PortugueseEnglishSpanish

By

Doutor pelo PPG Bioquímica recebe o Prêmio Cientista Instituto Nanocell

O recém-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Roberto Farina de Almeida, orientado no doutorado pelo professor Diogo Souza recebeu o Prêmio Cientista do Ano, pelo Instituto Nanocell, na categoria aluno – área neurociências. Houve premiação, ainda, na categoria professores e em áreas como nanotecnologia, biotecnologia e biologia geral. premiado O tema da tese de Roberto foi “Avaliação do Potencial Ansiolítico e Antidepressivo da Guanosina”. O Instituto Nanocell selecionou, com base no currículo dos cientistas e de empresas com maiores números de indicações, aqueles que tinham méritos científicos e ações afirmativas, suficientes para seguirem na premiação.

Fonte: UFRGS Notícias

By

Estudante da UFRGS vence Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq

Dezyree, estudante de Direito

Dezyree Rodrigues da Rosa, estudante de Direito

Dezyree Rodrigues da Rosa, estudante de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) venceu o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq 2015, na área de Ciências Humanas e Sociais. A bolsista do Programa de Iniciação Científica Propesq/UFRGS concorreu com o trabalho: “Sociologia Judiciária: Clínica de Estudos Interdisciplinares entre Direito, a Justiça e o Poder Judiciário”, orientado pelo Prof. Dr. José Alcebíades de Oliveira Junior, professor titular da Universidade.

A estudante, que também foi agraciada com o Prêmio Jovem Pesquisador no XXVII Salão de Iniciação Científica (Salão UFRGS 2015), participou do curso intensivo de mandarim na Communication University of China, em Beijing , além de estudar os idiomas inglês, espanhol, francês e alemão. Participou da Harvard Model of United Nations, em Boston. Foi assistente jurídica no Serviço de Assistência Jurídica Universitária da UFRGS com ênfase em Direito Civil, Trabalhista e Familiar. Atualmente é estagiária da Dra. Carolina da Silveira Medeiros do Núcleo de Combate à Corrupção no Ministério Público Federal.

A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada Durante a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),  na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, na primeira semana de julho de 2016.  

Sobre o prêmio

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica é atribuído anualmente e tem como objetivos contemplar bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, bem como as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.

Fonte: CNPq

 

By

Estudantes de Direito vencem Concurso Nacional de Sistemas Internacionais de Direitos Humanos

Divulgação

Divulgação

No último dia 18 de novembro os estudantes de Direito da UFRGS venceram o Concurso Nacional de Sistemas Internacionais de Direitos Humanos (CNSIDH) do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Os estudantes foram aprovados em 3º lugar na primeira fase e os estudantes simularam situações de grave violação de direitos humanos, negociações interdepartamentais dentro do Estado, tratativas políticas para aprovação de leis e políticas públicas com mediação internacional da ONU e, na rodada final, uma sustentação oral na Corte Interamericana de Direitos Humanos.

O CNSIDH foi dividido em duas fases  uma escrita e outra presencial.  A primeira etapa era eliminatória, apenas 32 equipes das cinco regiões do país foram selecionadas para as rodadas orais em Brasília, na Escola Nacional da Administração Pública.

A organização da seleção da UFRGS e o apoio aos estudantes para participação no concurso foi feita pelo Núcleo de Extensão em Tribunais Simulados (NETS), um projeto de extensão criado e planejado para incentivar esse tipo de prática acadêmica.

Fonte: UFRGS Notícias

By

Melhores teses de doutorado são premiadas pela UFRGS

Cadinho Andrade/UFRGS

Cadinho Andrade/UFRGS

A UFRGS premiou na tarde desta terça-feira, 3, as melhores teses defendidas na Universidade. O evento tem como objetivo estimular a pesquisa na Universidade. O reitor Carlos Alexandre Netto, o vice-reitor Rui Vicente Oppermann e o pró-reitor de Pós-Graduação Vladimir Pinheiro entregaram os certificados aos pesquisadores agraciados com a honraria.

Concorreram ao título 48 teses das mais diversas áreas do conhecimento. Foram premiados 9 trabalhos, outros 9 receberam menção honrosa. As teses foram analisadas por uma comissão julgadora, seguindo os critérios de originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação. Os autores e orientadores das pesquisas vencedoras, em cada área, recebem a quantia de R$ 3.500.

O Reitor comentou o quanto a excelência da UFRGS, que se destacou nos últimos anos como a Universidade mais bem avaliada pelo Ministério da Educação, reflete a qualificação do ensino em todos os níveis, em especial da pós-graduação. Para ele, iniciativas como o Prêmio UFRGS de Tese são importantes porque motivam os estudantes a se envolverem com a pesquisa e com a carreira acadêmica.

A premiação está em sua 2ª edição e é promovida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Confira aqui todos os premiados.

Fonte: UFRGS Notícias

By

Pesquisadores da UFRGS são agraciados no Prêmio Pesquisador Gaúcho 2015

Reprodução FAPERGS

Reprodução FAPERGS

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) divulgou os vencedores da 5ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho. Com o tema “Ano Internacional da Luz”, dos dez vencedores, oito pesquisadores são da UFRGS.

A Pró-Reitoria de Pesquisa parabeniza os agraciados pela contribuição no desenvolvimento da ciência em nosso estado. Os pesquisadores foram contemplados nas categorias Jovem Inovador, Destaque Especial ao Ano Internacional da Luz e Pesquisador Destaque, vencendo em seis das sete áreas do conhecimento.

Confira abaixo os pesquisadores da UFRGS agraciados:

- Pesquisador Destaque:

Artes e Letras – Rita Terezinha Schmidt (UFRGS)

Ciências Agrárias – David Driemeier (UFRGS)

Ciências Biológicas – Moacir Wajner (UFRGS)

Ciências Humanas e Sociais – Jorge Castellá Sarriera (UFRGS)

Ciências da Saúde – Silvia Stanisçuaski Guterres (UFRGS)

Educação e Psicologia – Marco Antonio Moreira (UFRGS)

- Jovem Inovador:

Mariane Araujo Branco (UFRGS)

- Destaque Especial ao Ano Internacional da Luz:

Jandir Miguel Hickmann (UFRGS)

A premiação acontecerá no dia 20 de outubro de 2015, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Mais informações estão no site www.premiopesquisadorgaucho.rs.gov.br.