MATRÍCULA - ALUNOS NOVOS e enviar para e-mail da secretaria do PGMICRO. Os demais alunos poderão efetuar a matrícula através do Portal do Aluno. É imprescindível respeitar os prazos do calendário do PGMicro.

 

Cartão de Identificação

Os alunos de Pós-Graduação devem obter o Cartão de Identificação para uso interno na Universidade.

Somente os alunos cadastrados no Sistema Controle Discente (PROPG) poderão requerer o cartão de identitificação. Segue, abaixo, o cronograma de implantação de serviços em que é indispensável o cartão para o usuário:
    ⇒ Pedido de vaga em estacionamento;
    ⇒ Bibliotecas do Instituto de Informática e Escola de Enfermagem (empréstimo);
    ⇒ Restaurantes Universitários;
A confecção do referido cartão deve ser requerida na Central de Identificação, na  Av. Paulo Gama (prédio do Banco do Brasil/entrada pela ex-Zoologia) Campus Centro

Créditos Exigidos para Conclusão do Curso

Mestrado: 14 créditos
Doutorado: 18 créditos

Disciplinas Obrigatórias

Ingresso no Mestrado ou Doutorado após 25 de Setembro de 2018

Mestrado: MIC01, MIC02, MIC06 ou MIC07, (MIC95 para alunos bolsistas)
Doutorado: MIC01, MIC02, MIC06 ou MIC07, (MIC95 e MIC96 para alunos bolsistas).

Ingresso no Mestrado ou Doutorado até 25 de Setembro de 2018

Mestrado: MIC01, MIC02, MIC06 ou MIC07 e MIC91, (MIC95 para alunos bolsistas)
Doutorado: MIC01, MIC02, MIC06 ou MIC07, MIC91 e MIC92, (MIC95 e MIC96 para alunos bolsistas).

Cancelamento de Disciplinas

Para efetuar o cancelamento em uma disciplina o aluno deverá encaminhar um requerimento à Coordenação do Curso. As datas-limite para cancelamento de disciplinas são divulgadas através do Calendário de Atividades do PGMicro. Não são aceitos cancelamentos fora de prazo.

OBS.: O aluno poderá cancelar, no máximo, duas disciplinas no semestre.

 Dispensa de Disciplina

O aluno que cursou disciplina equivalente à deste PPG, poderá solicitar equivalência entre elas ou dispensa de cursá-la no PGMicro.
Procedimentos: preencher o formulário de equivalência e enviar a solicitação para o e-mail da  secretaria do PGMICRO  para análise da CPG.

Revalidação e Aproveitamento de Créditos

Disciplinas cursadas anteriormente no PGMICRO ou em outros cursos equivalentes podem ser revalidadas ou aproveitadas, a critério da Comissão de Pós-Graduação.
Procedimentos: preencher o formulário de aproveitamento de créditos e enviar  a solicitação  para o e-mail da  secretaria  do PGMICRO para análise da CPG.

Proficiência

Os alunos de Mestrado deverão obrigatoriamente obter aprovação no exame de Proficiência em Língua Inglesa e, no caso de alunos estrangeiros, serem adicionalmente aprovados em exame de Língua Portuguesa. Os alunos de Doutorado deverão comprovar Proficiência em Língua Inglesa, bem como em outra língua dentre um elenco indicado pela Comissão, e, no caso de alunos estrangeiros, serem adicionalmente aprovados em exame de Língua Portuguesa.

