Você está aqui: Página Inicial Cursos

Os Cursos

Saiba mais sobre os cursos disponibilizados

 

O Programa Português para Estrangeiros da UFRGS oferece cursos divididos em três níveis: Básico, Intermediário e Avançado. Os níveis correspondem à complexidade do estudo do português e das habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno: 1. conhecimento dos recursos linguísticos — compreensão, conversação, leitura e gramática e 2. conhecimento dos usos desses recursos linguísticos.

 

No nível Básico os alunos desenvolvem as habilidades básicas de leitura, escrita e conversação. Este nível é composto por duas etapas: Básico I (iniciantes em português), Básico II (estudo de estruturas básicas do português em conversação, leitura e produção textual) e Básico para falantes de espanhol (curso direcionado para alunos falantes de espanhol). O nível Intermediário corresponde ao estudo de estruturas complexas do português. O Intermediário também é dividido em três etapas: Intermediário I (estudo de estruturas complexas do português em conversação, leitura e produção textual), Intermediário II (estudo de estruturas complexas do português em conversação, leitura e produção textual como também discussões acerca dos sentidos e diferentes usos linguísticos, o que atribui mais complexidade à etapa Intermediário II) e Intermediário para falantes de espanhol (curso direcionado para alunos falantes de espanhol). O nível Avançado é o último nível oferecido pelo Programa Português para Estrangeiros da UFRGS. No nível Avançado, o aluno realiza o estudo de estruturas complexas do português em debates, leitura de textos de jornal e textos acadêmicos, como também a produção textual se concentra em usos de marcadores de opinião e diferentes sentidos das estruturas do português em discussões sobre temas da cultura e da sociedade brasileira.

 

Também é oferecido aos alunos da Graduação em Letras e profissionais já graduados em Letras e Ciências Humanas em geral o curso Seminário de Formação de Professores de Português como Língua Adicional (PLA).