PortugueseEnglishSpanish

By

Professor da UFRGS é eleito vice-presidente do Scientific Committee on Antarctic Research (SCAR/ICSU)

jefferson_simoes (1)

Foto: Divulgação

O Professor Jefferson Cardia Simões, do Instituto de Geociências da UFRGS, foi eleito vice-presidente da gestão 2016-2020 no Scientific Committee on Antarctic Research (SCAR). A eleição ocorreu no último dia 30 de agosto, em Kuala Lumpur (Malásia).

O SCAR é um comitê interdisciplinar do International Council for Science (ICSU), que desenvolve pesquisas científicas na região Antártica e o seu papel na Terra. Além disso, o SCAR colabora com pesquisas científicas da região para inúmeras organizações como o Antarctic Treaty Consultative Meetings.

Para mais informações sobre o comitê, acesse a página.

By

Pesquisadores da UFRGS são agraciados no Prêmio Pesquisador Gaúcho 2015

Reprodução FAPERGS

Reprodução FAPERGS

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) divulgou os vencedores da 5ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho. Com o tema “Ano Internacional da Luz”, dos dez vencedores, oito pesquisadores são da UFRGS.

A Pró-Reitoria de Pesquisa parabeniza os agraciados pela contribuição no desenvolvimento da ciência em nosso estado. Os pesquisadores foram contemplados nas categorias Jovem Inovador, Destaque Especial ao Ano Internacional da Luz e Pesquisador Destaque, vencendo em seis das sete áreas do conhecimento.

Confira abaixo os pesquisadores da UFRGS agraciados:

- Pesquisador Destaque:

Artes e Letras – Rita Terezinha Schmidt (UFRGS)

Ciências Agrárias – David Driemeier (UFRGS)

Ciências Biológicas – Moacir Wajner (UFRGS)

Ciências Humanas e Sociais – Jorge Castellá Sarriera (UFRGS)

Ciências da Saúde – Silvia Stanisçuaski Guterres (UFRGS)

Educação e Psicologia – Marco Antonio Moreira (UFRGS)

- Jovem Inovador:

Mariane Araujo Branco (UFRGS)

- Destaque Especial ao Ano Internacional da Luz:

Jandir Miguel Hickmann (UFRGS)

A premiação acontecerá no dia 20 de outubro de 2015, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Mais informações estão no site www.premiopesquisadorgaucho.rs.gov.br.

By

Professora da UFRGS recebe dois cargos na Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa

Imagem: site do IPCT

Imagem: site do IPCT

A Professora da UFRGS e do IPCT Patricia Pranke foi eleita para dois cargos no TERMIS – Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, um dos parceiros do IPCT.

Patrícia foi eleita para duas diferentes posições na Sociedade. A primeira é como membro do Conselho das Américas. A segunda é como membro do comitê de membros da TERMIS, também nas Américas. Desta forma, a pesquisadora do IPCT participa da organização do evento que ocorre, neste ano, em Boston, nos Estados Unidos.

O TERMIS é uma comunidade internacional que reúne pessoas com interesses científicos em comum nos campos de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa. A Sociedade também promove fóruns para promover discussões e novas pesquisas.

A pesquisadora é professora e chefe do Laboratório de Hematologia e Células-Tronco da Faculdade de Farmácia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 1995. Patrícia Pranke possui experiência em pesquisa em células-tronco e engenharia de tecidos, e atua principalmente nos seguintes temas: o sangue do cordão umbilical, as células-tronco, nanotecnologia, electrospinning e engenharia de tecidos.

Fonte: site do IPCT 

By

Pesquisadores da UFRGS são eleitos membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências

Imagem: divulgação

Imagem: divulgação

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), por meio de suas vice-presidências regionais, elegeu os membros afiliados que passam a fazer parte da entidade no período de 2015 a 2019. A categoria de membros afiliados, criada em 2007, abrange jovens cientistas de até 40 anos de idade, indicados por região do Brasil para integrarem os quadros da Academia por cinco anos.

Foram eleitos na Regional Sul quatro professores da UFRGS e um da UFSC.

  • Andre Quincozes dos Santos – UFRGS, Ciências Biológicas
  • Jackson Damiani Scholten – UFRGS, Ciências Químicas
  • Jairo Francisco Savian – UFRGS, Ciências da Terra
  • Marcelo Farina – UFSC, Ciências Biomédicas
  • Raquel Giulian – UFRGS, Ciências Físicas

A lista completa dos novos integrantes pode ser conferida no site da ABC.

Fonte: UFRGS Notícias

By

Projeto de pesquisa da UFRGS é selecionado pela Capes para trabalhar em parceria com a Argentina

A professora André Moura Bernardes recebeu em outubro o Prêmio Pesquisador Gaúcho.

A professora André Moura Bernardes recebeu em outubro o Prêmio Pesquisador Gaúcho.

Desenvolvido pela professora de Engenharia de Materiais, Andréa Moura Bernardes, o projeto Materiais Catalíticos: Uso no Tratamento de Água e Efluentes foi um dos 20 projetos aprovados pela Capes para participar do programa de Cooperação Internacional Centros Associados da Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAPG-BA).

O programa visa o incentivo à co-orientação de teses e eventual co-diplomação, com participação ativa dos docentes-pesquisadores nos programas de pós-graduação de ambos os países, por meio da seleção de projetos de pesquisa, nas diversas áreas do conhecimento, bem como o fomento ao intercâmbio de estudantes de pós-graduação e o aperfeiçoamento de docentes, pesquisadores e professores visitantes.

As atividades realizadas nos projetos serão custeadas por meio do financiamento de bolsas de estudo, de recursos de custeio, de diárias, de seguro saúde, de auxílio instalação, de transporte aéreo/auxilio deslocamento para docentes e/ou para discentes.

Sobre o projeto:

Neste projeto pretende-se construir e caracterizar diferentes materiais catalíticos e avaliá-los em diferentes processos de tratamento de águas e efluentes contendo poluentes não tratáveis por processos convencionais, o que permitirá o estabelecimento das condições adequadas de tratamento com diferentes técnicas e a comparação em termos de aplicabilidade das técnicas em diferentes regiões da América do Sul (Brasil e Argentina).

Durante o desenvolvimento desta cooperação se pretende estabelecer uma metodologia interativa, onde:

- Serão realizados experimentos utilizando a infraestrutura que oferece cada instituição e estudo e interpretação dos resultados obtidos em torno da produção de materiais catalíticos e de suas aplicações para o tratamento de águas e efluentes.

- Através do intercâmbio de docentes e pesquisadores, proporcionados pelas missões de estudo e de trabalho, serão realizados cursos de pós-graduação em conjunto. O desenvolvimento destes cursos e debates específicos contará com o  reconhecimento correspondente em cada instituição. Por outro lado estas mesmas missões de trabalho permitirão eficiente intercâmbio entre docentes e o aprimoramento de suas atividades de docência e de pesquisa.

Coordenado por Andréa, o projeto trabalhará em parceria com a Faculdade de Engenharia Química da Universidad Nacional del Litoral da Argentina sob coordenação da Dra. Maria Alicia Ulla.

Andréa Moura possui doutorado em Engenharia de Materiais pela Technische Universitat Berlin (1997) na Alemanha e atualmente trabalha com pesquisas na área de reciclagem de materiais e tratamento de efluentes com reúso de água. Em outubro deste ano, a professora recebeu pela FAPERGS o Prêmio Pesquisador Gaúcho na área de engenharia.