Obs.: Os referidos exames são oferecidos pelo Instituto de Letras da UFRGS, cuja data de inscrição e horário da realização das provas serão divulgados pela Secretaria do PGMICRO no momento oportuno. É aconselhável realizar o exame na primeira oportunidade em que for oferecido.
http://www.ufrgs.br/propg/

Duração do Curso e Validade dos Créditos

  • MESTRADO: a duração prevista para o Mestrado é de dois anos como decorrência da duração atual das bolsas. Este prazo inclui a defesa da dissertação. Caso o aluno não termine o curso no prazo de 24 meses, deverá, juntamente com seu orientador, fazer uma solicitação justificada de prorrogação de prazo à Comissão de Pós-Graduação. O aluno que não defender a Dissertação, após três anos será automaticamente desligado do Curso.
  • DOUTORADO:  a duração prevista para o Doutorado é de quatro anos, como decorrência da duração máxima atual das bolsas. Este prazo inclui a defesa da tese. Caso o aluno não termine o curso no prazo de 48 meses, deverá, juntamente com seu orientador, fazer uma solicitação justificada de prorrogação de prazo à Comissão de Pós. Se após cinco anos o aluno não defender a Tese, será automaticamente desligado do Curso.


Frequência

O aluno do PGMicro deverá exercer suas atividades de pesquisa junto ao seu Professor  Orientador  e deverá realizar seus trabalhos nas dependências do Instituto ao qual o orientador está vinculado.
O aluno-bolsista, durante a elaboração da Dissertação/Tese, deverá estar presente, obrigatoriamente, no Instituto ao qual está vinculado durante o horário de trabalho. Excepcionalmente o bolsista poderá ser autorizado pelo orientador a realizar parte de seu trabalho em outro local e tal situação deverá ser comunicada formalmente à Secretaria do curso.
O aluno tem o dever de apresentar regularmente ao Professor Orientador o andamento de seus trabalhos. Para qualquer modificação no regime de dedicação do aluno ou afastamentos temporários deve ser solicitada autorização devidamente documentada e justificada à Comissão de Pós-Graduação, caso contrário, o aluno poderá ser desligado do Curso.

Bolsas

Os alunos do Curso de Pós-Graduação poderão receber bolsas de estudos da CAPES, CNPq ou de outras agências governamentais, dependendo da disponibilidade. O Curso recebe quotas de bolsas de cada agência e as distribui entre os alunos de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão de Pós-Graduação. Tem sido política do PGMicro e das Agências a distribuição de bolsas somente para os alunos que possuam o compromisso de se dedicarem em tempo integral ao PGMicro e que não exerçam outra  atividade remunerada.

CNPq
Duração das bolsas:
- Doutorado: 48 (quarenta e oito) meses.
- Mestrado: 24 (vinte e quatro) meses.
(Colocar link do regulamento CNPq) http://www.cnpq.br/normas/rn_06_017_anexo4.htm

CAPES
Duração das bolsas:
- Doutorado: até 48 (quarenta e oito) meses.
- Mestrado: até 24 (vinte e quatro) meses.
Regulamentação


Auxílios Financeiros para Alunos

Os alunos deste PPG poderão solicitar auxilio financeiro para apresentação de trabalho em eventos científicos, trabalhos de campo e coleta de dados, conforme Regulamento PROAP/CAPES.

OBS 1: para obterem apoio financeiro, os trabalhos científicos apresentados deverão mencionar filiação ao Programa de Pós-Graduação em Microeletrônica no cabeçalho do trabalho.

OBS 2: os alunos e docentes poderão receber o auxílio de no MÁXIMO R$5.000,00 por ano.

OBS 3: NÃO serão aceitos pedidos de auxílio de alunos que tiverem passado do prazo regulamentar para a conclusão do curso. (Casos excepcionais serão analisados pela CPG do PGMICRO)

OBS 4: Os pedidos de auxílio deverão encaminhados por e-mail no mínimo com 30 dias de antecedência do evento para análise da CPG.

OBS 5: Depois do auxílio aprovado pela CPG o aluno deverá solicitar o auxílio via portal do aluno com  20 dias de antecedência .Acesse o serviço a partir do Portal do Aluno em " Ensino Pós-graduação>Gestão de Recursos Capes>Solicitações> Auxílio Financeiro

IMPORTANTE (para alunos com vínculo empregatício como Servidor Público Federal)
Só são permitidos pagamentos de auxílios financeiros a estudantes também servidores públicos federais mediante publicação de Portaria no D.O.U. autorizando o afastamento do país.

