PortugueseEnglishSpanish

By

Professor do Instituto de Química da UFRGS é vencedor do Prêmio da Fundação Conrado Wessel de Ciência 2010

Professor Jair Dupont recebeu o prêmio na categoria Ciência. Imagem: Fundação Conrado Wessel

Professor Jair Dupont recebeu o prêmio na categoria Ciência. Imagem: Fundação Conrado Wessel

Em cerimônia realizada no dia 13 de junho, na sala São Paulo, o professor Jairton Dupont do Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica foi escolhido recebeu o prêmio Fundação Conrado Wessel de Ciência pelo grande júri da Fundação Conrado Wessel (FCW) como o vencedor na categoria Ciência.

O químico Jairton Dupont é professor associado do Departamento de Química Orgânica da UFRGS desde 1992. Formou-se em química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e doutorou-se pela Universidade Louis Pasteur de Strasbourg, França. O pós-doutoramento foi feito no Dyson Perrins Laboratory, Universidade de Oxford, Inglaterra. Dupont desenvolve projetos de pesquisa em catálise e publicou mais de 160 artigos em periódicos internacionais. O pesquisador tem 13 patentes e seus trabalhos publicados entre 1996 e 2006 receberam mais de 6 mil citações. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2005, recebeu a medalha Simão Mathias da Sociedade Brasileira de Química e foi contemplado com o Humboldt Young Research Award (Alemanha). Em 2007, ganhou o prêmio Scopus da Elsevier-Capes e em 2008 a medalha do Journal of the Brazilian Chemical Society, o Prêmio Finep Inventor-Inovador e o World Intellectual Property Organization Award.

O Prêmio FCW de Ciência e Cultura é promovido anualmente e conta com júris compostos por especialistas, indicados pelas entidades parceiras da FCW: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Academia Brasileira de Letras (ABL), e Academia Brasileira de Ciências (ABC).

 

Be Sociable, Share!