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Nível Avançado

Conteúdos do curso Avançado

 

AVANÇADO

 

CINEMA BRASILEIRO II
A disciplina Cinema Brasileiro II é oferecida para alunos do Intermediário II. O objetivo da disciplina é aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre Cinema Brasileiro abordando cultura, linguagem e diferentes temáticas visando a ampliação do repertório cinematográfico e o conhecimento sobre diversos aspectos do país e da língua.

 

• Os filmes brasileiros estudados possuem mais complexidade comparado aos filmes do Cinema Brasileiro I. Os filmes apresentam diversos sotaques, a forte variação linguística (falas de diferentes regiões do Brasil), polifonia (diferentes vozes). Também é estudado o cinema independente;
• Atividades: Assistir os filmes brasileiros e discutir enredo e aspectos culturais, sociais e estéticos dos filmes.

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ORAIS TRADICIONAIS
A disciplina consiste na contação de histórias orais tradicionais (fábulas, contos populares orais, causos, lendas, mitos, etc...), que são histórias que passam de geração para geração (transmissão oral), parte do conhecimento popular. Através do contato com as histórias, busca-se uma reflexão sobre aspectos da cultura brasileira e da cultura dos próprios alunos-narradores; discussão sobre a forma como o imaginário popular é representado, em contraste com a cultura do aluno. Lança-se mão da identificação e prática de aspectos relevantes das histórias orais, como a caracterização das personagens; identificação do narrador; identificação de recursos (rituais, ritmo, expressões corporais, objetos cênicos) utilizados nas performances de contação de histórias; identificação do tipo de linguagem utilizada na contação (epítetos, repetições e retomadas, tempos verbais, falas, parlendas, provérbios, expressões idiomáticas, entre outros). Promove-se um espaço para o popular, para a imaginação e para o lúdico no momento da contação e da leitura.

 

• Contar e ouvir histórias;
• Expor o aluno a histórias orais tradicionais do Brasil e de outros países (compreensão oral e escrita através do gênero conto popular tradicional e outras histórias – fábulas, contos orais, lendas, mitos, poesias, canções, parlendas, etc.);
• Promover o reconhecimento e a reflexão de aspectos da cultura e da história do Brasil, bem como dos países de origem dos estudantes;
• Desenvolver habilidades orais de produção e compreensão (contar, narrar, relatar, improvisar e ouvir) e as demais habilidades (ler e escrever);
• Desenvolver a percepção do corpo e do espaço para a contação (desinibição em público);
• Propor uma reflexão sobre o que caracteriza um texto como conto popular;
• Reconhecer e sistematizar aspectos lingüísticos envolvidos na contação de histórias (passados perfeito e imperfeito – do indicativo e do subjuntivo, discursos direto e indireto, etc.);

 

CULTURA BRASILEIRA
A disciplina Cultura Brasileira tem como objetivo o reconhecimento e a discussão de aspectos da cultura e da história do Brasil através de textos, áudios e vídeos, promovendo a reflexão da cultura brasileira com a cultura do aluno.
• Estudo e reflexão dos aspectos da cultura brasileira a partir da História, Geografia, cinema, canção, literatura, etc.

 

ESTUDOS AVANÇADOS DO TEXTO
A disciplina de Estudos Avançado do Texto visa a dar continuidade ao aprofundamento e à sistematização das habilidades linguísticas e de estruturas complexas da língua, para que o aluno alcance um desempenho avançado.

 

• Aprofundar o desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, ouvir e falar;
• Sistematizar fundamentos lingüísticos nos níveis sintático, semântico e pragmático e associá-los às necessidades comunicativas de uso da língua;
• Compreender estruturas complexas da língua portuguesa visando fluência oral e escrita;
• Desenvolver a compreensão de diferentes tipos de textos em diferentes registros;
• Desenvolver a produção escrita de diferentes tipos de texto em diferentes registros;
• Aprimorar linguisticamente os estudantes para que possam acompanhar as aulas nos cursos oferecidos pela Universidade;
• Proporcionar o reconhecimento e a discussão de aspectos da cultura brasileira.

 

ESTUDOS DIRIGIDOS
A disciplina Estudo Dirigidos é direcionada a alunos de nível avançado que tenham interesse em ler textos mais longos e de diferentes gêneros, a fim de aprimorar suas habilidades de leitura, produção escrita, produção oral e compreensão, em atividades que abordam temas mais complexos e de relevância contemporânea. Os temas e a sistemática das aulas são definidas, inicialmente, entre professor e alunos, a fim de que se estabeleça quais são os interesses de estudo do grupo.
• O curso visa proporcionar aprendizado de língua portuguesa pela apreciação de objetos artísticos e culturais do Brasil relacionados aos temas em estudo – o estudo da língua e de fenômenos culturais contemporâneos são colocados em pauta.
• O objetivo do curso é que se desenvolva em torno de um projeto do grupo, de um trabalho coletivo que demonstre as aprendizagens progressivas durante o semestre – linguísticas e culturais.
• Os objetos de estudo deste curso são variados: textos, saídas a campo, visitas a exposições, cinema, contato com textos literários.

