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Níveis Intermediários

Conteúdos do curso Intermediário 1, Intermediário 2, Intermediário para falantes do espanhol

 

INTERMEDIÁRIO I

 

CANÇÃO BRASILEIRA
A disciplina Canção Brasileira é oferecida para alunos do Intermediário I e do Intermediário II. O objetivo da disciplina é de aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre canção brasileira através da abordagem da cultura, linguagem e diferentes temáticas visando à ampliação do repertório musical e o conhecimento sobre diversos aspectos do país e da língua.

 

• Apresentar cronologicamente uma amostra da variedade dos gêneros musicais brasileiros;
• Praticar e desenvolver compreensão oral, leitura, produção oral e escrita sobre música brasileira e tópicos relacionados;
• Relacionar a música brasileira com aspectos da cultura do país e do país de origem dos alunos;
• Refletir sobre temas e/ou questões presentes nas letras trabalhadas;
• Familiarizar o aluno com termos musicais (como melodia, harmonia e ritmo) e com vocabulário referente a instrumentos musicais;
• Desenvolver a percepção musical do aluno através do reconhecimento auditivo de elementos musicais como o arranjo, o andamento e a interpretação vocal e das possíveis relações entre letra e música.

 

CINEMA BRASILEIRO I
A disciplina Cinema Brasileiro I é oferecida para alunos do Intermediário I. O objetivo da disciplina é aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre Cinema Brasileiro através da abordagem da cultura, linguagem e diferentes temáticas visando à ampliação do repertório cinematográfico e o conhecimento sobre diversos aspectos do país e da língua.

 

• Os filmes brasileiros estudados são pouco carregados de sotaque e pouca variação linguística;
• Atividades: Assistir os filmes brasileiros e discutir enredo e aspectos culturais, sociais e estéticos dos filmes.

 

CONVERSAÇÃO III
A disciplina Conversação III tem como objetivo aperfeiçoar a compreensão da expressão oral do português através da prática de situações do cotidiano e da discussão de tópicos atuais. Além disso, a disciplina visa estimular a comunicação e o desenvolvimento do vocabulário bem como também expor o aluno a estruturas complexas da língua portuguesa e a diferentes sotaques, ritmos, estilos de fala.

 

• Estudo da fonologia da língua portuguesa visando melhoria dos alunos no desempenho oral da língua portuguesa;
• Produção de gêneros orais em diversos contextos de uso da língua portuguesa;
• Estudo e reflexão da produção oral a partir de reportagem, cinema, canção, propaganda, poemas, etc.

 

HISTÓRIA E CULTURA GAÚCHA
A partir da vivência de situações cotidianas dos alunos em seu intercâmbio e da disponibilidade de eventos culturais em Porto Alegre, a disciplina História e Cultura Gaúcha tem como objetivo proporcionar o reconhecimento e a discussão dos aspectos históricos e culturais relacionados às artes (música, teatro, pintura, dança, etc.), costumes e hábitos locais. Como forma de promover uma maior interação entre o aluno e a cidade de Porto Alegre, é previsto saídas de campo guiadas pelo professor, as quais se relacionam ao conteúdo estudado em aula.

 

INGLÊS UCC
Disciplina destinada aos alunos do convênio UCC. A disciplina trabalha com as quatro habilidades (leitura, escrita, compreensão e conversação), através da discussão de temas sobre a cultura brasileira e americana, principalmente. Em todas as aulas, utilizamos material didático de Oxford, Cambridge, Longman e Macmillan, com grande ênfase no uso de material autêntico, como filmes, documentários, jornais, música e literatura. A turma também realiza um projeto, de temática a ser definida pelo grupo.

 

INTERMEDIÁRIO I
Na disciplina Intermediário I o aluno irá desenvolver habilidades leitura de textos mais complexos, visando fluência oral e escrita, bem como desenvolver a compreensão e produção de diferentes tipos de textos em diferentes registros. A disciplina também proporciona o reconhecimento e a discussão de aspectos da cultura brasileira.

 

• Aprofundar o desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, ouvir e falar;
• Sistematizar fundamentos linguísticos nos níveis sintático, semântico e pragmático e associá-los às necessidades comunicativas de uso da língua;
• Compreender estruturas complexas da língua portuguesa visando fluência oral e escrita;
• Desenvolver a compreensão de diferentes tipos de textos em diferentes registros;
• Desenvolver a produção escrita de diferentes tipos de texto em diferentes registros;
• Aprimorar linguisticamente os estudantes para que possam acompanhar as aulas nos cursos oferecidos pela Universidade; Proporcionar o reconhecimento e a discussão de aspectos da Cultura Brasileira.

 

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO III
A disciplina Leitura e Produção de Texto busca desenvolver habilidades de leitura e de escrita de diferentes gêneros textuais que circulam em diferentes âmbitos sociais em língua portuguesa.

 

LITERATURA BRASILEIRA I
A disciplina Literatura Brasileira I consiste em leitura, compreensão e discussão de textos da literatura brasileira desde que esta foi formada, pelos românticos, no século XIX. Além de obras literárias, os alunos terão contato com canções, material de revistas e jornais, filmes / minisséries e também adaptações em quadrinhos. Através da análise dos textos, busca-se uma reflexão sobre aspectos da cultura brasileira e sobre os temas mais recorrentes na literatura feita no Brasil; também se discutirá a forma como temas da realidade são representados e se valorizará a relação dessa realidade com a cultura do aluno. O texto literário constitui uma forma peculiar de representação em que predominam a força criativa da imaginação e a intenção estética; por isso, serão abordados aspectos desse tipo de texto (como os elementos que desenvolvem a ação, os personagens envolvidos na história e a posição do narrador diante dos fatos narrados). Aperfeiçoamento da língua portuguesa através da leitura e escrita. Desenvolvimento da habilidade oral através da exposição de opiniões, interpretação e argumentação.

