PortugueseEnglishSpanish

By

Título de Notório Saber é entregue ao professor Norberto Bozzetti

Carlos Alexandre Netto ao lado do professor Norberto Bozzetti na entrega do Título Notório Saber. Foto: Ramon Moser

Na última quinta-feira (17), foi concedido no Salão Nobre da Reitoria da UFRGS o título de Notório Saber ao professor Norberto Bozzetti. Entregue pelo reitor Carlos Alexandre Netto, o diploma reconhece a trajetória de Bozzetti, um dos primeiros profissionais dedicados ao design no Rio Grande do Sul.

Bozzetti esteve sempre ligado ao ensino superior como professor de design em diferentes instituições: inicialmente na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, quando trabalhou com design e marketing; depois na Universidade Federal de Santa Maria, onde participou da concepção do curso de Programação Visual (um dos nomes dados aos cursos de Design Gráfico naquela época). Também lecionou na PUC-RS e desde 2002 é professor da UniRitter.

Como fundador e diretor da equipe de projetos Bozzetti Design, o homenageado já atuou em cerca de mil projetos desenvolvidos e implantados, muitos dos quais premiados no Brasil e no exterior. Sua contribuição à reflexão e ao desenvolvimento da área e à consolidação da profissão de designer no Sul do país foi destacada nas falas da diretora da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, Maria Cristina Dias Lay, e do professor Mario Fontanive, proponente do título.

Instituído na UFRGS em 1998, o título de Notório Saber supre a exigência do título de Doutor para fins de atuação como docente e orientador em programas de pós-graduação “stricto sensu”. É concedido a docentes e pesquisadores que tenham experiência e desempenho que os coloquem entre as lideranças do país em suas respectivas áreas de conhecimento.

Fonte: Ufrgs

By

Professora Angela Wyse recebe o Prêmio Capes-Elsevier 2014

Foto: Gustavo Diehl/Ufrgs

A professora do Instituto de Ciências Básicas e da Pós-graduação em Bioquímica da UFRGS Angela Wyse foi indicada a receber o Prêmio Capes-Elsevier 2014. Este ano, o prêmio homenageará as mulheres cientistas que contribuem para o desenvolvimento do país. A cerimônia de entrega acontece no dia 15 de maio no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Com mestrado e doutorado em Bioquímica, a professora Angela Wyse tem mais de 250 artigos publicados em Revistas Internacionais, nas áreas da Neurociência e Bioquímica, e orientou mais de 35 mestres e doutores. Com experiências nascia nas áreas da Bioquímica, com ênfase em Neuroquímica, Metabolismo e Bioenergética, ela também é membro do Comitê editorial do periódico Neuroscience Journal e revisora de mais de 40 periódicos de circulação internacional. Altualmente, colabora com as pesquisas de um insituto londrino sobre menopausa. Angela ainda participa de um projeto voluntário, no qual realiza oficinas científicas com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Anne Frank, em Porto Alegre.

O prêmio é uma iniciativa da Elsevier em parceria com a CAPES e reconhece os pesquisadores brasileiros que em sua carreira acadêmica apresentam uma produção científica de alto destaque e excelência retratada na base de dados Scopus, a mais ampla base de resumos e citações de literatura científica mundial.

 

Fonte: site da Ufrgs e Zero Hora

By

Professora Carmen Camino será homenageada em evento sobre Direito do Trabalho

No próximo dia 11, às 19 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Direito (Av. João Pessoa, 80 – Campus Centro), a professora Carmen Carmino será a homenageada do ciclo de palestras “Temas de Direito e Processo do Trabalho: Teoria Geral do Direito do Trabalho”. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em direito da UFRGS e tem entrada franca. Há 300 vagas, e as inscrições devem ser feitas no PPG Direito.

Carmen Camino possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (1976) e Doutorado em Direito (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho.

Confira a programação:

- CARMEN CAMINO – Direito do Trabalho e Direitos Humanos: O Exercício da Resistência na Trincheira da Constituição

- JOSÉ FELIPE LEDUR – A Constituição de 1988 e seu Sistema Especial de Direitos Fundamentais do Trabalho

- MAGDA BARROS BIAVASCHI – Direito do Trabalho e Prescrição: Fundamentos e Notas sobre Imprescritibilidade

- OSCAR KROST – O Princípio da Boa-fé Objetiva como Balizador de Condutas na Relação de Emprego

- HUMBERTO ÁVILA – Indicadores de Segurança Jurídica

- Lançamento e Sessão de Autógrafos do Livro “Temas de Direito e Processo do Trabalho – v. II – Estudos em homenagem a Carmen Camino”
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail direitotrabalho@ufrgs.br ou pelos telefones 51 3308.3306 e 3308.3280.