Você está aqui: Página Inicial Cursos Níveis Básicos

Níveis Básicos

Conteúdos do curso Básico 1, Básico 2, Básico para espanhol

Na disciplina Básico I o aluno irá desenvolver habilidades básicas de ler, escrever, ouvir e falar como também sistematizar fundamentos linguísticos de gramática e associá-los às necessidades comunicativas básicas do uso da língua. Também, nessa disciplina, há a capacitação linguística dos estudantes da universidade para que acompanhem as aulas no curso em atuação com um melhor aproveitamento.

 

  • Usos da gramática básica e estruturas simples de frases: apresentação pessoal, cumprimentos, família, hábitos, fazer pedidos em restaurantes, expressar data e hora, conversações básicas, etc;
  • Elementos gramaticais estudados: verbos no presente do indicativo, futuro do indicativo, verbos e suas preposições.

A disciplina Compreensão Oral I tem como objetivos possibilitar o aluno: 1. reconhecer o uso da língua em diferentes situações comunicativas através do estudo de áudios e vídeos autênticos; 2. expressar-se em diferentes situações com diferentes propósitos e interlocutores. Disciplina recomendada para alunos do Básico I.

 

A disciplina Conversação I tem como objetivo desenvolver a compreensão da expressão oral do português através da prática de situações do cotidiano e da discussão de tópicos atuais. Além disso, a disciplina visa estimular a comunicação e o desenvolvimento do vocabulário bem como também expor o aluno a estruturas complexas da língua portuguesa e a diferentes sotaques, ritmos, estilos de fala.

 

  • Usos da gramática básica para conversação: expressões básicas da conversação do português.

 

BÁSICO II

 

A partir do pressuposto de que o aluno já tem conhecimento da língua portuguesa, na disciplina Básico II, ele irá desenvolver habilidades básicas de ler, escrever, ouvir e falar como também sistematizar fundamentos linguísticos de gramática e associá-los às necessidades comunicativas do uso da língua. Também há a capacitação dos estudantes da universidade para que acompanhem as aulas no curso em atuação com um melhor aproveitamento.

 

  • Usos da gramática básica e estruturas médias de frases: expressão de gostos pessoais, descrição da família, expressar e argumentar gostos e preferências, fazer pedidos em lojas, analisar e refletir sobre diversos aspectos culturais do Brasil, etc;
  • Leitura e escrita de gêneros textuais como e-mail, cartaz, comunicado, comentário, folder, reportagem, críticas de cinema e de literatura simples;
  • Elementos gramaticais estudados: tempos verbais: pretérito perfeito, pretérito imperfeito, futuro do presente, futuro do pretérito e pretérito mais-que-perfeito, modos imperativo e subjuntivo (presente), artigos definidos e indefinidos e verbos e suas preposições.

 

COMPREENSÃO ORAL II
A disciplina Compreensão Oral II, através de áudios e vídeos autênticos, tem como objetivos possibilitar o aluno: 1. aperfeiçoar o uso da língua em diferentes situações comunicativas; 2. expressar-se em diferentes situações com diferentes propósitos e interlocutores. Disciplina recomendada para alunos do Básico II.

 

CONTOS E CRÔNICAS
A disciplina Contos e Crônicas consiste na leitura e discussão de contos e crônicas de autores modernos e contemporâneos da literatura brasileira. Através da análise dos textos, busca-se uma reflexão sobre aspectos da cultura brasileira; discussão sobre a forma como temas da realidade são representados e uma comparação dessa realidade com a cultura do aluno. Identificação e análise de aspectos relevantes do texto literário como caracterização dos personagens; posição do narrador; contexto criado na história; tipo de linguagem utilizada e observação dos elementos a partir dos quais se desenvolve a ação (personagem, acontecimento, espaço, entre outros). Aperfeiçoamento da língua portuguesa através da leitura e escrita. Análise do uso da língua no texto e do papel dos recursos lingüísticos para a atribuição de sentidos e do tom do texto. Desenvolvimento da habilidade oral através da exposição de opiniões, interpretação e argumentação.

 

  • Propiciar o contato e estudo de autores brasileiros modernos e contemporâneos;
  • Propor uma reflexão sobre o que caracteriza um texto como literário;
  • Contextualizar historicamente as obras trabalhadas;
  • Propiciar o contato com aspectos da cultura brasileira;
  • Propor uma reflexão sobre contrastes/diferenças culturais relacionando a situação apresentada no texto com a realidade da leitura;
  • Aprimorar a habilidade da leitura;
  • Expor o aluno à linguagem literária visando o desenvolvimento da capacidade de compreensão e interpretações variadas;
  • Promover o uso da língua portuguesa através da discussão sobre os temas dos textos e atividades de produção textual;
  • Trabalhar o vocabulário e a linguagem do texto observando aspectos como ambiguidade, jogo de palavras, ironia, humor, metáfora, entre outros;
  • Promover espaço para subjetivo, para a imaginação e para o lúdico no momento da leitura e discussão.

