Disciplinas do Programa

A Epistemologia do Ensinar Geografia

Esta disciplina desenvolve o estudo referente ao ensino e a aprendizagem da Geografia nos diferentes contextos educacionais sistematizados como as escolas e a universidade e não sistematizados, como outros lugares de aprendizagem. Aprofunda os estudos referentes aos processos de construção do conhecimento e aos movimentos cognitivos que proporcionam a aprendizagem dos elementos e das relações que compõe o espaço geográfico. Refere-se a uma reflexão epistêmica sobre o conhecimento, aplicando esta reflexão no contexto da Geografia escolar e/ou em outros contextos de aprendizagem. Pretende investigar como o sujeito aprende Geografia, o que ocorre em suas estruturas internas que o leva a compreender esta ciência.

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A Modernização da agricultura e a relação cidade-campo

A presente disciplina quer mostrar as transformações surgidas no campo em função das exigências do consumo e do gerenciamento urbano, o que vem acarretando transformações nos sistemas de produção, surgimento de novas regiões agrícolas (horizontalidades), novas relações na cadeia produtiva, consumo diferenciado e produção de tecnologia nos centros urbanos (verticalidades).

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A alfabetização cartográfica como um processo de (re)leitura do espaço g

Esta disciplina desenvolve a compreensão dos signos que compõe o mapa no contexto da alfabetização. Representa momentos distintos de reflexão, desde a apropriação dos signos até o entendimento da leitura geográfica como um referencial para o ensino e a aprendizagem em geografia. As reflexões sobre a construção das relações espaciais pautarão o entendimento dos processos internos que permitem o desenvolvimento de capacidades leitoras, escritoras e de resolução de situações-problema.

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A formação do professor de Geografia e o uso de estratégias na construçã

Analisar e debater os pressupostos teóricos e metodológicos que compreendem o conhecimento geográfico para a formação do professor de Geografia, bem como a contribuição das estratégias de ensino e variáveis associadas à autorregulação da aprendizagem na construção da professoralidade.

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A geografia escolar, a formação dos seus professores, a leitura da cidad

O ensino de geografia no Ensino Fundamental e Médio na prática dos seus docentes. A formação inicial e continuada do professor de geografia: obstáculos e alternativas. As fontes inspiradoras de nossa docência; leituras fundamentais e exemplos de docência. A cidade como um texto a ser lido e ensinado na prática. As novas tecnologias como alternativas na docência em geografia. O ensino de geografia como forma de pensar nossa existência. A literatura como fonte inspiradora da docência. O belo e a imaginação como fontes inspiradoras da docência. A Saida de campo como proposta didática.

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APLICAÇÕES DO SENSORIAMENTO REMOTO NA GEOMORFOLOGIA GLACIAL

Aplicações de dados obtidos por Sensores Remotos no estudo da Geomorfologia, com ênfase nos Modelos Digitais de Elevação (MDE) e na Geomorfologia Glacial. No contexto do impacto de novas tecnologias para o estudo da Criosfera serão demonstrados exemplos práticos das principais aplicações dos MDEs na pesquisa na interpretação geomorfológica, com ênfase na interpretação de indicadores de mudanças em ambientes glaciais.

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Ateliê da paisagerm

Não informado.

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Ateliê de pesquisas em Geografia e Educação

Discutir caminhos e desafios das pesquisas desenvolvidas nas fronteiras entre Geografia e Educação, situando os desafios do posicionamento da escrita acadêmica dependendo da temática e abordagem; a ética e a pesquisa; escolhas teórico- metodológicas. Estudos contextualizados a partir da leitura coletiva e colaborativa dos projetos de pesquisa do grupo (turma).

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Cartografia Geográfica

A relação entre Cartografia e Geografia. Fundamentos geodésicos básicos da Cartografia Geográfica. Principais bases e fontes de dados cartográficos e estatísticos. A cartografia temática e seus métodos de representação. Representação cartográfica de atividades sociais. Cartografia da paisagem. Cartografia geomorfológica. Zoneamento ambiental e cartografia. Os mapas como instrumentos da análise geográfica integrada. Exemplos e atividades práticas.

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Cartografia Geográfica com Philcarto

Teoria e prática da Cartografia Geográfica utilizando o Programa Philcarto.

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Climatologia Física, Sistema Terrestre e o Antropoceno

Introdução ao sistema climático; Balanço de energia no sistema terrestre; Circulação geral atmosférica e oceânica; Paleoclimatologia; Teleconexões e variabilidade climática; Mudanças climáticas.

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Da cidade ao urbano

Os conteúdos da disciplina analisam as principais abordagens da Geografia Urbana numa trajetória que inclui os postulados da Ecologia Humana, as influências da Geografia Tradicional, da Nova Geografia e do Materialismo Histórico (e Dialético). Esse percurso, mesmo não esgotando cada abordagem, pretende proporcionar subsídios teóricos e metodológicos para o entendimento da realidade urbana atual, especialmente na perspectiva da leitura da cidade enquanto material idade e do urbano na sua dimensão de sociedade em constituição.

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Desertificação: Questão ambiental

Estudar a desertificação do ponto de vista conceitual, a desertificação em escala global e nacional. O processo de “desertificação” e arenização no Sudoeste do Rio Grande do Sul: gênese, extensão, dinâmica atual e propostas de recuperação. Desertificação, produção e desenvolvimento sustentável.

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Desfazimento de imagens: conexões entre Educação e Geografia

A disciplina propõe aprofundar estudos teóricos, metodológicos e epistemológicos sobre as linguagens imagéticas, na interface entre Educação e Geografia, com abordagens ancoradas, principalmente, em autores pós-estruturalistas e do campo da cultura.

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Dinâmica das paisagens subtropicais continentais durante o Quaternário S

A disciplina visa fundamentar a análise da paisagem destacando a importância da dinâmica dos componentes do meio físico das áreas planálticas do sul do Brasil durante o período da história geológica recente.

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ECOLOGIA DA PAISAGEM E PADRÕES DE MUDANÇAS DE USO DA TERRA

Introdução a Ecologia da Paisagem, geossistemas e geografia sistêmica. Geossistemas e unidades de paisagem. Mapeamento de unidades de paisagem. Escala e paisagem. Métricas da paisagem. Padrões espaciais de uso da terra. Padrões temporais de uso da terra. Análise espacial de mudanças de uso da terra. Modelos de mudanças de uso da terra.

