Formação Continuada de Professores

Dr. Antônio Carlos Castrogiovanni (Permanente)
http://lattes.cnpq.br/7721027764504488


Projetos principais de pesquisa:

• Geografia e Cartografia escolar no Ensino Básico: uma relação complexa - percursos e possibilidades
• Formação Continuada


Parcerias nacionais / internacionais e apoios principais:

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil; CNPq

 

Outros grupos de pesquisa e laboratórios:

Turismo, Planejamento Participativo e Educação-UFRGS

Dra. Ivaine Maria Tonini (Permanente)
http://lattes.cnpq.br/2416351850540491


Projetos principais de pesquisa:

Educação geográfica e práticas pedagógicas dos professores de geografia de Florianópolis SC
• Geografia e Múltiplas Linguagens: contribuições para as práticas escolares contemporâneas
• Nós propomos cidadania
• Viver na cidade com mais idade
• Formação continuada de professores


Parcerias nacionais / internacionais e apoios principais:

Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil; Universidade Federal de Sabta Catarina - UFSC; Universidade de Lisboa, Portugal; Universidad de Valencia, Espanha; FORPROF/ MEC, Brasil

 

Outros grupos de pesquisa e laboratórios:

Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade-UFRGS;
Ensino de Geografia, formação docente e diferentes linguagens-UDESC; Núcleo de Estudos em Educação e Geografia - FACED/UFRGS

Dra. Ligia Beatriz Goulart (Colaboradora)
http://lattes.cnpq.br/4268182061459758

Projetos principais de pesquisa:

• Trajetórias Criativas
• Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID Pedagogia

Dr. Nestor André Kaercher (Permanente)
http://lattes.cnpq.br/4218425276153727

Projetos principais de pesquisa:

Geografia e Múltiplas Linguagens: contribuições para as práticas escolares contemporâneas


Outros grupos de pesquisa e laboratórios:
Educação e didática da geografia: práticas interdisciplinares-USP

Dr. Nelson Rego (Permanente)
http://lattes.cnpq.br/8058499651832918

Projetos principais de pesquisa:

Geração de ambiências – Projeto permanente que abriga orientações de graduação e pós-graduação e relações com extensões pontuais.
Corpo, Paisagem e Memória – Projeto referente ao convênio entre os Programas de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade do Minho, Portugal


Parcerias nacionais / internacionais e apoios principais:

CAPES; CNPq

 

Outros grupos de pesquisa e laboratórios:

Rede Núcleo de Estudos em Espaço e Representação, NEER – A Rede articula projetos e grupos de pesquisa de 20 universidades brasileiras (UFRGS, UFSM, FURG, ULBRA-RS; PUC-MG, UFU-MG; UFAM- AM; UFBA, UNEB-BA; UERJ, UFF- RJ; UFMS-MS; UFG-GO; UFPR, UEPG-PR; UNIR-RO; UFPB-PB; UFMT-MT; UFCE-CE; UFTO-TO), com as seguintes temáticas/abordagens: Nova Geografia Cultural; Geografia Humanista; Estudos de Percepção e Cognição em Geografia; Geografia das Representações;  Geografia Social; Geografia da Religião; Geografia Escolar: Representações e Ensino; Teoria e Método na Geografia Cultural e Social. 

http://www.neer.com.br/

Dra. Roselane Zordan Costella (Permanente)
http://lattes.cnpq.br/7918673931871866

Projetos principais de pesquisa:

O desenho do exame nacional do ensino médio (ENEM) e a representação deste desenho na escola de educação básica;
Ensino de geografia, formação docente e diferentes linguagens;
Programa institucional de bolsa de iniciação à docência;
O ENEM enquanto proposta curricular;
Leitura competente do espaço geográfico;
Cartografia escolar;
Estreitando relações entre a universidade e a escola: um desafio para a formação docente;
Formação continuada de professores.