PortugueseEnglishSpanish

By

Professor da UFRGS recebe certificação Sociedade Brasileira de Acústica

72837205-ab0b-4320-9f7b-f416e75b0d95

Dilmar Paixão. Imagem: arquivo pessoal

A Sociedade Brasileira de Acústica – Sobrac desenvolveu recentemente o Programa de Qualificação e Certificação de Profissionais em Acústica e Vibração, com o objetivo de reconhecer competências profissionais desenvolvidas através de cursos, atividades práticas e desenvolvimento pessoal. O selo de certificação concedido pela SOBRAC é um diferencial de reconhecimento, do saber e de competências aos profissionais que possuem formação e capacitação para atuar em áreas técnicas específicas como Acústica, Áudio e Vibrações, entre outras.

Este primeiro edital do Programa de Qualificação certificou profissionais na modalidade Fundamental I, para engenheiros, arquitetos e áreas afins e na modalidade Aplicada, para profissionais de outras áreas do conhecimento que comprovem atuação há, praticamente, uma década. O professor Dilmar Paixão, do Departamento de Assistência e Orientação Profissional (Escola de Enfermagem/UFRGS), foi o primeiro profissional a obter essa Certificação Sobrac na modalidade Aplicada, ou seja, dentre os técnicos com conhecimento e atualização em acústica pela área da saúde e da educação. A comissão de certificação foi coordenada pelo professor da UFPA Newton Soeiro.

Paixão coordena, juntamente com o professor Rafael Laranja (Escola de Engenharia), o Laboratório de Estudos Sobre Ruído, Acústica, Saúde, Educação Popular e Qualidade da Vida – Leraseq, grupo de trabalho multiprofissional, multidisciplinar e interinstitucional, com atividades no ensino, na pesquisa e na extensão universitária. Suas pesquisas centram nos efeitos de ruídos sobre o ser humano, envolvendo a conscientização e prevenção com relação aos efeitos dos ruídos.

Mais informações sobre o trabalho do Laboratório pelo telefone 3308.5702 ou e-mail leraseq@ufrgs.br.

Fonte: UFRGS Notícias

By

Professor da Letras assume cadeira na Academia Rio-Grandense de Letras

Imagem: arquivo pessoal

Imagem: arquivo pessoal

O professor Ruben Daniel Méndez Castiglioni, do Instituto de Letras, será empossado na Academia Rio-Grandense de Letras em sessão na noite de hoje, dia 30, passando a ocupar a Cadeira 31.

É graduado em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), tem mestrado em Letras – Teoria da Literatura – na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), doutorado em Letras – Teoria da Literatura – na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), pós-doutorado na Universitat de les Illes Balears – Espanha (2006) e bacharelado em Direito – na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professor Associado 4 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na graduação e pós-graduação, é pesquisador com bolsa de produtividade (CNPq), coordena as atividades da área de Literaturas de Língua Espanhola da ênfase Literaturas Estrangeiras Modernas. É membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dedica-se aos estudos de literatura, principalmente nos seguintes temas: literatura e história, vanguardas e modernidade e literatura e direito. Dedica-se também, a atividades de tradução e versão em espanhol e português, principalmente textos literários e jurídicos. É membro honorário da Rede Brasileira Direito e Literatura.

Entre as produção de Castiglioni estão a organização do livro Cuentos de Ley (1. ed. Porto Alegre: Instituto de Letras – UFRGS, 2013. v. 1. 112p) e a co-autoria de Dicionário Mercosulista da Boa-Vontade (1. ed. Porto Alegre: Prefeitura de Porto Alegre, 1996. v. 1. 26p).

A Cadeira 31 tem como paraninfo José Carlos Laitano. A cerimônia será às 18h, no Palácio do Ministério Público (Rua Marechal Deodoro, 110 – Centro).

Currículo do professor: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790657D6

Fonte: UFRGS Notícias

By

Laboratório de Metalurgia Física da UFRGS recebe Prêmio Finep de Inovação

logo (2)

O Laboratório de Metalurgia Física da UFRGS, (LAMEF) é um dos vencedores regionais do Prêmio Finep de Inovação na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia.  Este ano o prêmio contou com 561 inscritos dos quais 26 saíram vencedores nas seis categorias, que agora concorrem à grande final nacional, a ser realizada em Brasília, ainda este ano. A cerimônia de premiação regional acontece no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 5 de novembro às 19h.

Os ganhadores da categoria Instituição de Ciência e Tecnologia receberão, além de troféu, R$200 mil em espécie. Durante o julgamento regional, as propostas pré-qualificadas foram avaliadas por comitês de jurados compostos por especialistas, representantes de instituições inovadoras, do setor empresarial e da Finep. 

 

 

Fonte: Finep

By

Professora da Faculdade de Odontologia recebe prêmio em evento internacional

449c7f5b-911c-4f66-978b-9f191ebf6482

A professora da Faculdade de Odontologia, Camila Mello dos Santos, foi agraciada com o prêmio Top Poster Abstract Award, concedido durante a reunião anual da International Society for Quality of Life Research, um dos mais relevantes eventos na área de qualidade de vida. O congresso, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de outubro, em Berlim, reuniu trabalhos de 43 países. A professora contou com o apoio do Programa de Fomento à Pesquisa 2014 da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq).

O trabalho tem autoria de Camila e dos professores Roger Celeste, Juliana Hilgert e Fernando Hugo. O objetivo foi testar o modelo conceitual de Wilson e Cleary em relação à qualidade de vida relacionada à saúde bucal utilizando a escala Oral Health Impact Profile-14 (OHIP-14).  Os pesquisadores avaliaram uma amostra aleatória de 578 idosos do sul do Brasil. O resumo da pesquisa foi publicado na revista Quality of Life Research, volume 23, de outubro de 2014.

Fonte: UFRGS Notícias

By

Zilá Bernd recebe homenagem da Ordem Nacional do Quebec

d01f0c0d-8449-49c1-82ba-20cc94f4c76c

A professora do Programa de Pós Graduação em Letras Zilá Bernd recebeu, no último dia 14, a insígnia de officière de l’Ordre national du Québec pela sua contribuição para a difusão da cultura da província canadense no Brasil. O mais prestigioso reconhecimento concedido pelo governo de Quebec foi entregue pelo primeiro ministro da província, Philippe Couillard, em cerimônia no Parlamento de Quebec.

Zilá já havia sido nomeada chevalière da Ordem Nacional do Quebec em 2000 por seu papel na difusão das letras e cultura quebequenses no Brasil. Foi através da professora que os estudos literários de Quebec passaram a ser incluídos nos programas de diversas universidades brasileiras.

Aposentada como titular da UFRGS, Zilá Bernd é professora e orientadora convidada do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade e contratada pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE-Canoas) para atuar no mestrado em Memória Social e Bens Culturais. A professora tem obras publicadas em português e francês e promove o trabalho de especialistas quebequenses no mundo lusófono.

Fonte: UFRGS Notícias