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Enfoques teóricos e tópicos em Geografia Política

Teorias clássicas da Geografia Política. O Estado e seus elementos políticos. Limites e fronteiras. A Geografia Política teórica de Jean Gottmann. Geografia política e relações internacionais. A geopolítica crítica. A Geografia Política do Federalismo. Perspectivas feministas em Geografia Política.

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Enoturismo

A cadeia produtiva do turismo do vinho: agentes, processos e inter-relacionamentos. Configurações territoriais e seus papeis no enoturismo: Indicações Geográficas de Procedência e Denominações de Origem. Condicionantes do terroir no enoturismo. O mercado do vinho e do enoturismo no mundo; o enoturismo como estratégia comercial e territorial. Aspectos da competitividade nos destinos de enoturismo. O enoturismo no Brasil e as novas regiões vinícolas brasileiras. Enoturismo e a promoção do patrimônio do vinho.

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Ensino de Geografia: complexidade e interfaces pedagógicas

A disciplina apresenta questões complexas na conexão entre comunicação e o ensino de Geografia, inseridas na Geografia Cultural. Estuda autores contemporâneos que tratam das interfaces do Espaço Geográfico Escola. Discute situações de ensino e busca possibilidades de mudanças.

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Epistemologias e estudos aplicados às geografias do corpo

As pesquisas acerca do corpo vêm se multiplicando significativamente em diversas áreas do conhecimento. Pesquisar o corpo para uma melhor compreensão da ontologia do espaço enquanto experiência corporalizada é uma maneira de estabelecer uma interlocução entre experiência e representação. A interpretação hermenêutica de clichês visuais associa-se à crítica ao representacionismo, que, com os seus estereótipos e arquétipos, intensifica a rejeição à diferença. Para isso, é indispensável situar o corpo como conceito e práticas culturalmente produzidas, como também reconhecer a centralidade de sua posição na produção do espaço geográfico. A corporeidade abre um espaço de significação no qual o sujeito e o mundo se interpretam mutuamente, de modo que uma educação (do) sensível é desenvolvida no corpo a corpo estabelecido entre sujeitos e/no espaço. As epistemologias e os estudos aplicados às geografias do corpo destacam o papel cognitivo da imagem, o corpo como objeto estético-político e a paisagem como experiência multissensorial.

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Epistemologias para professores de Geografia

A Ciência Geográfica e a sua interdisciplinaridade na formação de professores de Geografia. Promover o desenvolvimento da interdisciplinaridade na Educação Geográfica afim de discutir as diferentes abordagens teórica-metodológicas para a elaboração de epistemologias para os professores de Geografia.

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Espaço Geográfico, Ensino e Turismo na Contemporaneidade

O mundo sob a globalização e as implicações culturais deste momento pós-moderno no ensino da Geografia. A Geografia, o Turismo e o Espaço Escola no contexto da pós-modernidade. Os novos nomadismos e o viajar. As sensibilidades espaciais e pós-modernas. A cultura na lógica da globalização. A identidade versus identificações. Os imaginários como questão espacial. O ensino da Geografia e a formação do sujeito turista.

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Espaço, política e cidadania

Contextualização da cidadania para os estudos da geografia, suas inter-relações com as políticas públicas, nas perspectivas filosóficas, culturais e sociais, através de diferentes saberes que, a partir de uma construção e encaminhamento dialógico, possibilite o encadeamento de perspectivas espaciais participativas.

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Estudo Temático: Leituras de Geógrafos Clássicos

Leituras de obras clássicas da ciência geográfica destinando-se a compreender diversos temas e conceitos no seu contexto histórico e geográfico a fim de possibilitar e situar a Geografia na totalidade dos desafios do mundo contemporâneo.

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Estudo Temático: Monitoramento e Qualidade da Água

Usos da água e requisitos de qualidade. Principais poluentes aquáticos. Monitoramento e amostragem. Parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos. Índice de Qualidade de Água. Classificação das águas no território nacional e balneabilidade.

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Estudo Temático: Políticas territoriais contemporâneas

Atores, usos políticos e gestão do território. O processo de estruturação-reestruturação do território e as macro e micropolíticas de desenvolvimento territorial. Políticas territoriais contemporâneas. Políticas estratégicas em escalas nacional/supra-nacional. Políticas de desenvolvimento nas escalas regional e local. Cenários contemporâneos: estudos de caso.

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Estudo Temático: Ruralidades

Introduzir os termos do debate contemporâneo sobre ruralidade a partir de diferentes autores nacionais e estrangeiros para identificar e compreender as novas ruralidades, em especial do espaço brasileiro, considerando a diversidade das condições naturais, a repartição desigual da estrutura fundiária, a desigual difusão no espaço e no tempo do progresso técnico, os mercados, o turismo, a relação campo cidade, a fronteira difusa rural-urbano e a plurifuncionalidade desses espaços.

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Estudo Temático: Segregações urbanas

O estudo da segregação espacial urbana nas suas diversas dimensões teóricas e enquanto fenômeno social, econômico, cultural. Discussão de ferramentas metodológicas de análise da segregação espacial urbana e de estudos de caso oriundos da Geografia e das ciências sociais.

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Estudo temático: Pesquisa em Educação Ambiental

Analisar e discutir os fundamentos políticos, pedagógicos e científicos que subsidiem as propostas de pesquisa em educação ambiental

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Estudos Fronteiriços

Métodos de pesquisa e análise

Este curso compara e aproxima as propostas teóricas de distintas origens disciplinares e geográficas sobre os conceitos de limite e fronteira internacional, barreiras, frentes e fraturas, analisando-os em suas relações com as mobilidades transnacionais. O curso busca ainda ultrapassar as posições colonizadas nos Estudos Fronteiriços, de maneira a aproximá-los a visões desde o Sul. O ponto de partida é a teoria geográfica, somada a formulações que considerem aspectos sociais e culturais a partir da Sociologia e da Antropologia, e das distintas formas assumidas na produção e apropriação dos espaços do passado e do presente na América do Sul, com um olhar especial para a Bolívia e o Brasil.

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Estudos e metodologias em fronteiras e mobilidades

História do território, do estado e das fronteiras estatais. Especificidades do Estado-nação em contextos fronteiriços. História dos Estudos Fronteiriços. Estudos Fronteiriços contemporâneos. Fronteiras da Amazônia. Fronteiras do sul da América do Sul. Metodologias para Estudos Fronteiriços.