 

LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA
A disciplina Leitura e Escrita Acadêmica é recomendada para estrangeiros que realizam intercâmbio na graduação e pós-graduação da UFRGS. Na disciplina realiza-se o estudo de gêneros orais e escritos que circulam no meio acadêmico, bem como com as práticas sociais permeadas pelos gêneros neste meio. O foco do trabalho nessa disciplina é desenvolver as competências de produção e compreensão de textos orais e escritos dos alunos facilitando sua inserção no meio acadêmico brasileiro e proporcionando um melhor aproveitamento das disciplinas cursadas no intercâmbio.

 

LITERATURA BRASILEIRA II
A disciplina Literatura Brasileira II consiste na leitura e discussão de textos literários de autores modernos e contemporâneos da literatura brasileira (Literatura Brasileira a partir do século XX). Através da análise dos textos, busca-se uma reflexão sobre aspectos da cultura brasileira; discussão sobre a forma como temas da realidade são representados e uma comparação dessa realidade com a cultura do aluno. Identificação e análise de aspectos relevantes do texto literário como caracterização dos personagens; posição do narrador; contexto criado na história; tipo de linguagem utilizada e observação dos elementos a partir dos quais se desenvolve a ação (personagem, acontecimento, espaço, entre outros). Aperfeiçoamento da língua portuguesa através da leitura e escrita. Análise do uso da língua no texto e do papel dos recursos linguísticos para a atribuição de sentidos e do tom do texto. Desenvolvimento da habilidade oral através da exposição de opiniões, interpretação e argumentação.

 

• Propiciar o contato e estudo de autores brasileiros modernos e contemporâneos;
• Contextualizar historicamente as obras trabalhadas;
• Propiciar o contato com aspectos da cultura brasileira;
• Propor uma reflexão sobre contrastes/diferenças culturais relacionando a situação apresentada no texto com a realidade da leitura;
• Aprimorar a habilidade da leitura;
• Expor o aluno à linguagem literária visando o desenvolvimento da capacidade de compreensão e interpretações variadas;
• Promover o uso da língua portuguesa através da discussão sobre os temas dos textos e de atividades de produção textual;
• Trabalhar o vocabulário e a linguagem do texto observando aspectos como ambigüidade, jogo de palavras, ironia, humor, metáfora, entre outros;
• Promover espaço para subjetivo, para a imaginação e para o lúdico no momento da leitura e discussão.

 

PRÁTICA TEATRAL
A disciplina Prática Teatral consiste na construção de esquetes e improvisações; participação de jogos cênicos; expressar-se com diferentes tipos de linguagem em várias situações e circunstâncias. A disciplina visa desenvolver a espontaneidade, a expressividade, a imaginação e a interação do grupo para chegar à criação teatral, bem como desenvolver a relação aluno-ator com espaço cênico.

 

PRÁTICAS DO DISCURSO ORAL
Por meio do desenvolvimento de projetos, a disciplina Práticas do Discurso Oral visa aprofundar e sistematizar aspectos relativos a gêneros orais públicos a fim de que o aluno amplie e aperfeiçoe seu desempenho em situações de uso de tais gêneros, atuando em contextos públicos com maior desenvoltura e confiança.

 

• Compreender e refletir sobre o que significa participar do desenvolvimento de projetos em sala de aula;
• Aperfeiçoar as habilidades de compreensão e produção oral;
• Compreender e refletir sobre a circulação social e a função de gêneros orais públicos, seus modos de organização, seus componentes e a natureza expositiva e persuasiva do texto;
• Refletir e discutir sobre a relação de gêneros orais públicos com os aspectos corpóreo-vocais que estão envolvidos nessas práticas;
• Refletir e discutir sobre a relação de gêneros orais públicos com gêneros escritos de apoio, como PPT;
• Desenvolver o senso crítico do aluno em relação ao seu desempenho e ao desempenho de outros, identificando aspectos positivos e negativos;
tornar parte do repertório do aluno exercícios e estratégias que auxiliem o seu desempenho em gêneros orais públicos; produzir textos em diferentes gêneros orais públicos.

 

PREPARATÓRIO CELPE-BRAS
Com duração de um mês, a disciplina Prepatório CELPE-BRAS prepara candidatos ao exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Português para Estrangeiros (CELPE-BRAS) através da produção de texto, leitura, compreensão oral e produção oral em tarefas no formato do exame Celpe-Bras.

 

PROJETOS V
A disciplina de Projetos V tem o seu funcionamento diferente das demais disciplinas do Curso de Português para Estrangeiros. O desenvolvimento das aulas (temas para a discussão) é dialogado entre a professora e os alunos. É importante que todos participem da escolha do material a ser utilizado para que, a cada semana, sejam apresentados materiais diferentes e de interesse dos participantes do curso. Um exemplo disso é cada aluno se encarregar de trazer uma reportagem ou notícia sobre a qual gostaria de discutir com o professor e com os colegas em um dos dias da semana (será definido com a turma). A professora deverá ter acesso a este texto previamente para poder preparar atividades em relação à linguagem. É importante lembrar que os alunos podem trazer diversos materiais como música, trechos de filmes, propagandas, etc. O importante é que se estabeleça uma temática para a semana e, de acordo com isso, trabalhe-se com diferentes gêneros textuais e orais. O projeto final é acordado desde as primeiras semanas de aula e é retomado em períodos curtos para conferir se o objetivo da turma continua o mesmo.