Professor da UFRGS é eleito para Academia Brasileira de Ciências

O professor Jefferson Cardia Simões da UFRGS, um dos líderes científicos do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), tomará posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências – ABC durante cerimônia a ser realizada no dia 3 de Maio no Hotel Copacabana Palace, Rio de Janeiro.

Simões, Ph.D. pela Universidade de Cambridge (Inglaterra), é primeiro glaciologista eleito para ABC. Sua eleição deve-se a contribuição para os estudos de testemunhos de gelo e sobre o impacto do aquecimento da atmosfera nas geleiras, temas essenciais da questão das mudanças globais do clima.

O Prof. Simões tem sua carreira marcada pelo pioneirismo: introduziu a Glaciologia no país, criou o Centro Polar e Climático da UFRGS, participou de 19 expedições científicas ao Ártico e à Antártica e chefiou a primeira expedição nacional ao interior do continente antártico em 2008.

Este ano, 18 novos membros foram eleitos para ABC, sendo dois gaúchos: o professor Simões e a professora de genética Dra. Mara Helena Hutz, também da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

A cerimônia terá a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, o Dr. Aloízio Mercadante. Na oportunidade, o Prof Dr. Iván Izquierdo (PUCRS) será homenageado pelo sua contribuição à ciência com o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia concedido pelo CNPq, e ocorre no dia 03 de maio de 2011 às 19 horas no Hotel Copacabana Palace-Golden Room na Avenida Atlântica 1702 – Copacabana – Rio de Janeiro.