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Estudos fronteiriços através de espaços, tempos e disciplinas

1) História das Fronteiras e do Pensamento Sobre Fronteiras na Argentina e no Brasil; 2) Fronteiras disciplinares; 3) Atualidade das Fronteiras na Argentina e no Brasil; 4) Aportes Contemporâneos aos Estudos Fronteiriços; 5)Operacionalização da Constelação Conceitual e Metodologia da Pesquisa em Fronteiras

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Estágio de Docência na Graduação I

Prática de estágio de docência na Graduação, em disciplina supervisionada pelo professor orientador. As atividades do estagiário incluem preparação e realização de aulas no Curso de Graduação pelo estagiário sob o acompanhamento do professor orientador. Disciplina obrigatória para bolsista da CAPES

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Estágio de docência na Graduação II

Prática de estágio de docência na Graduação, em disciplina supervisionada pelo professor orientador. As atividades do estagiário incluem preparação e realização de aulas no Curso de Graduação pelo estagiário sob o acompanhamento do professor orientador. Disciplina obrigatória para bolsista da CAPES

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Estágio docência na graduação

Prática de estágio de docência na Graduação, em disciplina supervisionada pelo professor orientador. As atividades do estagiário devem incluir observação de aulas, preparação e realização de aulas no Curso de Pós-Graduação, pelo estagiário. Disciplina obrigatória para bolsista.

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Formação docente: itinerários e narrativas

A disciplina procura refletir sobre a formação e atuação docente por meio de suas narrativas. De modo concomitante, há a reflexão e interpretação sobre aportes teóricos e metodológicos para interpretações de narrativas e construções de significados, assim como sobre as relações entre narrativa, formação docente e formação continuada. Compreende as relações entre diálogo interpretativo de narrativas, autoformação e reconstrução pessoal dos conhecimentos da área de atuação.

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GEOGRAFIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Abordagem geográfica de reconhecimento e visibilidade de espacialidades étnico-raciais; diferentes perspectivas conceituais e metodológicas que versam sobre a relação sociedade-espaço-raça inscritas na formação geográfica da sociedade brasileira por territorialidades negras e presença quilombola; pressupostos educacionais de enfrentamento ao racismo e na promoção de equidade de direitos na educação básica.

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GEOMORFOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. VISUALIZAÇÃO E CONCEITOS

Geomorfologia do Brasil e Rio Grande do Sul, retrospecto. Geomorfologia global mega geomorfologia do Rio Grande do Sul. Geomorfologia histórica, geomorfogênese do Rio Grande do Sul. Geomorfologia estrutural macroformas das paisagens do Rio Grande do Sul. Geomorfologia climática, regolito, solos, movimentos de massa, rios do Rio Grande do Sul. Águas subterrâneas, hidrogeologia do Rio Grande do Sul. Geomorfologia costeira, planície costeira do Rio Grande do Sul.

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GESTÃO INTEGRADA DE ÁREAS LITORAIS

Compreensão das relações físico-ambientais e sócio-econômicas dentro do conceito das Áreas Litorâneas numa abordagem das tendências para seu planejamento e gestão. Estudo dos setores costeiros e marinhos do ponto de vista do meio físico, das questões de ordem científica, política e jurídica, acompanhando as tendências mundiais de planejamento, gestão e gerenciamento ambiental e da utilização do potencial turístico e sócio-econômico, com enfoques direcionados a problemáticas da costa brasileira. Práticas de campo.

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Geocronologia e Evolução da Paisagem

O tempo para a formação das paisagens é um importante objeto de estudos da Geomorfologia e das ciências da terra em geral. Essa disciplina pretende trazer elementos sobre os processos e materiais envolvidos na evolução das paisagens superficiais e quais as possibilidades para datá-las. Os temas serão apresentados considerando o caráter cíclico da evolução das paisagens. Sendo assim, serão apresentados exemplos de paisagens brasileiras e internacionais, desde as mais antigas ainda emersas, geralmente nos escudos, até os elementos de paisagem mais recentes gerados por eventos de alta intensidade, como os movimentos de massa, enchentes e movimentos de geleiras, p.ex.. Serão apresentadas as atuais metodologias existentes para a datação de paisagens e para os cálculos de taxas de evolução, tendo como foco os métodos Siderais, Isotópicos, Radiogênicos, químicos e biológicos, Geomóficos e de correlação, com especial atenção para as cosmogênicas e de radiocarbono.

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Geografia Cultural: De Officiis

Análise interpretativa de possibilidades e fazeres na Geografia Cultural, considerando o histórico do campo e o contexto contemporâneo.

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Geografia Escolar e Tecnologias Digitais: interfaces pedagógicas

A disciplina apresenta e discute questões na conexão entre ensino de Geografia e tecnologias digitais, privilegiando abordagens inscritas na contemporaneidade e pretende-se oportunizar os estudantes proximidades com autores e questões recorrentes aos debates contemporâneos.

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Geografia Escolar: corpo, espacialidades e insurreição

A disciplina trará um breve debate da trajetória da Geografia Escolar. Oportunizará a discussão contextualizada entre visibilidade e visualidade por meio de políticas públicas. Apresentação dos dispositivos incidentes sobre o corpo estudantil e como possibilitar a insurreição por meio de colagens digitais.

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Geografia Política Contemporânea

Epistemologia da geografia politica. Territórios políticos. Escalas dos Estados-Membros, organizações regionais e subdivisões territoriais. Fronteiras: das fronteiras « zonas » às fronteiras « linhas ». Questões contemporâneas de fronteiras. Conflitos e violências políticas. Guerras inter-étnicas e guerras intra-estatais, guerrilha, terrorismo e revoluções.

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Geografia da acumulação capitalista

A produção capitalista do espaço e os desenvolvimentos geográficos desiguais; a lógica territorial do capitalismo histórico; a configuração espacial dos ambientes construídos; os limites do capitalismo, as crises e sua superação; a acumulação via espoliação de David Harvey.

