PortugueseEnglishSpanish

By

Estudantes de Direito vencem Concurso Nacional de Sistemas Internacionais de Direitos Humanos

Divulgação

Divulgação

No último dia 18 de novembro os estudantes de Direito da UFRGS venceram o Concurso Nacional de Sistemas Internacionais de Direitos Humanos (CNSIDH) do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Os estudantes foram aprovados em 3º lugar na primeira fase e os estudantes simularam situações de grave violação de direitos humanos, negociações interdepartamentais dentro do Estado, tratativas políticas para aprovação de leis e políticas públicas com mediação internacional da ONU e, na rodada final, uma sustentação oral na Corte Interamericana de Direitos Humanos.

O CNSIDH foi dividido em duas fases  uma escrita e outra presencial.  A primeira etapa era eliminatória, apenas 32 equipes das cinco regiões do país foram selecionadas para as rodadas orais em Brasília, na Escola Nacional da Administração Pública.

A organização da seleção da UFRGS e o apoio aos estudantes para participação no concurso foi feita pelo Núcleo de Extensão em Tribunais Simulados (NETS), um projeto de extensão criado e planejado para incentivar esse tipo de prática acadêmica.

Fonte: UFRGS Notícias

By

Melhores teses de doutorado são premiadas pela UFRGS

Cadinho Andrade/UFRGS

Cadinho Andrade/UFRGS

A UFRGS premiou na tarde desta terça-feira, 3, as melhores teses defendidas na Universidade. O evento tem como objetivo estimular a pesquisa na Universidade. O reitor Carlos Alexandre Netto, o vice-reitor Rui Vicente Oppermann e o pró-reitor de Pós-Graduação Vladimir Pinheiro entregaram os certificados aos pesquisadores agraciados com a honraria.

Concorreram ao título 48 teses das mais diversas áreas do conhecimento. Foram premiados 9 trabalhos, outros 9 receberam menção honrosa. As teses foram analisadas por uma comissão julgadora, seguindo os critérios de originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação. Os autores e orientadores das pesquisas vencedoras, em cada área, recebem a quantia de R$ 3.500.

O Reitor comentou o quanto a excelência da UFRGS, que se destacou nos últimos anos como a Universidade mais bem avaliada pelo Ministério da Educação, reflete a qualificação do ensino em todos os níveis, em especial da pós-graduação. Para ele, iniciativas como o Prêmio UFRGS de Tese são importantes porque motivam os estudantes a se envolverem com a pesquisa e com a carreira acadêmica.

A premiação está em sua 2ª edição e é promovida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Confira aqui todos os premiados.

Fonte: UFRGS Notícias