PortugueseEnglishSpanish

By

Sociedade de Zoologia destaca trabalhos da UFRGS

O prêmio José Cândido de Mello Carvalho de melhor artigo publicado no ano, concedido pela Sociedade Brasileira de Zoologia, foi dado ao pesquisadores da UFRGS,  Lucas Kaminski, Luísa Mota, André Freitas e Gilson Moreira, que elaboraram o artigo “Two ways to be a myrmecophilous butterfly: natural history and comparative immature-stage morphology of two species of Theope (Lepidoptera: Riodinidae)”, publicado no Biological Journal of the Linnean Society.

O prêmio Alexandre Rodrigues Ferreira, também concedido pela SBZ, foi dado à professora Jocélia Grazia como uma das autoras de “Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia”, da Editora Holos, por melhor livro brasileiro na área de Zoologia publicado em 2012. A professora escreveu o capítulo “Hemiptera”. A premiação ocorrerá no dia 4 de fevereiro de 2014 no XXX Congresso Brasileiro de Zoologia.

Fonte: site da UFRGS

By

Professora Marcia Barbosa é listada entre as pessoas mais influentes do Brasil em 2013 na Revista Época

Foto: divulgação

A professora do Instituto de Física, Marcia Barbosa, foi considerada uma das cem pessoas mais influentes no país no ano de 2013 pela revista Época. Marcia recebeu o prêmio  L’Oréal-Unesco para Mulheres na Ciência e o Prêmio Claudia na categoria Ciência, que premia mulheres  que são destaque por contribuir com o desenvolvimento do Brasil. Confira a lista da Revista Época aqui.

By

Prêmio CORECON/RS 2013 premia trabalhos da UFRGS

O Conselho Regional de Economia do RioGrnade do Sul divulgou os vencedores do prêmio CORECON/RS 2013. O artigo “Produtividade, Demografia e Sustentabilidade da Previdência Social”, do doutor pela UFRGS Riovaldo Alves de Mesquita (IBGE) e do professor do PPGE/UFRGS Giácomo Balbinotto foi eleito o melhor artigo técnico ou científico

A UFRGS também foi premiada na categoria Dissertações com o segundo  e o terceiro lugar, com os trabalhos “Dois ensaios sobre política monetária ótima aplicada ao Banco Central do Brasil: preferência no período do regime de metas para a inflação e consideração da restrição de não negatividade” de Lucas Aronne Schifino, orientado pelo professor Marcelo Portugal, e “Negociações coletivas de salários no Brasil após o Plano Real: um ensaio sobre os fatores determinantes de seus resultados”, de Mayara Penna Dias, orientada pelo professor Carlos Henrique V. Horn, respectivamente.

Além disso, na modalidade Monografias a UFRGS recebeu uma Menção Honrosa com o trabalho “Análise da política fiscal brasileira pós-plano real com enfoque nas instituições: um exercício da economia política institucionalista.” de Henrique de Abreu Grazziotin com a orientação de Ronaldo Herrlein Junior.

Confira os demais ganhadores no site do Conselho.

 

By

Luís Augusto Fischer vence em duas categorias no prêmio Açorianos de Literatura 2013

Foto: Ramon Moser

O professor do Instituto de Letras Luís Augusto Fischer foi agraciado na noite do último dia 9 com o prêmio Açorianos de Literatura 2013. Fischer ganhou nas categorias Melhor Livro do Ano, divido com Eliane Brum, e Especial como organizador do livro “Terra Gaúcha e Artinha de Leitura” de João Simões Lopes Neto. Confira aqui os ganhadores das outras categorias.