PRESTAÇÃO DE CONTAS: A prestação de contas do uso da verba concedida de Auxílio Financeiro ao Estudante a cada um dos beneficiários deverá ser encaminhada no próprio sistema de solicitação do auxílio, anexando os documentos abaixo:

  • Eventos Nacionais – em até 5 (cinco) dias úteis após o término do evento.
  • Cópia de certificado de participação do evento;
  • Na ausência de certificado, relatório técnico assinado pelo beneficiário, pelo Coordenador e Orientador;
  • Canhoto de passagem original ou declaração de embarque emitida pela companhia aérea, para àqueles que usaram transporte aéreo e que usufruíram de recursos PROAP e PNPD;
  • Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.
  • Eventos Internacionais - em até 05 (cinco) dias úteis após o término do evento.
  • Cópia de certificado de participação do evento;
  • Na ausência de certificado, relatório técnico assinado pelo beneficiário, pelo Coordenador e Orientador;
  • Canhoto de passagem original ou declaração de embarque emitida pela companhia aérea para àqueles que usaram transporte aéreo e que usufruíram de recursos PROAP e PNPD;
  • Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.
  • Saídas de campo/coleta de dados - em até 05 (cinco) dias após o término do evento.
  • Relatório que conste as atividades realizadas em cada dia do afastamento, devidamente assinados pelo aluno, orientador e coordenador(a) do PPG.

Documentos necessários para solicitação de auxílio:

  • Formulário (Mestrado)
  • Formulário (Doutorado)
  • Aceite
  • Página do evento
  • 3 orçamentos de voo (se o pedido incluir passagem aérea)
  • Paper


Inclusão de Coorientador

Para solicitar a inclusão de coorientador é necessário encaminhar à CPG do PGMICRO a seguinte documentação:

•    Carta do orientador solicitando a inclusão do coorientador (nesta carta deve ser justificada de forma técnica a necessidade da coorientação, que somente se justifica quando o coorientador traz contribuição que de outra forma não seria possível. O simples interesse em estabeler cooperação não é razão suficiente para coorientação)
•    Carta do professor coorientador aceitando a indicação;
•    Curriculum vitae na plataforma Lattes (CNPq) do coorientador proposto;
•    Formulário para docente que não faz uso das instalações da UFRGS, quando o coorientador proposto for de outra instituição de ensino;

 
O prazo máximo para designação e registro de coorientador é:
⇒ de até 15 (quinze) meses contados a partir do ingresso do aluno de mestrado;
⇒ de até 30 (trinta) meses contados a partir do ingresso do aluno de doutorado.

Cotutela

Dupla diplomação ou, segundo a Resolução nº 29/2005-CEPE, titulação simultânea em dois países.
Usualmente é uma opção dos estudantes que fazem doutorado sanduíche no exterior.

O planejamento de uma cotutela deve ser elaborado pelo estudante e os orientadores das duas  Universidades, de acordo com as regras de cada instituição.

>>orientações diretamente no site da PROPG/UFRGS: http://www.ufrgs.br/propg/sobre-a-propg/dpg/cotutela

Licença Gestante

A aluna gestante terá direito ao benefício de licença por um período de três meses, conforme previsto no Artigo 1º da Lei nº 6202 de 17/04/75 e Parecer nº 33/92 da Procuradoria Geral da Universidade.


Aluno de Outro Programa

Aluno que realiza atividades de ensino em um programa diferente do seu curso na UFRGS.