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Geografia das Infâncias: a espacialização do viver

A disciplina propõe aprofundar estudos teóricos, metodológicos e epistemológicos do campo de Estudos da Infância, suas interfaces com a Teoria Histórico-cultural, com a Educação e a Geografia, ancoradas, principalmente, na espacialização da vida humana e na vivência espacial de bebês e crianças, com vistas a construir reflexões (im)pertinentes de pesquisas, nos liames dessas áreas de conhecimentos

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Geografia e complexidade

Introdução à complexidade e sistemas complexos. Cibernética e Teoria Geral dos Sistemas aplicadas à Geografia. Epistemologia da complexidade e sua aplicação no campo da Geografia. Introdução a Ecologia da Paisagem, geossistemas e geografia sistêmica. Geossistemas e unidades de paisagem. Mapeamento de unidades de paisagem. Escala e paisagem. Métricas da paisagem. Padrões espaciais de uso da terra. Padrões temporais de uso da terra. Análise espacial de mudanças de uso da terra. Modelos de mudanças de uso da terra.

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Geografia e comunicação: complexidade e interfaces pedagógicas

A disciplina apresenta dois blocos. O primeiro discute questões complexas na conexão entre comunicação e o ensino de Geografia, inseridas na Geografia Cultural. A segunda estuda o Espaço Geográfico na escola e suas categorias. Em todos os momentos analisa a complexidade dos arredores da escola inseridos no Espaço Geográfico, discutindo situações de ensino e buscando possibilidades.

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Geografia educadora e educação geográfica: conceitos e práticas

Reflexão conceitual e prática sobre os três nexos ideativos formadores do conceito de geração de ambiências: a relação meio 'em torno/meio entre', a interpretação instauradora, a relação dialógica das lógicas/dialógica do diálogo.

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Geografia: Teoria e Método

Abordagens teóricas e metodológicas em Geografia. As transformações do mundo após anos 70 do século XX, a concepção científica contemporânea. A Geografia brasileira e seus desdobramentos após os anos 2000. Os conceitos geográficos.

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Geografias Quilombolas e Educação para Relações Étnico-Raciais

Contextualização dos estudos da geografia e suas inter-relações com as políticas públicas e ações afirmativas. Abordagem geográfica de reconhecimento e visibilidade de espacialidades étnico-raciais. Pressupostos educacionais de enfrentamento ao racismo e na promoção de equidade de direitos na educação básica. Encadeamento de perspectivas espaciais participativas.

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Geografias: presença, imaginários e práticas espaciais

Geografia e geografias. Apropriação do espaço, imaginários e prática espacial. O contexto e o campo do estudo em Geografia Social. O sujeito (ator e agente) em paisagem, território e lugar.

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Geomorfologia e sua aplicação no reconhecimento do ambiente

Relevo no contexto do meio físico. Teorias geomorfológicas. Os métodos e as técnicas de análises geomorfológicas. Compatibilidade entre escala de trabalho e objetivos de pesquisa. Cartografia geomorfológica como instrumento de análise e síntese. Os processos morfodinâmicos e as alterações ambientais, em especial os ambientes urbanos. Prática de operacionalização e observação de campo.

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Geomorfologia: metodologia, mapeamento e sua aplicação em estudos ambien

O relevo no contexto do meio físico. Teorias geomorfológicas. Os métodos e as técnicas de análises geomorfológicas. Compatibilidade entre escala de trabalho e objetivos da pesquisa. Cartografia geomorfológica como instrumento de análise e síntese. Os processos geomorfológicos e as alterações ambientais, em especial no ambiente urbano.

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Geoprocessamento - I

Sistemas de Informações Geográficas: introdução, estrutura básica e componentes gerais. Estrutura de dados em um SIG: formatos vetorial e matricial. Formação dos planos de informação temáticos e numéricos. Georreferenciamento. Modelagem numérica do terreno (MNT). Métodos para modelagem espacial de variáveis geográficas: cruzamento de planos de informação. Previsão de cenários, o SIG como instrumento de planejamento.

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Gestão Integrada de Praias Turísticas

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Gestão e Gerenciamento da Zona Costeira

Compreensão das relações físico-ambientais e sócio-econômicas dentro do conceito de Zona Costeira numa abordagem das tendências para seu planejamento e gestão. Estudo dos setores costeiros e marinhos do ponto de vista do meio físico, das questões de ordem científica, política e jurídica, acompanhando as tendências mundiais de planejamento, gestão e gerenciamento ambiental e da utilização do potencial turístico e sócio-econômico, com enfoques direcionados a problemáticas da costa brasileira. Prática de campo.

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Identidade e Território

O territorio é uma obra humana, é um espaço apropriado tanto por si mesmo como por alguma coisa. O territorio é também a base geografica da existência social uma vez que toda a sociedade tem e produz seu territorio que é muitas vezes constituido por multiplos territorios, onde a identidade se expressa marcando e definindo seus limites na paisagem. A construção da identidade pelo territorio trará para o debate o espaço geografico produzido afetivamente, socialmente, culturalmente e simbolicamanet considerando praticas, usos e organização.

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Incursão por (G/g)eografias que nos causam

Geografia e geografias. Apropriação do espaço, imaginários e prática espacial. O contexto e o campo do estudo em Geografia Social. O sujeito (ator e agente) em paisagem, território e lugar.

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Introdução aos sistemas geomorfológicos proglaciais

A disciplina introduz a análise dos processos glaciais e a inter-relação entre processos, formas, sedimentos do sistema proglacial. Conceitos e métodos de análise geomorfológica proglacial e reconstrução paleoglaciológica para o Holoceno. Apresenta discussões sobre como as flutuações climáticas podem ser registradas em ambientes deposicionais glaciais.

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Liderança e Gestão Estratégica para Desenvolvimento Sustentável: sua apl

sua aplicação na Zona Costeira.

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Metropolização contemporânea

Estudos sobre a metropolização contemporânea e a produção do espaço nas metrópoles mundiais enfocando tendências e análises da metropolização na América Latina e brasileira.

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Metrópole e Globalização

Estudos sobre a metropolização contemporânea e a produção do espaço nas metrópoles mundiais enfocando tendências e análises da metropolização relacionada com a globalização.

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Metrópole e Globalização na América Latina

Estudos sobre a metropolização contemporânea e a produção do espaço nas metrópoles mundiais enfocando tendências e análises da metropolização relacionada com a globalização no continente latino-americano.

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Mundialização, Relações de Poder e Escalas Territoriais: o caso da União

o caso da União Europeia

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O Ensino de Geografia e Mídia

A disciplina apresenta e discute questões na conexão entre mídia e ensino de Geografia, privilegiando a abordagem inscrita na Geografia Cultural; pretende-se oportunizar aos estudantes a proximidade com autores e com questões recorrentes destes campos, bem como colocá-los em contato com debates contemporâneos sobre o tema.

