PortugueseEnglishSpanish

By

Professor Jefferson Simões é condecorado pela Marinha

 

O professor Jefferson Cardia Simões, do Departamento de Geografia da UFRGS, foi condecorado pela Marinha do Brasil com a Medalha Mérito Tamandaré em função da sua liderança científica no Programa Antártico Brasileiro. A imposição da medalha foi realizada em cerimônia nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro, no 5° Distrito Naval, no município de Rio Grande. Simões é diretor do Centro Polar e Climático da UFRGS (CPC-UFRGS) - instituição brasileira dedicada aos estudos da neve e do gelo, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e coordenador-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera, além de delegado brasileiro junto ao Comitê Internacional de Pesquisas Antárticas (SCAR).

Fonte: www.ufrgs.br

.

By

Pesquisadora da UFRGS é eleita conselheira internacional da APS

A pesquisadora e diretora do Instituto de Física da UFRGS Marcia Barbosa foi eleita conselheira internacional da American Physical Society. Marcia já havia sido eleita vice-presidente da IUPAP (International Union of Pure and Applied Physics), e agora acumula o novo cargo.

“Reconhecendo que o crescimento econômico de certos países em desenvolvimento levou a ciência e particularmente a física a ganhar momento nesses países, a APS está estabelecendo novas conexões com todos eles e em particular com o Brasil”, diz Marcia Barbosa, referindo-se a ações como o programa de bolsas de pós-graduação feito em parceria com a Sociedade Brasileira de Física para enviar pesquisadores brasileiros aos EUA, e americanos ao Brasil.

 

Fonte: http://www.sbfisica.org.br

By

Professora do Instituto de Química assumirá presidência da FAPERGS

A professora Nádya Pesce da Silveira, atual diretora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), foi nomeada para o cargo de diretora presidente da entidade. A posse ocorrerá em 30 de março, quando encerra o mandato do professor Rodrigo Costa Mattos, da Faculdade de Veterinária. Nádya da Silveira é graduada em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria e tem mestrado em Química pela UFRGS, doutorado em Química pela Universität Bielefeld, na Alemanha e pós-doutorado na Université Joseph Fourier, Grenoble, França.

A nova presidente da FAPERGS afirmou que dará prosseguimento ao trabalho que vem sendo realizado no sentido de ampliar a oferta de fomento à pesquisa gaúcha. Nadya informou que a Fundação receberá melhorias de infraestrutura e que serão contratados novos servidores, já concursados. A professora disse ainda que pretende atuar na popularização das ações dos pesquisadores e na disponibilização das informações oriundas das pesquisas realizadas.

Foto: Cadinho Andrade.

Fonte: ufrgs.com.br