Regulamentação de matricula de Aluno de Outro Programa:
A Comissão de Pós-Graduação poderá admitir, eventualmente, Aluno de Outro Programa para assistir disciplinas no PGMICRO.
São exemplos de Aluno de Outro Programa: estudante de graduação interessado em preparar-se para algum programa de pós-graduação em que pretende envolver-se no futuro; profissional, já formado, interessado em aperfeiçoar seus conhecimentos e/ou currículo.
Não é considerado especial o aluno advindo de outros programas de Pós-Graduação (regularmente matriculado nesses programas) para adquirir créditos e complementar conhecimentos, pois este aluno é previsto nas normas dos cursos de Pós-Graduação existentes. (Nesse caso é considerado aluno sem vínculo com o PGMICRO).
Para matrícula  como aluno de outro Programa, o candidato deverá fazer sua solicitação através do Portal do Aluno. O sistema ficará disponível conforme data do calendário do PGMICRO.

OBS: A matrícula em Estágio e Docência e Trabalho Individual não está aberta para o aluno de Outro Programa.


Trabalho Individual

Objetivos:
Realização de um trabalho que estimule a criatividade e desenvolva a habilidade para a pesquisa, através da exploração de uma das seguintes alternativas:

a) busca de soluções para problemas de interesse e respectiva publicação dos resultados;
b) realização de pesquisa bibliográfica com exposição sintética das idéias encontradas e análise crítica e comparativa do material.
Regras a serem observadas:
Observar o seguinte no momento da matrícula e da avaliação:

1) Para confirmar a matrícula em qualquer uma das disciplinas de Trabalho Individual, o aluno deverá enviar um  e-mail para a  secretaria, do Plano do Trabalho Individual, assinado pelo seu orientador, no qual constem título e resumo do trabalho. O Plano deve ser enviado de acordo com o calendário acadêmico
2) Uma disciplina de Trabalho Individual confere 01 (um) crédito no Histórico Escolar.
3) O Trabalho Individual deverá originar um texto que comprove o desenvolvimento do trabalho, de acordo com o plano entregue no início do semestre.
4) O texto do Trabalho Individual deverá ser enviado para e-mail da secretaria  até o último dia letivo do semestre em que o aluno estiver matriculado.
5) Cada orientador será responsável pela avaliação do Trabalho Individual de seu orientado.
6) O orientador deverá deverá enviar para e-mail da  Secretaria do Programa o conceito do aluno até um dia antes do prazo final para entrega das notas da Pós-Graduação no respectivo semestre.
7) Os alunos de mestrado e doutorado deverão realizar no mínimo uma disciplina de Trabalho Individual, que deverá ser realizada até o segundo semestre do curso. O alunos de mestrado poderão realizar no máximo 2 disciplinas de Trabalho Individual e os alunos de doutorado poderão realizar no máximo 3 disciplinas de Trabalho Individual, incluindo-se nessas aquelas validadas do mestrado.

OBS: para integralizar as disciplinas obrigatórias exigidas pelo PPG, os alunos de doutorado poderão revalidar a disciplina de Trabalho Individual cursada no mestrado.

Estágio e Docência

A disciplina MIC-95 Estágio e Docência I  é obrigatória para alunos bolsistas de Mestrado e Doutorado, enquanto que a MIC-96 Estágio e Docência II é obrigatória apenas para os bolsistas CAPES ou CNPq de Doutorado. Ambas são eletivas para os demais alunos. Cada uma corresponde a 30 horas de atividade, conferindo 1 (um) crédito ao aluno aprovado.

Normas Aplicáveis à Atividade Didática, na forma de Estágio Docência na Graduação:


1. O aluno deve postar o plano de graduação via portal."Entrar no Portal do Aluno > Ensino Pós-Graduação > Aluno > Informações Aluno > Pós-Graduação > Plano de Atuação na Graduação"
Informações: https://www1.ufrgs.br/Ensino/Documentacao/PosGraduacao/PlanoAtuacaoGraduacao/PlanoAtuacaoGraduacao.htm


2. As atividades a serem desempenhadas pelo aluno como parte de estágio docência podem ser: preparação de material didático, responsabilidade de preparação e apresentação de aulas teórico-práticas, preparação, supervisão e correção de exercícios extra-classe.

a) Quando a atividade for de preparação e apresentação de aulas teórico-práticas, esta NÃO deve totalizar mais do que 10 (dez) horas de aulas ministradas ao longo do semestre, em disciplinas de graduação de 60 (sessenta) horas, e NÃO mais do que 06 (seis) horas em disciplinas de 30 (trinta) horas.