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O currículo como espaço em construção

A disciplina se concentra em três eixos: Estudos de currículo, de Política Educacional e de Práticas Pedagógicas na escola. Apresenta o currículo da Escola Básica como resultado de articulações das políticas educacionais e práticas escolares. Analisa os estudos teóricos sobre o currículo; examina as políticas educacionais que impactam o currículo e discute as práticas pedagógicas que efetivam o currículo na escola.

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O pós-estruturalismo no ensino de Geografia

A disciplina analisa as implicações do Pós-estruturalismo no ensino de Geografia numa tentativa de responder quais seriam as aproximações dos estudos foucaultianos, e do paradigma da complexidade, a essa linha de pesquisa? O curso se desenvolverá tomando por base alguns conceitos e referenciais teóricos subjacentes Foucault e Morin, tratando de a) problematizar os alicerces sob os quais essas premissas foram construídas; b) empreender uma arqueologia discursiva e genealógica do ensino de Geografia; c) discutir sua vinculação tanto à contemporaneidade quanto ao pensamento complexo aplicados ao Ensino da Geografia; d) sinalizar alguns cenários possíveis, por meio das lentes analíticas da Filosofia da Diferença aplicados ao Ensino da Geografia.

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OS MÚLTIPLOS CONTEXTOS DA APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA

Diferentes possibilidades temáticas e metodologias de ensino nos processos de construção do conhecimento geográfico. Ações pedagógicas que envolvem desde a estrutura epistêmica do ensino de Geografia até práticas contextualizadas para a Educação Básica.

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Paisagens

Resgate histórico e etmológico do conceito de paisagem. A paisagem como forma de expressão nas artes e na ciência. A paisagem, dos naturalistas aos geógrafos. Construção de modelos teórico-metodológicos integrados da paisagem. Métodos e técnicas aplicadas pela fotografia no registro da paisagem.

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Paleoclimatologia

A disciplina introduz os vários métodos de reconstrução paleoclimática para o período Quaternário e discute a historia das mudanças ambientais deste período. Ênfase é dada às aplicações e a historia ambiental dos últimos dez mil anos (Holoceno), e ao registro do impacto da atividade humana. Desta maneira, a disciplina objetiva a qualificação de profissionais capazes de fazer analises interdisciplinares sobre as mudanças no ambiente físico no passado recente e no presente.

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Paleoclimatologia e mudanças climáticas nas Shetlands do Sul, Antártica

A disciplina introduz alguns métodos de obtenção de registros paleoambientais para o período Quaternário. A disciplina traz uma introdução sobre os avanços e desafios no entendimento do contexto das mudanças ambientais do Quaternário na região das Shetlands do Sul (Antártica Marítima), com ênfase na história ambiental dos últimos dez mil anos (Holoceno) e ao impacto das mudanças climáticas na Criosfera.

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Pedologia e Ambiente

Características dos solos nos grandes domínios morfoclimáticos do Brasil.Ocupação e uso dos solos nas diferentes regiões brasileiras.Uso do solonos grandes biomas no Brasil e sua sustentabilidade.

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Percursos Investigativos no Ensino da Geografia

O Seminário oportunizará a discussão contextualizada da articulação entre fundamentos teóricos, pesquisa empírica e escrita acadêmica a partir da apresentação dos diferentes projetos em andamento no grupo e da leitura de textos diversos sobre a temática em foco.

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Pesquisa em Ensino: temáticas e metodologias

Discussão de diferentes temáticas relativas a pesquisas na linha de ensino. Leitura e entendimento de referenciais que envolvem as temáticas discutidas. Apresentação de propostas de pesquisas. Compreensão das principais metodologias utilizadas em pesquisas na educação. Análise da aplicabilidade social de pesquisa em ensino.

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Planejamento territorial e desenvolvimento regional

Conceitos, métodos e instrumentos de planejamento territorial e desenvolvimento regional. As diferentes visões do desenvolvimento, a importância do planejamento e da dimensão territorial. A evolução da ciência regional. O papel do Estado e o marco legal do planejamento. Planejamento territorial e desenvolvimento regional – dinâmicas territoriais, políticas públicas e repercussões territoriais.

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Planejamento, Gestão e Educação Ambiental em Espaços Territoriais Especi

As trajetórias das propostas de proteção do patrimônio natural em âmbito internacional e nacional. Os primórdios da constituição das áreas protegidas. Definição e Finalidade dos Espaços Territoriais Especialmente Protegidos (ETEPS) stricto sensu e lato sensu. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Conflitos Socioambientais em Áreas Protegidas. Participação Social na Elaboração do Plano de Manejo e Gestão. Metodologias para Educação Ambiental nas Unidades de Conservação.

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Políticas Territoriais Contemporâneas

A crise do Estado Desenvolvimentista. A democracia contemporânea. Múltiplos centros de poder. Atores, usos políticos e gestão do território. As diferentes vias de reforma do Estado no Brasil pós 1988. O processo de estruturação-reestruturação do território, macro e micro políticas de desenvolvimento e novos usos do território. As escalas geográficas de poder. Estudos de caso.

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Processamento de Imagens e Sensoriamento Remoto em Análise Ambiental

Imagens de sensoriamento remoto como fonte de dados para estudos da superfície terrestre. Aplicações de processamentos de imagens digitais para estudos ambientais. Monitoramento de fenômenos dinâmicos por meio de imagens digitais. Estudos de realce por meio de manipulação de histograma e operações aritméticas das imagens multiespectrais. Filtragem de freqüências espaciais. Interpretação de imagens transformadas por Componentes Principais com vistas à análise ambienta!. Aplicação de métodos de classificação automática para fins de levantamentos de dados ambientais.

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Processos contemporâneos da produção da forma urbana

A disciplina trata dos processos contemporâneos da produção da forma urbana, com ênfase no fenômeno da dispersão urbana e da emergência de novas territorialidades nas chamadas novas centralidades e novas periferias. Serão apresentados casos de cidades européias (mediterrâneas e norte-americanas). Especial atenção será dada à análise desses processos e suas conseqüências nas cidades e metrópoles latino-americanas.

