PortugueseEnglishSpanish

By

Pesquisadora da UFRGS é eleita conselheira internacional da APS

A pesquisadora e diretora do Instituto de Física da UFRGS Marcia Barbosa foi eleita conselheira internacional da American Physical Society. Marcia já havia sido eleita vice-presidente da IUPAP (International Union of Pure and Applied Physics), e agora acumula o novo cargo.

“Reconhecendo que o crescimento econômico de certos países em desenvolvimento levou a ciência e particularmente a física a ganhar momento nesses países, a APS está estabelecendo novas conexões com todos eles e em particular com o Brasil”, diz Marcia Barbosa, referindo-se a ações como o programa de bolsas de pós-graduação feito em parceria com a Sociedade Brasileira de Física para enviar pesquisadores brasileiros aos EUA, e americanos ao Brasil.

 

Fonte: http://www.sbfisica.org.br

By

Professoras da UFRGS recebem prêmio O Futuro da Terra

As professoras Sílvia Miotto e Ilsi Boldrini, receberam na categoria Preservação Ambiental o prêmio O Futuro da Terra, em reconhecimento pela dedicação à pesquisa sobre a biodiversidade vegetal dos campos do sul do Brasil, em especial a descrição de plantas nativas e preservação da vegetação campestre.

As pesquisas partem de expedições científicas e de levantamento florístico em diferentes regiões, que ampliam o conhecimento sobre as espécies nativas.

 

Fonte: Jornal do Comércio

http://www.fapergs.rs.gov.br/

http://alfonsin.com.br/

By

Professor recebe medalha da Associação de Metalurgia

Imagem: Ufrgs Notícias

Imagem: Ufrgs Notícias

Na última semana, o professor da Escola de Engenharia Antônio Cezar Vilela recebeu a medalha Vicente Chiaverini, da Associação Brasileira de Metalurgia. O docente, que coordena o Laboratório de Siderurgia da UFRGS - LASID, se destacou por suas contribuições à área, principalmente por promover a aproximação entre o setor industrial e a academia, procurando envolver os trabalhos com os problemas oriundos do setor siderúrgico brasileiro.

A premiação ocorreu durante a abertura do 67º Congresso ABM Internacional, no Rio de Janeiro. Engenheiro Metalúrgico, com mestrado em Engenharia de Minas pela UFRGS, e doutorado pelo Instituto de Siderurgia da Rheinisch-Wesfaluischen Technischen Hochschule, da Alemanha, Vilela sempre se destacou como grande estudioso. São 238 trabalhos completos publicados em anais de congresso e seminário nacionais e internacionais, dos quais 123 em eventos da ABM, além de 72 orientações a estudantes de doutorado, mestrado e iniciação científica.

Fonte: Ufrgs Notícias