PortugueseEnglishSpanish

By

Doutor pelo PPG Bioquímica recebe o Prêmio Cientista Instituto Nanocell

O recém-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Roberto Farina de Almeida, orientado no doutorado pelo professor Diogo Souza recebeu o Prêmio Cientista do Ano, pelo Instituto Nanocell, na categoria aluno – área neurociências. Houve premiação, ainda, na categoria professores e em áreas como nanotecnologia, biotecnologia e biologia geral. premiado O tema da tese de Roberto foi “Avaliação do Potencial Ansiolítico e Antidepressivo da Guanosina”. O Instituto Nanocell selecionou, com base no currículo dos cientistas e de empresas com maiores números de indicações, aqueles que tinham méritos científicos e ações afirmativas, suficientes para seguirem na premiação.

Fonte: UFRGS Notícias

By

Estudante da UFRGS vence Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq

Dezyree, estudante de Direito

Dezyree Rodrigues da Rosa, estudante de Direito

Dezyree Rodrigues da Rosa, estudante de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) venceu o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq 2015, na área de Ciências Humanas e Sociais. A bolsista do Programa de Iniciação Científica Propesq/UFRGS concorreu com o trabalho: “Sociologia Judiciária: Clínica de Estudos Interdisciplinares entre Direito, a Justiça e o Poder Judiciário”, orientado pelo Prof. Dr. José Alcebíades de Oliveira Junior, professor titular da Universidade.

A estudante, que também foi agraciada com o Prêmio Jovem Pesquisador no XXVII Salão de Iniciação Científica (Salão UFRGS 2015), participou do curso intensivo de mandarim na Communication University of China, em Beijing , além de estudar os idiomas inglês, espanhol, francês e alemão. Participou da Harvard Model of United Nations, em Boston. Foi assistente jurídica no Serviço de Assistência Jurídica Universitária da UFRGS com ênfase em Direito Civil, Trabalhista e Familiar. Atualmente é estagiária da Dra. Carolina da Silveira Medeiros do Núcleo de Combate à Corrupção no Ministério Público Federal.

A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada Durante a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),  na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, na primeira semana de julho de 2016.  

Sobre o prêmio

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica é atribuído anualmente e tem como objetivos contemplar bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, bem como as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.

Fonte: CNPq

 

By

Professor e alunos da UFRGS são indicados ao I Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell

logo instituto para marca dagua em folhas

Um professor e dois alunos da UFRGS foram indicados ao I Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell. Já estão abertas as votações para a 2ª etapa do I Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell. Os 3 mais votados de cada categoria serão automaticamente agraciados para a última etapa, na qual uma comissão composta por membros de Comitês de Assessoramento, fundações, associações e sociedades científicas e educacionais brasileiras e estrangeiras de diferentes instituições públicas e privadas farão a indicação do mais atuante do ano e receberá a premiação do Instituto Nanocell em evento a ser divulgado.

Confira abaixo os indicados:

Área de CÂNCER

-Prof. Dr. Rafael Roesler – ÁREA: Câncer – CATEGORIA – Professor.

Professor Associado do Departamento de Farmacologia, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Coordenador do Laboratório de Câncer e Neurobiologia, Centro de Pesquisa Experimental, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

-Doutorando Marcos Paulo Thomé – ÁREA: Câncer – CATEGORIA – Aluno.

Orientação do Prof. Dr. Guido Lenz – Laboratório de Sinalização e Plasticidade Celular – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Biociências, Departamento de Biofísica.

 Área de NEUROCIÊNCIAS

Dr. Roberto Farina de Almeida – ÁREA: Neurociências – CATEGORIA – Aluno.

Com supervisão do Prof. Dr. Diogo Onofre Gmoes de Souza – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Biociências, Departamento de Bioquímica.

Para mais informações acesse o site do evento.

By

Estudantes de Direito vencem Concurso Nacional de Sistemas Internacionais de Direitos Humanos

Divulgação

Divulgação

No último dia 18 de novembro os estudantes de Direito da UFRGS venceram o Concurso Nacional de Sistemas Internacionais de Direitos Humanos (CNSIDH) do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Os estudantes foram aprovados em 3º lugar na primeira fase e os estudantes simularam situações de grave violação de direitos humanos, negociações interdepartamentais dentro do Estado, tratativas políticas para aprovação de leis e políticas públicas com mediação internacional da ONU e, na rodada final, uma sustentação oral na Corte Interamericana de Direitos Humanos.

O CNSIDH foi dividido em duas fases  uma escrita e outra presencial.  A primeira etapa era eliminatória, apenas 32 equipes das cinco regiões do país foram selecionadas para as rodadas orais em Brasília, na Escola Nacional da Administração Pública.

