PortugueseEnglishSpanish

By

Pesquisador da UFRGS receberá o titulo de Doutor Honoris Causa da Universidade de Montpellier

NT_20161130101335_cod1506O Prof. Dr. Ricardo Augusto da Luz Reis, do Instituto de Informática da UFRGS, receberá o titulo de Doutor Honoris Causa da Universidade de Montpellier.

A distinção será concedida no dia 09 de dezembro, na França, por sua contribuição na esfera internacional e na  formação de especialistas e pesquisadores em sua área.

Trajetória de Ricardo Reis

Ricardo Augusto Da Luz Reis é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele é Doutor em Instituto de Engenharia National Polytechnique de Grenoble em TI, opção microeletrônica (1983). A sua investigação é na interface entre o microeletrônica e de tecnologia da informação, no domínio do software e ferramentas o projeto de arquiteturas de circuitos integrados. Com mais de 500 publicações e inúmeros protótipos, é reconhecido internacionalmente por suas contribuições para a síntese automática de topologias circuitos digitais CMOS. Ele representou o Brasil em muitos casos Internacional e contribuiu para inúmeras colaborações com a França, em particular com a Universidade de Montpellier desde 1990.

Fonte: Fapergs

By

Professora do Instituto de Artes conquista Prêmio Açorianos de Literatura 2016

Divulgação

Divulgação

A Professora Paula Ramos venceu o Prêmio Açorianos de Literatura 2016 nas categorias de Projeto Especial e Livro do Ano, com o livro Modernidade Impressa: artistas ilustradores da Livraria do Globo de Porto Alegre. O trabalho é fruto de pesquisa iniciada há mais de 15 anos, a partir da realização do seu mestrado e doutorado.Os vencedores do Prêmio foram divulgados no dia 28 de novembro.

O livro aborda a história da Livraria do Globo a partir de sua produção gráfica, enfatizando os artistas ilustradores que trabalharam na legendária Seção de Desenho da empresa, na primeira metade do século XX, sob a gerência do designer alemão Ernst Zeuner. Os lançamentos editoriais se destacavam pela produção visual assinada por artistas como João Fahrion, Sotero Cosme, Nelson Faedrich e Edgar Koetz.

Surgida em 1883 como uma modesta papelaria, localizada na antiga Rua da Praia, a Livraria e Editora Globo foi uma das mais prósperas empresas do Rio Grande do Sul no século XX, revolucionando o cenário editorial e a linguagem gráfica brasileira.

Fonte: UFRGS Notícias

By

Professor da UFRGS recebe título de Comendador da Aeronáutica

André Marenco professor, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFRGS, recebeu o título de Comendador da Ordem do Mérito Aeronáutico, em cerimônia comemorativa ao Dia do Aviador, que aconteceu na Base Aérea do Galeão, no dia 21 de outubro. A concessão foi promovida pelos serviços prestados à Aeronáutica e em reconhecimento pela contribuição para a integração das instituições militares ao sistema de pós-graduação.

andre

Em todo o Brasil, diferentes unidades celebraram o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, na semana passada, realizando cerimônias de entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico.

Fonte: UFRGS Notícias

By

Professor da UFRGS é eleito vice-presidente do Scientific Committee on Antarctic Research (SCAR/ICSU)

jefferson_simoes (1)

Foto: Divulgação

O Professor Jefferson Cardia Simões, do Instituto de Geociências da UFRGS, foi eleito vice-presidente da gestão 2016-2020 no Scientific Committee on Antarctic Research (SCAR). A eleição ocorreu no último dia 30 de agosto, em Kuala Lumpur (Malásia).

O SCAR é um comitê interdisciplinar do International Council for Science (ICSU), que desenvolve pesquisas científicas na região Antártica e o seu papel na Terra. Além disso, o SCAR colabora com pesquisas científicas da região para inúmeras organizações como o Antarctic Treaty Consultative Meetings.

Para mais informações sobre o comitê, acesse a página.

By

Professor e alunos da UFRGS são indicados ao I Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell

logo instituto para marca dagua em folhas

Um professor e dois alunos da UFRGS foram indicados ao I Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell. Já estão abertas as votações para a 2ª etapa do I Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell. Os 3 mais votados de cada categoria serão automaticamente agraciados para a última etapa, na qual uma comissão composta por membros de Comitês de Assessoramento, fundações, associações e sociedades científicas e educacionais brasileiras e estrangeiras de diferentes instituições públicas e privadas farão a indicação do mais atuante do ano e receberá a premiação do Instituto Nanocell em evento a ser divulgado.

Confira abaixo os indicados:

Área de CÂNCER

-Prof. Dr. Rafael Roesler – ÁREA: Câncer – CATEGORIA – Professor.

Professor Associado do Departamento de Farmacologia, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Coordenador do Laboratório de Câncer e Neurobiologia, Centro de Pesquisa Experimental, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

-Doutorando Marcos Paulo Thomé – ÁREA: Câncer – CATEGORIA – Aluno.

Orientação do Prof. Dr. Guido Lenz – Laboratório de Sinalização e Plasticidade Celular – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Biociências, Departamento de Biofísica.

 Área de NEUROCIÊNCIAS

Dr. Roberto Farina de Almeida – ÁREA: Neurociências – CATEGORIA – Aluno.

Com supervisão do Prof. Dr. Diogo Onofre Gmoes de Souza – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Biociências, Departamento de Bioquímica.

Para mais informações acesse o site do evento.