PortugueseEnglishSpanish

By

Propesq divulga editais do Programa de Iniciação Científica

A Pró-Reitoria de Pesquisa divulga os editais de bolsas de Iniciação Científica 2017-2018 e convida os interessados a submeterem inscrições.

Lembramos que não há renovação automática de bolsas de Iniciação Científica. Os docentes já contemplados com bolsas nos editais anteriores também deverão encaminhar solicitação de bolsa através destes editais.

Cada docente poderá encaminhar até 02 solicitações para o oferecimento IC 2017 (escolhendo entre os programas BIC UFRGS, PIBIC CNPq e PROBIC FAPERGS), e 01 solicitação para o oferecimento PIBIC Ações Afirmativas 2017.

Neste ano também está sendo oferecida a modalidade de bolsa BIC MULTIDISCIPLINAR, voltada às atividades de pesquisa que são desenvolvidas por pesquisadores que atuam em áreas diferentes daquelas tradicionais da sua vinculação acadêmica (Unidade ou Departamento).

Período de inscrições: 13 de abril até 12 de maio de 2017
Formulário de inscrição: Portal do Servidor – PESQUISA – PESQUISADOR – BOLSAS DE PESQUISA – SOLICITAÇÃO DE BOLSA

Os editais podem ser acessados na aba de IC no site da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Mais informações: www.ufrgs.br/propesq1/iniciacaocientifica/

By

PROPESQ lança edital para Programa Ciência na Sociedade Ciência na Escola

A Pró-Reitora de Pesquisa divulga o Edital 09/2017 de bolsas de Iniciação à Popularização da Ciência (BIPOP) e Iniciação ao Ensino de Ciências (BIENC). Convidamos os interessados a participar da 9º edição do Programa Ciência na Sociedade Ciência na Escola, que estará com as inscrições abertas entre 11 de abril a 11 de maio de 2017.

Cada pesquisador pode solicitar 01 (uma) cota por projeto inscrito (BIPOP ou BIENC), observando os critérios de seleção do edital. O Projeto precisa descrever claramente a ênfase e sua linha temática.

O formulário de submissão do projeto deve ser preenchido e encaminhado pelo professor pesquisador para o e-mail: difusaodaciencia@propesq.ufrgs.br, no período constante no cronograma do programa.

Para mais informações acesse o site do Programa Ciência na Sociedade Ciência na Escola.

By

CNPq e FINEP promovem chamada pública para financiamento de eventos científicos, tecnológicos e de inovação

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) lançou, nesta segunda-feira (13), a chamada pública de apoio a eventos nacionais ou mundiais que busquem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do Brasil. Estão destinados R$ 17 milhões para essa ação, com valor máximo de até R$ 150 mil por projeto.

Eventos como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares podem ser contemplados contanto que estes estejam relacionados necessariamente à Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os projetos deverão ser inseridos em três Linhas de Pesquisa: eventos nacionais ou internacionais tradicionais; eventos de abrangência regional; eventos mundiais, realizados no Brasil.

logo_cnpq

De acordo com o período de realização do evento a submissão das propostas ocorrerá em dois cronogramas. As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

Mais detalhes em: www.cnpq.br/noticias

Fonte: (CNPq)

By

Biossensor para detecção de glicose desenvolvido na UFRGS é destaque em revista internacional

Diabetes é um dos problemas de saúde mais graves da nossa era. Aproximadamente 450 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com diabetes – um número previsto para ultrapassar 600 milhões em 2040.

Um grupo de pesquisadores da UFRGS coordenado pelo professor Jonder Morais do Instituto de Física (IF-UFRGS), criou um biossensor de glicose baseado em nanotecnologia que pode detectar a glicose em aço inoxidável.

glicose

Estes sensores podem detectar concentrações de glicose rapidamente e com precisão dentro do intervalo que seria mais útil para pacientes diabéticos e seus cuidadores.

 

Para mais informações acesse:

www.journals.elsevier.com/applied-surface-science/highlighted-articles/sensing-glucose-on-stainless-steel