 

CONVERSAÇÃO II
A disciplina Conversação II tem como objetivo aperfeiçoar a compreensão da expressão oral do português através da prática de situações do cotidiano e da discussão de tópicos atuais. Além disso, a disciplina visa estimular a comunicação e o desenvolvimento do vocabulário bem como também expor o aluno a estruturas complexas da língua portuguesa e a diferentes sotaques, ritmos, estilos de fala.

 

  • Usos da gramática básica e estruturas médias de frases para conversação: expressões básicas da conversação do português, gírias, verbos e seus diferentes sentidos;
  • Estudo e reflexão da produção oral a partir de diversos gêneros: reportagem, cinema, canção, etc.

 

Leitura e Produção de Texto II
A disciplina Leitura e Produção de Texto II busca desenvolver habilidades de leitura e de escrita de diferentes gêneros textuais que circulam em diferentes âmbitos sociais em língua portuguesa.

 

Projetos II
A disciplina de Projetos II tem o seu funcionamento diferente das demais disciplinas do Curso de Português para Estrangeiros. O desenvolvimento das aulas (temas para a discussão) é dialogado entre a professora e os alunos. É importante que todos participem da escolha do material a ser utilizado para que, a cada semana, sejam apresentados materiais diferentes e de interesse dos participantes do curso. Um exemplo disso é cada aluno se encarregar de trazer uma reportagem ou notícia sobre a qual gostaria de discutir com o professor e com os colegas em um dos dias da semana (será definido com a turma). A professora deverá ter acesso a este texto previamente para poder preparar atividades em relação à linguagem. É importante lembrar que os alunos podem trazer diversos materiais como música, trechos de filmes, propagandas, etc. O importante é que se estabeleça uma temática para a semana e, de acordo com isso, trabalhe-se com diferentes gêneros textuais e orais. O projeto final é acordado desde as primeiras semanas de aula e é retomado em períodos curtos para conferir se o objetivo da turma continua o mesmo.

 

BÁSICO PARA FALANTES DE ESPANHOL

 

A disciplina Básico para Falantes de Espanhol é especialmente pensada para alunos que têm o Espanhol como idioma materno e estão no Brasil por motivos diversos, interessados em adquirir e desenvolver as habilidades linguísticas e comunicativas da Língua Portuguesa necessárias para agir e interagir nos contextos em que participam na sociedade brasileira.

 

  • Oportunizar a aquisição de habilidades linguísticas e comunicativas e de sistematização de estruturas da língua portuguesa em contraste com a Língua Espanhola;
  • Proporcionar um espaço de reflexão e discussão sobre aspectos sócio-culturais e identitários.

 

CINEMA BRASILEIRO I
A disciplina Cinema Brasileiro I é oferecida para alunos do Intermediário I. O objetivo da disciplina é aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre Cinema Brasileiro através da abordagem da cultura, linguagem e diferentes temáticas visando à ampliação do repertório cinematográfico e o conhecimento sobre diversos aspectos do país e da língua.

 

  • Os filmes brasileiros estudados são pouco carregados de sotaque e pouca variação linguística;
  • Atividades: Assistir os filmes brasileiros e discutir enredo e aspectos culturais, sociais e estéticos dos filmes.

 

HISTÓRIA E CULTURA GAÚCHA
A partir da vivência de situações cotidianas dos alunos em seu intercâmbio e da disponibilidade de eventos culturais em Porto Alegre, a disciplina História e Cultura Gaúcha tem como objetivo proporcionar o reconhecimento e a discussão dos aspectos históricos e culturais relacionados às artes (música, teatro, pintura, dança, etc.), costumes e hábitos locais. Como forma de promover uma maior interação entre o aluno e a cidade de Porto Alegre, é previsto saídas de campo guiadas pelo professor, as quais se relacionam ao conteúdo estudado em aula.

 

Leitura e escrita acadêmica
A disciplina Leitura e Escrita Acadêmica é recomendada para estrangeiros que realizam intercâmbio na graduação e pós-graduação da UFRGS. Na disciplina realiza-se o estudo de gêneros orais e escritos que circulam no meio acadêmico, bem como com as práticas sociais permeadas pelos gêneros neste meio. O foco do trabalho nessa disciplina é desenvolver as competências de produção e compreensão de textos orais e escritos dos alunos facilitando sua inserção no meio acadêmico brasileiro e proporcionando um melhor aproveitamento das disciplinas cursadas no intercâmbio.

 

Leitura e Produção de Texto III
A disciplina Leitura e Produção de Texto III busca desenvolver habilidades de leitura e de escrita de diferentes gêneros textuais que circulam em diferentes âmbitos sociais em língua portuguesa.
registrado em: , ,