3. Estas disciplinas não devem corresponder simplesmente à atividade de ministrar aulas previamente preparadas pelo professor da disciplina. Em qualquer uma das alternativas, ou combinação delas, a carga de trabalho ao longo do semestre deve ser de 30 (trinta) horas, para impedir prejuízo no tempo de titulação do mestrando/doutorando.

4. Em se tratando de aula a ser ministrada, o professor da disciplina deve estar presente, de modo que não seja configurada substituição do professor pelo mestrando/doutorando.

5.O desempenho do mestrando/doutorando no estágio docência será avaliado pelo professor da disciplina e pelo seu orientador, sendo que esse último será o responsável pela atribuição de conceito, o conceito é atribuído via portal do servidor.

6. Em cada turma das disciplinas de graduação somente poderá atuar um mestrando ou doutorando de Atividade Didática, de forma a preservar a identidade das disciplinas, tanto em seu caráter formativo quanto em relação aos seus conteúdos programáticos.


Prazos para Conclusão do Curso

Para atendimento ao Artº 23  do Regimento do Programa de Pós-Graduação em Microeletrônica, os doutorandos deverão observar o Artº 36 .

Art. 36 O exame de qualificação ao doutorado consistirá de:
§1º - Apresentação de uma monografia escrita sobre o projeto de doutorado detalhando a
proposta e objetivos, estado da arte no tema, resultados já alcançados e as etapas ainda faltantes
para término do trabalho.
§2º - Apresentação de seminário público, seguido de arguição perante uma Banca presidida pelo
orientador, sendo que o mesmo não participará no julgamento.
§3º - O Exame de Qualificação deve ser realizado até trinta meses após o ingresso do candidato
no curso de Doutorado.
§4º - Decorrido o prazo de 36 meses sem que o aluno tenha realizado o seu Exame de Qualificação, a
bolsa do aluno será cancelada.
§5º - A banca será composta por, no mínimo, três doutores, sendo um necessariamente externo
ao Programa.
§6º - A Banca Examinadora deve emitir parecer detalhado, que será levado ao conhecimento do
estudante e seu orientador, devendo ainda ser analisado pela CPG para as providências cabíveis
(ANEXO I);
§7º - Em caso de não aprovação, o exame pode ser repetido uma vez, dentro de um período de
até seis meses a contar da data de realização do primeiro exame. A não aprovação nesta
segunda oportunidade acarreta o desligamento definitivo do aluno, sem direito a readmissão

Estrutura das Defesas de Dissertação, Exame de Qualificação e Tese

A apresentação é presidida pelo orientador do aluno, em geral, e tem a seguinte estrutura:
Apresentação oral: 45 minutos;
Questionamento da banca: sem limite pré-definido;


Procedimentos para Defesas

Escolha da Banca Examinadora:

A banca é sugerida em comum acordo entre o orientador e o aluno. A indicação dos nomes é feita pela Comissão de Pós-Graduação que fará a suposição de que os professores indicados para as bancas foram previamente consultados pelo orientador. Assim, pede-se que os interessados não esqueçam de fazer a consulta prévia.

OBS: ao preencher o formulário de indicação de banca, informar os nomes por ordem de preferência.

Procedimentos necessários para que a Comissão de Pós-Graduação indique a composição da Banca Examinadora :

Para a CPG indicar a composição da banca é necessário que seja enviado para o e-mail da secretaria() ,com antecedência mínima de 30 dias da data da defesa, o formulário de solicitação de banca,um relatório do desempenho do aluno (ambos deverão ser redigidos pelo orientador),a dissertação/tese.