A organização da seleção da UFRGS e o apoio aos estudantes para participação no concurso foi feita pelo Núcleo de Extensão em Tribunais Simulados (NETS), um projeto de extensão criado e planejado para incentivar esse tipo de prática acadêmica.

Fonte: UFRGS Notícias

By

Teses da UFRGS recebem Prêmio Capes

Paulo Roberto Menezes Lima Junior é autor de tese sobre ensino de Física - Foto:Priscilla Venancio – CCS/Capes

Paulo Roberto Menezes Lima Junior é autor de tese sobre ensino de Física – Foto:Priscilla Venancio – CCS/Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) promoveu nesta quarta-feira, 10, a solenidade de entrega do Prêmio Capes de Tese e do Grande Prêmio Capes de Tese 2014. A UFRGS, agraciada com três prêmios e sete menções honrosas.

Na cerimônia, foram conhecidos também os vencedores dos prêmios especiais frutos de parcerias da Capes com várias instituições com o objetivo de incentivar o desenvolvimento científico de determinadas áreas. A Universidade obteve destaque com o trabalho de Paulo Roberto Menezes Lima Junior, orientado pela professora Fernanda Ostermann, do PPG Ensino de Física da UFRGS. Ele recebeu o Prêmio Capes-Fundação Carlos Chagas na área de ensino. Esta distinção premia com R$ 15 mil os vencedores do Prêmio Capes de Tese nas áreas de Educação e de Ensino, e R$ 5 mil para as menções honrosas dessas respectivas áreas. Também foi premiada nesta categoria a autora Rosana Llopis Alves da Universidade Federal Fluminense na área de Educação.

As outras duas teses premiadas são: “Hidrologia da bacia Amazônica: compreensão e previsão com base em modelagem hidrológica-hidrodinâmica e sensoriamento remoto”, de Rodrigo Cauduro Dias de Paiva e orientação de Walter Collischonn e co-orientação de Marie-Paule Bonnet, do Programa de Pós-Graduação de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental; e “Movimento e hierarquia espacial na conurbação: o caso da região metropolitana de Porto Alegre“, de Cláudio Mainieri de Ugalde e orientação de Décio Rigatti, do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.

A UFRGS ganhou também sete menções honrosas.

Menções Honrosas
PPG em Administração
Autor: Fernanda Lazzari
Orientador: Luiz Antonio Slongo
Título: O efeito placebo do país de origem sobre o desempenho de produtos
PPG Biologia Celular e Molecular
Autor: Laércio Pol Fachin
Orientador: Hugo Verli
Co-orientador: Roberto Dias Lins Neto
Título: Glicobiologia estrutural da modulação da cascata de coagulação sanguínea por heparina
PPG em Comunicação e Informação
Autor: Sandra Eliane Oliveira Bitencourt de Barreras
Orientador: Maria Helena Weber
Título: O agendamento do aborto na campanha presidencial brasileira em 2010: reverberação e silenciamento estratégicos entre imprensa, mídias sociais e candidatos
PPG em Ciências do Movimento Humano
Autor: Raquel Saccani
Orientador: Nadia Cristina Valentini
Título: Trajetória motora de crianças brasileiras de 0 a 18 meses de idade: Normatização da Alberta Infant Motor Scale para Aplicação Clínica e Científica no Brasil
PPG em Engenharia Civil
Autor: Luis Felipe da Rosa Espath
Orientador: Armando Miguel Awruch
Título: Otimização de Forma Estrutural e Aerodinâmica usando Análise Iso-Geométrica e Elementos Finitos
PPG Ciências Farmacêuticas
Autor: Danielle da Silva Trentin
Orientador: Alexandre José Macedo
Co-orientador: Raquel Brandt Giordani
Título: Estratégias de combate à adesão de bactérias patogênicas e formação de biofilmes: prospecção de fitocompostos e modificações de superfícies visando uso biomédico
PPG em Odontologia
Autor: Maximiliano Schünke Gomes
Orientador: Manoel Sant’Ana Filho
Co-orientador: Mark Allan Reynolds
Título: Associação entre periodontite apical e doenças cardiovasculares: da meta-análise de marcadores inflamatórios aos dados do estudo longitudinal de envelhecimento de baltimore (blsa)

Podem concorrer à premiação anual os trabalhos defendidos no Brasil, inscritos pelos programas de pós-graduação, em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes. São considerados na seleção os quesitos originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, de inovação e valor agregado ao sistema educacional. A seleção é feita por comissões formadas por membros da comunidade em cada área. Em 2014, o prêmio contou com 676 teses de doutorado inscritas por 21 instituições.

O Prêmio Capes de Tese consiste em certificado de premiação a ser outorgado ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para autor; prêmio ao orientador para participação em congresso nacional, no valor de R$ 3 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo ser convertida em estágio pós-doutoral de um ano fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.

Fonte: UFRGS Notícias