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Processos de dinâmica superficial e riscos naturais associados

A disciplina trata dos processos que modificam a superfície da terra, agindo na interface entre a hidrosfera, a atmosfera e litosfera. O resultado dessa modelagem, a paisagem, é estudada em termos de estrutura, processo e tempo, estabelecendo alterações provocadas pela atividade humana e os riscos naturais que podem ocorrer.

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Projetos e Pesquisas em Geografia

A elaboração e o desenvolvimento de projetos e pesquisas em Geografia. A importância da delimitação do tema, objetivos e hipóteses de pesquisa. O emprego correto dos métodos, técnicas e referenciais nos trabalhos acadêmicos. Elaboração e utilização dos instrumentos de pesquisa e preparação para o trabalho de campo em Geografia.

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Questão agrária brasileira

A evolução do problema agrário brasileiro, sua relação com a história da propriedade da terra e suas consequências políticas, econômicas, sociais e ambientais. As alternativas e os desafios propostos na busca de uma resposta a uma reinvidicação tão antiga quanto martirizante, da sociedade brasileira: a Reforma Agrária.

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Questão agrária e a apropriação territorial no Brasil

O mapa como espaço de representação no modo de produção capitalista. A propriedade privada e renda da terra no Brasil, relações de produção e de trabalho. Sujeitos sociais e conflitos de terra, a partir do debate sobre a reforma agrária, grilagem, luta pela terra e território. Trabalho de campo.

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Recursos hídricos e ambiente

O ciclo hidrológico e a intervenção antrópica. Contaminação das águas. Avaliação da qualidade das águas. Gerenciamento dos recursos hídricos; os comitês de bacia e o manejo integrado de bacias hidrográficas.

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Reforma do Estado e Reestruturação Territorial

Crise do Estado Desenvolvimentista. A democracia contemporânea. Múltiplos centros de poder. Atores, usos políticos e gestão do território. As diferentes vias de reforma do Estado no Brasil pós 1988. O Estado de corte comercial e regulador O processo de estruturação-reestruturação do território e as macro e micro políticas de desenvolvimento. As escalas geográficas de poder. Estudos de caso.

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SIG APLICADO A SAÚDE

Esta é uma disciplina introdutória que dará noções sobre geoprocessamento, o qual pode ser entendido como o conjunto de métodos, técnicas e metodologias desenvolvidas para trabalhar sobre representações computacionais do espaço que possuem suporte operacional nos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados a saúde.

Professores

Semin. Tem.: Reforma do Estado e reestruturação territorial

Crise do Estado Desenvolvimentista. A democracia contemporânea. Múltiplos centros de poder. As diferentes vias de reforma do Estado no Brasil pós 1988. O Estado de corte comercial e regulador. O processo de estruturação-reestruturação do território e as macro e micro políticas de desenvolvimento. As escalas geográficas de poder. Estudos de caso.

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Seminario Temático: Percursos investigativos em Geografia

O Seminário oportunizará a discussão contextualizada da articulação entre fundamentos teóricos, pesquisa empírica e escrita acadêmica a partir da apresentação dos diferentes projetos em andamento no grupo e da leitura de textos diversos sobre a temática em foco.

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Seminário Temático: Cartografia e análise de dados espaciais

Cartografia como ferramenta de análise espacial. Linguagem cartográfica. Visuallzação cartográfica. Dados geográficos. Fundamentos de análise espacial. Descrição de padrões em dados espaciais. Relacionamentos entre as diferentes variáveis geográficas.

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Seminário Temático: Concepções teóricas em Geografia

Abordagens teórico-metodológicas: a construção conceitual na obra de Milton Santos.

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Seminário Temático: Geomorfologia da França

O objetivo é mostrar quais são os fatores que determinam as formas do relevo da França. Pode-se considerar que a escala de detalhe a ser apresentada deste tema é bastante grande, se compararmos a França ao tamanho do Brasil, já que a característica dos relevos é examinada para uma área de algumas centenas de milhares de quilômetros quadrados (550.000 quilômetros quadrados).

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Seminário Temático: Metodologia da Pesquisa e da Intervenção Geográfica

En el contexto de las múltiples necesidades investigativas que emergen del campo geográfico, se hace necesario levantar y evaluar diseños de indagación que movilicen cuerpos teóricos y técnicas de recolección-análisis apropiadas. Considerando lo anterior, este curso pretende permitir un debate en torno a las principales modalidades de investigación que son parte de las discusiones espaciales, poniendo énfasis en su vinculación con los procesos de intervención geográfica.

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Seminário Temático: Práticas em Ambiências

Aprofundar tópicos relacionados ao conceito de geração de ambiências, através de vivências e relatos reflexivos no encontro entre práticas em geografia e educação.

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Seminário Temático: TRANSFRONTEIRIZAÇÕES NA AMÉRICA DO SUL

Ações do Estado, atores e políticas públicas territoriais de defesa no contexto das transfronteirizações sul-americanas. Planejamento, cidades e defesa na fronteira. Processos de transfronteirizações e políticas territoriais de desenvolvimento regional e defesa.Novas dinâmicas territoriais regionais transfronteiriças sul-americanas considerando-se ações de múltiplos atores - Estado em suas diversas escalas e instituições, organizações civis, capital privado, etc) nos cenários nacional do Brasil e na macrorregião da Bacia do Prata / Arco Sul.

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Seminário Temático: Territórios-resistência do povo e regiões alvo do ca

Participamos nas ultimas duas décadas de uma notável reconfiguração social e política de numerosas localidades em todas as regiões brasileiras e nos países vizinhos : os territórios onde moram e de onde tiram seu sustento e sua identidade os grupos nativos, as comunidades étnicas, as famílias de agricultores, os ribeirinhos, pescadores e marisqueiros, os coletores de produtos florestais, entre outros - ficaram no alvo dos grandes grupos capitalistas. Que ali pretendem consolidar o seu avanço por meio dos projetos de investimento em infra-estrutura e na ampliação de atividades econômicas de grande escala, etapas do circuito global de acumulação. Projetos anunciados, ou em fase de autorização ou licenciamento, ou já na etapa de implantação física, nos setores da mineração e metalurgia, do petróleo e do gás, do agro-negócio (incluindo as “fazendas” de piscicultura e de criação de crustáceos – e - as plantações industriais para a produção de combustíveis vegetais e para o suprimento da industria de celulose); mais as usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas, e os eixos de transportes rodoviários, ferroviários, e de navegação fluvial e marítima, dentre outros.

