SISTEMA DE INSCRIÇÕES - Mestrado

Orientações para inscrição no Processo Seletivo de Mestrado

 

Inscrição

Para fazer a inscrição em um processo seletivo o candidato deverá acessar o link:

https://www1.ufrgs.br/posgraduacao/processoseletivo/index.php/inscricao/login

A tela abaixo exibe a tela de acesso para o candidato.

O candidato pode fazer acesso ao sistema de duas formas:

  • Com cartão UFRGS
  • Sem cartão UFRGS

Acesso sem cartão UFGRS

Para o candidato que não foi aluno da universidade, é necessário que faça o cadastro de seus dados pessoais para acesso ao sistema de inscrições. O primeiro acesso deve ser feito através do link [Primeiro acesso? Clique aqui], o candidato será direcionado para o formulário abaixo.

Após preencher o formulário e clicar no botão "Salvar" a seguinte mensagem é exibida para o candidato.

O candidato também receberá um email informando o cadastramento.

Para acessar o sistema, o candidato deve realizar o login com o email e a senha registrados anteriormente.

Acesso com cartão UFRGS

Os candidatos que foram alunos da UFRGS podem realizar o acesso ao sistema com o cartão UFRGS e a senha de acesso ao portal do aluno.

Neste caso, o candidato não necessita preencher o formulário solicitado para aqueles candidatos que não foram alunos da UFRGS.

Realizando uma inscrição

Para fazer uma inscrição, o candidato deve clicar no botão "Nova Inscrição". O candidato será direcionado para escolher o Programa de Pós-Graduação e o curso que deseja inscrever-se.

Quando o período de inscrição não está aberto ou já encerrou, a mensagem abaixo é exibida para o candidato.

Com o período de inscrições aberto, o candidato pode iniciar a inscrição no processo seletivo clicando no botão "Inscrever". Uma vez inscrito no processo seletivo, não é possível apagar a inscrição.

De acordo com a montagem do processo seletivo pelo Programa de Pós-Graduação, várias informações serão pedidas para o candidato como: documentação, cartas de recomendação, indicação de linha de pesquisa e indicação de orientador.

Alteração de dados pessoais

Caso o candidato verifique que seus dados estão incorretos é possível fazer a alteração clicando no botão "Alteração de dados". Uma nova tela será exibida para o candidato com o link e as instruções para realizar a alteração de dados pessoais.

Anexar documentos

Os documentos exibidos para o candidatos são aqueles escolhidos pelo Programa de Pós-Graduação no item Documentação.

Para o candidato anexar um documento, ele deve clicar no botão "Selecionar arquivo". A tela abaixo será exibida para escolher o arquivo.

Após escolher o arquivo e clicar no botão "Abrir", o candidato deve clicar no botão "Anexar". Quando o arquivo é anexado, a tela abaixo é exibida.

Indicações

Conforme o Programa de Pós-Graduação configurar o processo seletivo, o candidato poderá indicar possíveis orientadores e linhas de pesquisa.

Para incluir um orientador o candidato deve clicar no botão "Adicionar Orientador", será exibida uma tela para o candidato digitar o nome do orientador. Ao digitar três letras do nome, uma lista será exibida para o candidato selecionar a pessoa.

Ao selecionar o orientador, o candidato deve clicar no botão "Salvar" para retornar a tela anterior. Caso o candidato desejar remover o orientador, basta clicar no link "[Remover]" ao lado do nome.

Ao selecionar o orientador, o candidato deve clicar no botão "Salvar" para retornar a tela anterior. Caso o candidato desejar remover o orientador, basta clicar no link "[Remover]" ao lado do nome.

Ao selecionar a linha de pesquisa, o candidato deve clicar no botão "Salvar" para retornar a tela anterior. Caso o candidato desejar remover a linha de pesquisa, basta clicar no link "[Remover]" ao lado do nome.

Carta de recomendação

Conforme o Programa de Pós-Graduação, o candidato deverá solicitar cartas de recomendação para o processo seletivo. O número de cartas de recomendação que o candidato deverá solicitar é definido na criação do processo seletivo.

Para solicitar uma carta de recomendação, o candidato deve clicar no botão "Adicionar Nova Carta de Recomendação". O sistema exibe uma tela para o candidato informar o nome, email, instituição e idioma da carta da pessoa que irá recomendar o candidato. Para finalizar o candidato deve clicar no botão "Salvar".

O sistema exibe para o candidato os dados informados e o status se a carta de recomendação foi respondida ou não. No momento que a carta de recomendação for respondida, a informação na coluna "Respondida" altera o estado para "Sim".

Enquanto a carta de recomendação não for respondida, o candidato poderá excluir a pessoa que não respondeu e incluir novas pessoas.

A pessoa indicada para responder a carta de recomendação receberá um email informando que foi indicado a preencher uma carta de recomendação e o link onde deve acessar. Importante: em alguns provedores esse email pode ir para a caixa de spam, então se o candidato entrar em contato dizendo que a pessoa não recebeu o email, peça que verifique na caixa de span.

Salvando os dados

A qualquer momento o candidato pode salvar a inscrição para alterar posteriormente. Para isso, basta clicar no botão "Salvar", conforme figura abaixo.

Uma mensagem de confirmação é exibida para o candidato, conforme imagem abaixo.

Solicitação de isenção

Para realizar uma solicitação de isenção da taxa de inscrição, o candidato deve clicar no botão "Solicitação de Isenção". O candidato será levado ao preenchimento do formulário de solicitação de isenção.

Para a solicitação de isenção, o Programa de Pós-Graduação pode solicitar que o candidato anexe documentos que comprove o motivo do pedido de isenção. Os passos para anexar os documentos são iguais aos passos da inscrição.

O candidato deve preencher dados dos componentes familiares, conforme telas abaixo.

O candidato pode salvar o pedido de isenção para posterior alteração clicando no botão "Salvar". Para enviar o pedido para avaliação, o candidato deve clicar no botão "Enviar Isenção para Avaliação".

A tela abaixo é exibida para o candidato, confirmando que o pedido de isenção foi enviado e aguarda homologação.

Enviando inscrição para homologação

Para que a inscrição seja homologada, o candidato deve enviar a inscrição e não somente salvá-la. Para enviar, o candidato deve clicar no botão "Enviar Inscrição para Avaliação".

Após enviar a inscrição, os dados não poderão ser alterados e uma mensagem de confirmação é exibida para o candidato.

É exibido para o candidato o boleto de pagamento da taxa de inscrição.

Acompanhando a inscrição

Na mesma tela que o candidato faz uma nova inscrição é onde acompanha o pedido da inscrição realizada. No momento que a inscrição for homologada, o seu estado muda de "Aguardando Homologação" para "Homologado".

Caso seja necessário, o candidato pode imprimir novamente a guia de pagamento da taxa de inscrição clicando no link [Guia de Pagamento].

Respondendo carta de recomendação

Quando a pessoa indicada para responder a carta de recomendação acessa o endereço enviado por email, é exibida a tela abaixo para a seleção do idioma que irá responder. No momento estão disponíveis três idiomas para a carta de recomendação: Português, Inglês e Espanhol.

Após selecionar o idioma, é exibido um questionário para a pessoa responder às questões da carta de recomendação.

Para finalizar a carta de recomendação e disponibilizá-la para avaliação do Programa de Pós-Graduação é necessário clicar no botão "Enviar".

Para o candidato será exibida a informação que a carta de recomendação foi respondida.