Produzido em parceria com a Faculdade de Agronomia, livro “O Milho e o Clima” está disponível online

75b99feb-6f06-4ee2-ada9-6504bfcba277

Durante a reunião técnica do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada ao Estado do Rio Grande do Sul (Copaaerges), no último dia 15, foi lançado o livro “O Milho e o Clima”. Elaborado pelo professor da Faculdade de Agronomia Homero Bergamaschi e pelo pesquisador da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Ronaldo Matzenauer, o livro é uma coletânea de pesquisas com formato de texto técnico-científico, que abrange as necessidades e sensibilidades do milho ao ambiente climático.

Fruto de várias décadas de estudos com a cultura do milho, conduzidos com o envolvimento de pesquisadores, mestrandos doutorandos e estagiários da Agrometeorologia da Faculdade de Agronomia e da Fepagro, A obra foi realizada a partir de um convite da Emater/RS-Ascar e servirá de guia para os agentes da instituição estadual que atuam na assistência técnica e extensão. A versão digital do livro está disponível para leitura e downloads na biblioteca da Emater.

A publicação visa dar ao leitor a base para compreender os processos pelos quais o clima influencia a cultura. Ao mesmo tempo, fornece parâmetros e informações técnicas que orientam práticas de manejo destinadas a reduzir o impacto de fenômenos climáticos adversos e adequar a cultura ao meio físico. Seu conteúdo se distribui nos seguintes capítulos: Fenologia, Radiação Solar, Temperatura e Fotoperíodo, Disponibilidade Hídrica e Eventos Adversos.

 

Fonte: Ufrgs Notícias