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Seminário Temático: Trabalho de Campo e Ambiências

A relação entre trabalhos de campo e o encontro entre geografia, educação e a geração de ambiências, com ênfase à produção e análise de imagens.

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Seminário de Pesquisa: Análise Ambiental, Análise Territorial e Ensino d

Métodos e técnicas de pesquisa em Geografia. Política de pesquisa no Brasil e seus órgãos financiadores nacionais e internacionais.Formação de pesquisadores. Projetos, grupos e redes de pesquisa. Práticas de investigação teórica, de laboratório e de campo. Resultados principais e tipos de publicação. Principais projetos de pesquisa de docentes credenciados no POSGEA, colaboradores e de redes de pesquisa. A contribuição de pesquisas geográficas para problemas sócio-ambientais e do ensino.

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Seminário de Pesquisa: Análise Territorial/Geografia e Educação

A descrever

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Seminário temático: Metodologia da Pesquisa em Geografia I

Disciplina de orientação.

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Seminário temático: Metodologia da Pesquisa em Geografia II

Atividade de orientação.

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Seminário temático: estudos aplicados à geomorfologia glacial

A disciplina introduz conceitos e métodos de análise geomorfológica proglacial e reconstrução paleoglaciológica para o Holoceno. Desta maneira, a disciplina objetiva a qualificação de profissionais capazes de fazer analises interdisciplinares sobre as mudanças no ambiente físico no passado recente e no presente.

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Sensoriamento remoto, biogeografia e meio ambiente

Fundamentos ecológicos da distribuição geográfica das espécies vegetais. Ecossistemas. Resposta espectral dos alvos terrestres em imagens de satélite. Utilização de imagens de satélite em estudos do meio ambiente: transformações matemáticas e classificação de imagens multiespectrais. Mapeamento de fitofisionomias. Detecção de áreas queimadas. Álgebra de mapas para modelagem da paisagem. Impactos ambientais e climáticos sobre a vegetação. Análise multitemporal da fenologia.

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Temas Contemporâneos no Ensino da Geografia

A disciplina apresenta e discute temas contemporâneos para estabelecer conexões com o ensino de Geografia e também se pretende oportunizar os estudantes proximidades com estudos e pesquisas realizadas por autores da área de ensino de Geografia.

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Teoria da geografia crítica em uma perspectiva histórica

Esta disciplina percorre alguns dos principais debates teóricos entre geografia, marxismo e teoria anarquista. Partindo do início do século XX, nos detemos na década de 1980 explorando quais as principais contribuições teóricas do que veio a ficar conhecido como geografia crítica.

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Território e Ecossistema Turístico - relações com a Geografia

A disciplina trata do estudo ecossistêmico para apreensão do Turismo como um campo transdisciplinar que permite na trama do território e da cultura fundar uma epistemologia social cujo objeto e seu método necessita de novos olhares

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Território, Autonomia e Pensamento Decolonial

Disciplina de caráter teórico-prático que propõe uma reflexão a partir do diálogo entre os pressupostos do Pensamento Decolonial e da Geografia, enfatizando o território e as territorialidades como constituintes da autonomia dos povos e comunidades, ressaltando os conflitos com o pensamento hegemônico moderno-colonial e as lutas de resistência na América Latina.

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Território, sociedade e cultura

As relações sociedade-espaço e suas implicações. Dinâmicas territoriais da sociedade. Identidades culturais e representações sociais na construção das territorialidades humanas.

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Territórios Corporativos e Conflitos Socioambientais na América Latina

O uso corporativo dos territórios. Re-primarização da economia e a importância dos recursos naturais na América Latina. A ação das grandes corporações. O papel do Estado. Os conflitos socioambientais.

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Territórios do Vinho

O significado das Tradições e da cultura do vinho. Vinho enquanto elemento do patrimônio. Oterroirvitivinícola e sua impotância para a constituição dos teritórios do vinho. Enoturismo como agente fortalecedor do território do vinho. Em busca de uma Vitivinicultura Sustentável. A Borgonha (climats) no contexto da Chaire-UNESCO. As Paisagens viticolas das diferentes regiões brasileiras. A importância das Igs apar o fortalecimento dos territorios do vinho.Exemplos deTerritorios do vinho no mundo.

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Transnacionalidades, translocalidades e transculturalidades

A configuração atual do mundo para além do Estado-nação. Os mundo cotidianos. Os conceitos interdisciplinares de transnacionalidades, translocalidades e transculturalidades. Exemplos empíricos de vivências em formas translocais e transnacionais. A função da territorialização cultural na produção de espaços transnacionais e translocais.

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Troca de saberes para pensar a aprendizagem em geografia

A disciplina apresentará diferentes possibilidades temáticas e metodologias de ensino para a construção do conhecimento geográfico. Será feita a discussão teórica sobre/a partir de ações pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica, contextualizando-as.

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Tópico Especial: Sentipensar con la tierra

Territorialidade e cosmovivência: língua, pensamento, política e decolonialidade na América/Abya Yala

Partimos da ideia de que cada cultura só se constitui como tal em virtude de sua construção territorial, ou seja, a comunidade humana só emerge a partir do processo pelo qual coletivamente territorializa um lugar, de forma que não há cultura sem território. Agora, territorializar um lugar envolve estabelecer socialmente uma visão sobre ele, e é desta forma que, enquanto o espaço é territorializado pela comunidade, esta vai configurando e ordenando sua totalidade como seu universo material e simbólico. Ou seja, toda territorialização gera, no mesmo processo, a conformação de uma cosmovisão que será específica da comunidade que assim a gerou. Por outro lado, territorializar o lugar envolve criar, a partir da perspectiva da cosmovisão, os caminhos, isto é: as relações para a produção dos bens que podem ser gerados no local, bem como instrumentos e até mesmo as técnicas e ferramentas necessárias para produção. Mas também e acima de tudo, a ordem das relações sociais e o horizonte ético da comunidade. É este processo que chamamos de territorialidade, que em seu exercício sempre se manifesta como cosmovivência da comunidade. A vida de uma comunidade humana é, assim, a constante interação transformadora entre cosmovisão e cosmovivência que, ao final, é expressada e registrada verbalmente, ou seja: a comunidade humana geo-grafa o lugar ao mesmo tempo em que o territorializa. Portanto, territorializar implica nomear o lugar, e esse será uma expressão da forma ou perspectiva a partir da qual vemos o mundo que assim nomeamos. Além disso, e finalmente, tudo isso está estruturado em discursos com os quais a comunidade percebe não só o processo de conhecimento que possibilita a territorialização e a criação de territorialidades, mas que tais discursos constituem o imaginário e a cartografia verbal que compõem a memória e a história dos povos, que é transmitida a partir de suas experiências passadas e presentes em razão da persistência de suas cosmovisões e territorialidades no tempo. E tudo isso, enquanto estar e fazer da comunidade humana em constante movimento, inseparavelmente contínua, expressado na sua linguagem e cultura, que é o que chamamos “sentipensar com a terra”.

