PortugueseEnglishSpanish

By

Docente da UFRGS recebe prêmio internacional

Maríliz Gutterres Soares, docente do Departamento de Engenharia Química e coordenadora do Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente (LACOURO) será agraciada com o prêmio IULTCS Merit Award for Excellence in the Leather Industry 2017.

mariliz

Atuando há mais de 30 anos com pesquisas voltadas à tecnologia do couro e melhorias de processos ambientais, a pesquisadora receberá a distinção durante o congresso XXXIV da International Union of Leather Technologists and Chemists Societies (IULTCS) que ocorre entre os dias 5 e 8 de fevereiro de 2017, em Chennai, na Índia.

Fonte: UFRGS Notícias

By

Pesquisador da UFRGS receberá o titulo de Doutor Honoris Causa da Universidade de Montpellier

NT_20161130101335_cod1506O Prof. Dr. Ricardo Augusto da Luz Reis, do Instituto de Informática da UFRGS, receberá o titulo de Doutor Honoris Causa da Universidade de Montpellier.

A distinção será concedida no dia 09 de dezembro, na França, por sua contribuição na esfera internacional e na  formação de especialistas e pesquisadores em sua área.

Trajetória de Ricardo Reis

Ricardo Augusto Da Luz Reis é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele é Doutor em Instituto de Engenharia National Polytechnique de Grenoble em TI, opção microeletrônica (1983). A sua investigação é na interface entre o microeletrônica e de tecnologia da informação, no domínio do software e ferramentas o projeto de arquiteturas de circuitos integrados. Com mais de 500 publicações e inúmeros protótipos, é reconhecido internacionalmente por suas contribuições para a síntese automática de topologias circuitos digitais CMOS. Ele representou o Brasil em muitos casos Internacional e contribuiu para inúmeras colaborações com a França, em particular com a Universidade de Montpellier desde 1990.

Fonte: Fapergs

By

Professora do Instituto de Artes conquista Prêmio Açorianos de Literatura 2016

Divulgação

Divulgação

A Professora Paula Ramos venceu o Prêmio Açorianos de Literatura 2016 nas categorias de Projeto Especial e Livro do Ano, com o livro Modernidade Impressa: artistas ilustradores da Livraria do Globo de Porto Alegre. O trabalho é fruto de pesquisa iniciada há mais de 15 anos, a partir da realização do seu mestrado e doutorado.Os vencedores do Prêmio foram divulgados no dia 28 de novembro.

O livro aborda a história da Livraria do Globo a partir de sua produção gráfica, enfatizando os artistas ilustradores que trabalharam na legendária Seção de Desenho da empresa, na primeira metade do século XX, sob a gerência do designer alemão Ernst Zeuner. Os lançamentos editoriais se destacavam pela produção visual assinada por artistas como João Fahrion, Sotero Cosme, Nelson Faedrich e Edgar Koetz.

Surgida em 1883 como uma modesta papelaria, localizada na antiga Rua da Praia, a Livraria e Editora Globo foi uma das mais prósperas empresas do Rio Grande do Sul no século XX, revolucionando o cenário editorial e a linguagem gráfica brasileira.

Fonte: UFRGS Notícias

By

CNPq anuncia retomada de investimentos e bolsas de pesquisa

Na quarta-feira 9 de novembro, o presidente do CNPq Mario Neto Borges anunciou aos membros dos Comitês de Assessoramento a retomada dos investimentos e a garantia das bolsas de pesquisas.
Além da homologação do financiamento dos 101 projetos de Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Mario Neto garantiu que não haverá corte de recursos paras as bolsas de produtividade (PQ) e que haverá a recomposição das bolsas de iniciação científica.

Para mais informações acesse a notícia no site do CNPq:
http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/5562464

By

Docentes da UFRGS tiveram INCTs contemplados

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado final do edital que selecionou 101 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) para que desenvolvam pesquisas com apoio financeiro dos governos federal e estaduais.
Confira abaixo os docentes da UFRGS agraciados:

Afonso Barth – INCT de tecnologia translacional de Medicina

Carísi Anne Polanczyk – INCT para Avaliação de Tecnologias em Saúde

Diogo Onofre Gomes de Souza – INCT para Doenças Cerebrais, Excitoxicidade e Neuroproteção

Jefferson Cardia Simões – INCT da Criosfera

Poli Mara Spritzer – INCT de Hormônios e Saúde da Mulher

Roberto Giugliani – INCT de Genética Médica Populacional – INAGEMP

 

O edital foi publicado em julho de 2014, mas devido a dificuldades orçamentárias a divulgação dos resultados atrasou. Não foram divulgados os valores disponíveis para os INCTs selecionados.

Clique aqui para conhecer a listagem completada dos INCTs selecionados.