PortugueseEnglishSpanish

By

Professor da Letras assume cadeira na Academia Rio-Grandense de Letras

Imagem: arquivo pessoal

Imagem: arquivo pessoal

O professor Ruben Daniel Méndez Castiglioni, do Instituto de Letras, será empossado na Academia Rio-Grandense de Letras em sessão na noite de hoje, dia 30, passando a ocupar a Cadeira 31.

É graduado em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), tem mestrado em Letras – Teoria da Literatura – na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), doutorado em Letras – Teoria da Literatura – na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), pós-doutorado na Universitat de les Illes Balears – Espanha (2006) e bacharelado em Direito – na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professor Associado 4 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na graduação e pós-graduação, é pesquisador com bolsa de produtividade (CNPq), coordena as atividades da área de Literaturas de Língua Espanhola da ênfase Literaturas Estrangeiras Modernas. É membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dedica-se aos estudos de literatura, principalmente nos seguintes temas: literatura e história, vanguardas e modernidade e literatura e direito. Dedica-se também, a atividades de tradução e versão em espanhol e português, principalmente textos literários e jurídicos. É membro honorário da Rede Brasileira Direito e Literatura.

Entre as produção de Castiglioni estão a organização do livro Cuentos de Ley (1. ed. Porto Alegre: Instituto de Letras – UFRGS, 2013. v. 1. 112p) e a co-autoria de Dicionário Mercosulista da Boa-Vontade (1. ed. Porto Alegre: Prefeitura de Porto Alegre, 1996. v. 1. 26p).

A Cadeira 31 tem como paraninfo José Carlos Laitano. A cerimônia será às 18h, no Palácio do Ministério Público (Rua Marechal Deodoro, 110 – Centro).

Currículo do professor: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790657D6

Fonte: UFRGS Notícias

Be Sociable, Share!