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Tópico Especial: que podem fazer os professores de Geografia no Ensino B

As representações sociais do ensino da Geografia (Guião dos problemas básicos. Qual é a representação social de uma classe de Geografia no ensino básico. Os modelos de turmas e salas de Geografia no ensino básico. Sociologia e Geografia: bases teóricas para o estudo dos centros escolares). Os princípios básicos para uma alternativa pedagógica na didática da Geografia (Do estudo do sistema escolar ata a avaliação da aprendizagem. Para que servem as provas externas? Os projectos curriculares como modelos de organização didáticos. A Geografia na análise genética das matérias escolares).

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Tópico Temático - Indicadores para a avaliação da paisagem...

Indicadores para la evaluación del paisaje en el ordenamiento y la planificación territorial

Fundamentos teórico-metodológicos de la Geoecología. Caracterización y análisis de los paisajes. Métodos para el análisis de los paisajes: el estudio de la estructura, funcionamiento y dinámica de los paisajes. Métodos para el análisis de los peligros y la vulnerabilidad. Pronóstico y propuesta de uso del paisaje. El Modelo de Ordenamiento Ecológico Territorial: métodos para la evaluación del uso de los paisajes, las políticas ambientales, los criterios ecológicos y las Unidades de Gestión Ambiental (UGAs).

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Tópico Temático - Pesquisa Qualitativa: aplicações em Geografia

Projeto de pesquisa. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Pesquisa qualitativa e geografia. Metodologias/técnicas/instrumentos da pesquisa qualitativa. Planejamento da pesquisa qualitativa. Confiabilidade da pesquisa qualitativa.

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Tópico Temático: Biocrostas de Solos Arenosos

Crostas biológicas de solos e sua caracterização. Efeitos associados a monocultivos arbóreos e agropecuária em solos arenosos com biocrostas no extremo Sul do Brasil. Estudo em campo e laboratorial de biocrostas de solos arenosos.

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Tópico Temático: Ensino de Geografia, Construção do Conhecimento e Forma

O Seminario tem o objetivo assumido de contribuir para a discussão de perspetivas e vivencias desenvolvidas noutros países, num confronto reflexivo com a própria realidade brasileira no domínio da educação geográfica.

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Tópico Temático: Geografias do Corpo

A concepção do espaço como experiência corporalizada é o que está em questão: o corpo é um importante elemento do espaço geográfico que, indissociavelmente, transforma e é transformado por esse. Nosso corpo não é apenas um meio no qual armazenamos e processamos as informações: a construção metafórica e conceitual se estabelece no corpo a partir das experiências apreendidas cognitivamente. Mais do que um exercício de flexão gramatical de número, o deslocamento de uma Geografia dos Corpos em direção às Geografias do Corpo é aqui uma importante prática epistemológica e metodológica – em tempo, o corpo é compreendido como o objeto da experiência e sujeito que a incorpora. Partindo do pressuposto de que uma geografia dos corpos se fundamenta na diversidade do sujeito genérico espacialmente distribuído, as Geografias do Corpo emergem da experiência humana na diferença.

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Tópico Temático: O Espaço agrário brasileiro e a reforma agrária

As transformações do espaço agrário brasileiro decorrente da política de Reforma Agrária implantada no Brasil com destaque ao processo de re-territorialização e re-construção da identidade das famílias assentadas. As diferentes alternativas de produção dos assentamentos enquanto fator de inserção no processo produtivo de menor impacto ambiental e de recomposição econômica das famílias.

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Tópico especial: cartografia temática

O geógrafo que procura descrever e compreender a distribuição espacial dos fenômenos sociais ou ambientais e sua evolução ao longo do tempo pode apoiar-se em uma série de conceitos, ferramentas, modelos e teorias . A cartografia é uma das ferramentas privilegiadas e fundadoras da disciplina. Seja qual for o mapa temático a ser feito, desde sua concepção até a sua conclusão, em papel ou na tela, manual ou automaticamente, é importante conhecer alógica da produção cartográfica.

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Tópico temático: Processos contemporâneos da produção da forma urbana

A disciplina trata dos processos contemporâneos de produção da forma urbana, com ênfase no fenômeno da dispersão urbana e da emergência de novas territorialidades nas chamadas novas centralidades e novas periferias.

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Tópicos Especiais: Geografia Humanista Cultural

A disciplina trata da evolução da Geografia Humanista Cultural. Os seus conceitos orientadores: cultura, identidade, símbolos culturais e a sua materialização no espaço. As categorias geográficas na abordagem da geografia humanista Cultural: a paisagem cultural, a região cultural e o regionalismo, território e territorialidades, lugar como lugaridade.

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Urbanização e Desenvolvimento Socioespacial

A dinâmica territorial brasileira. O processo de urbanização como vetor de desenvolvimento socioespacial. A questão da sustentabilidade na sociedade urbana contemporânea. Estruturação, produção e gestão do espaço urbano.

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Zoneamento ambiental como estratégia metodológica de planejamento e gest

Análise geográfica integrada. Geografia e planejamento. Zoneamento ambiental e conceitos correlatos. Importância e limitações do zoneamento. Pressupostos legais do zoneamento ambiental no Brasil. A experiência da Geografia alemã no zoneamento ambiental/territorial. Subsídios necessários ao zoneamento ambiental. Geotecnologias aplicadas ao zoneamento. Exemplos e atividades práticas.

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Áreas úmidas e Sensoriamento Remoto

Conceituação e análise de áreas úmidas. Análise de padrões de áreas úmidas, paisagens associadas e diagnóstico ambiental por meio de sensoriamento remoto e geoprocessamento.

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