Banca de Mestrado: será constituída por três doutores, sendo pelo menos um deles externo ao PGMICRO.
Formulário para defesa de Mestrado

Banca de Doutorado: será constituída por, no mínimo, três doutores, sendo pelo menos dois deles externos ao PGMICRO, sendo pelo menos um destes externo à UFRGS.
Formulário para defesa de Doutorado

Banca de Exame de qualificação:  será composta por, no mínimo, três doutores, sendo um necessariamente externo ao Programa.
Formulário para Exame de Qualificação

Salientamos que é de responsabilidade do aluno avisar aos membros da banca a decisão da CPG e providenciar o que segue:

- Informar a secretaria o mais breve possível a data exata da defesa;
- Marcar a sala/auditório onde será realizada a defesa
- Enviar a esta secretaria, via correio eletrônico, o formulário (em anexo) com os dados referentes à defesa para que possamos divulgá-la;
- Entregar as monografias  para que possamos envia-las aos membros da banca, se for o caso;
- Retirar na secretaria, um dia antes da defesa, os documentos para a oficialização da mesma;

Homologação de Tese ou Dissertação

O aluno deverá seguir os passos abaixo para solicitar a homologação:

1º- Enviar o PDF da Tese ou Dissertação por e-mail para a biblioteca do Instituto de Informática (email: ;

2º- Depois de feita as alterações solicitadas à biblioteca emite um atestado, que deverá ser entregue na secretaria;

3º-O orientador envia um e-mail para secretaria (pgmicro@inf.ufrgs.br) solicitando a homologação, juntamente com a versão digital;

4º- Depois de aprovado pela CPG a secretaria entra em contato solicitando o formulário do LUME;


Expedição de Diploma

- Entregar na secretaria do PGMICRO o formulário para autorização da publicação do texto no lume. (o original)
- Liberação do Diploma pela secretaria via portal;

- Solicitação pelo aluno do diploma via portal;
O diploma é solicitado através da página do Portal do Aluno de Pós-Graduação: ENSINO PÓS-GRADUAÇÃO >> ALUNO >> SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA.  


Diploma


Após clicar no botão "salvar", a solicitação será salva e enviada com os dados informados e documentos anexados. Então, aparecerá um aviso informando que a solicitação foi feita com sucesso.
Fazer as correções antes de enviar, pois uma segunda solicitação irá gerar um pagamento de R$ 105,00 reais.
                                           
Retirada do diploma:
Dirigir-se ao Setor de Expedição de Diplomas /PROPG–Reitoria  7°andar, Telefone: 3308–3025.

 

Guia de Recolhimento da União - GRU

Link: http://www1.ufrgs.br/guiarecolhimento/pagamentoexterno.php

A GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO deve ser preenchida da seguinte maneira:

- Preencha com os seus dados (nome e CPF), deixando em branco os campos CGC, Número do contrato, Parcela e Multa.
- Descrição do recolhimento: Serviços Administrativos (Emissão diplomas/atestados, taxas...);
- Unidade Gestora: 153334 - Instituto de Informática;
- Valor do documento : colocar o valor da taxa a que se refere a GRU.


Taxas

As taxas por serviços como fornecimento de atestados, certificados, declarações; inscrição de aluno especial, registro e expedição de diploma, etc... são cobradas de acordo com valores fixados pelas Pró-Reitorias de Graduação, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da UFRGS.
Relação de taxas acadêmicas/UFRGS
Portaria nº 345 de 31/01/2007

TipoValor
Revalidação de Diploma Estrangeiro de Pós-Graduação R$1.000,00
Expedição e registro de 2ª via de diploma R$105,00
Emissão de Histórico escolar (alunos ativos são isentos) R$10,00
Inscrição de aluno especial R$42,00
Inscrição Mestrado e Doutorado R$100,00