 

PREPARATÓRIO CELPE-BRAS
Com duração de um mês, a disciplina Prepatório CELPE-BRAS prepara candidatos ao exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Português para Estrangeiros (CELPE-BRAS) através da produção de texto, leitura, compreensão oral e produção oral em tarefas no formato do exame Celpe-Bras.

 

PROJETOS III
A disciplina de Projetos III tem o seu funcionamento diferente das demais disciplinas do Curso de Português para Estrangeiros. O desenvolvimento das aulas (temas para a discussão) é dialogado entre a professora e os alunos. É importante que todos participem da escolha do material a ser utilizado para que, a cada semana, sejam apresentados materiais diferentes e de interesse dos participantes do curso. Um exemplo disso é cada aluno se encarregar de trazer uma reportagem ou notícia sobre a qual gostaria de discutir com o professor e com os colegas em um dos dias da semana (será definido com a turma). A professora deverá ter acesso a este texto previamente para poder preparar atividades em relação à linguagem. É importante lembrar que os alunos podem trazer diversos materiais como música, trechos de filmes, propagandas, etc. O importante é que se estabeleça uma temática para a semana e, de acordo com isso, trabalhe-se com diferentes gêneros textuais e orais. O projeto final é acordado desde as primeiras semanas de aula e é retomado em períodos curtos para conferir se o objetivo da turma continua o mesmo.

 

INTERMEDIÁRIO PARA FALANTES DE ESPANHOL

 

CINEMA BRASILEIRO II
A disciplina Cinema Brasileiro II é oferecida para alunos do Intermediário II. O objetivo da disciplina é aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre Cinema Brasileiro abordando cultura, linguagem e diferentes temáticas visando a ampliação do repertório cinematográfico e o conhecimento sobre diversos aspectos do país e da língua.

 

• Os filmes brasileiros estudados possuem mais complexidade comparado aos filmes do Cinema Brasileiro I. Os filmes apresentam diversos sotaques, a forte variação linguística (falas de diferentes regiões do Brasil), polifonia (diferentes vozes). Também é estudado o cinema independente;
• Atividades: Assistir os filmes brasileiros e discutir enredo e aspectos culturais, sociais e estéticos dos filmes.

 

CULTURA BRASILEIRA
A disciplina Cultura Brasileira tem como objetivo o reconhecimento e a discussão de aspectos da cultura e da história do Brasil através de textos, áudios e vídeos, promovendo a reflexão da cultura brasileira com a cultura do aluno.

 

• Estudo e reflexão dos aspectos da cultura brasileira a partir da História, Geografia, cinema, canção, literatura, etc.

 


INTERMEDIÁRIO PARA FALANTES DE ESPANHOL
A disciplina Intermediário para Falantes de Espanhol é dirigida especificamente a alunos falantes de espanhol, que, por falarem uma língua próxima ao português, necessitam de uma metodologia específica. A metodologia tem como base um estudo de comparação entre as duas línguas e focaliza os aspectos que causam maiores dificuldades aos alunos em todas as áreas linguísticas.

 

• Aprofundar o desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, ouvir e falar;
• Sistematizar fundamentos linguísticos nos níveis sintático, semântico e pragmático e associá-los às necessidades comunicativas de uso da língua;
• Compreender estruturas complexas da língua portuguesa visando fluência oral e escrita;
• Desenvolver a compreensão de diferentes tipos de textos em diferentes registros;
• Desenvolver a produção escrita de diferentes tipos de texto em diferentes registros;
• Aprimorar linguisticamente os estudantes para que possam acompanhar as aulas nos cursos oferecidos pela Universidade; Proporcionar o reconhecimento e a discussão de aspectos da Cultura Brasileira.

 

LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA
A disciplina Leitura e Escrita Acadêmica é recomendada para estrangeiros que realizam intercâmbio na graduação e pós-graduação da UFRGS. Na disciplina realiza-se o estudo de gêneros orais e escritos que circulam no meio acadêmico, bem como com as práticas sociais permeadas pelos gêneros neste meio. O foco do trabalho nessa disciplina é desenvolver as competências de produção e compreensão de textos orais e escritos dos alunos facilitando sua inserção no meio acadêmico brasileiro e proporcionando um melhor aproveitamento das disciplinas cursadas no intercâmbio.

 

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO III
A disciplina Leitura e Produção de Texto III busca desenvolver habilidades de leitura e de escrita de diferentes gêneros textuais que circulam em diferentes âmbitos sociais em língua portuguesa.

 

LITERATURA BRASILEIRA II
A disciplina Literatura Brasileira I consiste em leitura, compreensão e discussão de textos da literatura brasileira desde que esta foi formada, pelos românticos, no século XIX. Além de obras literárias, os alunos terão contato com canções, material de revistas e jornais, filmes / minisséries e também adaptações em quadrinhos. Através da análise dos textos, busca-se uma reflexão sobre aspectos da cultura brasileira e sobre os temas mais recorrentes na literatura feita no Brasil; também se discutirá a forma como temas da realidade são representados e se valorizará a relação dessa realidade com a cultura do aluno. O texto literário constitui uma forma peculiar de representação em que predominam a força criativa da imaginação e a intenção estética; por isso, serão abordados aspectos desse tipo de texto (como os elementos que desenvolvem a ação, os personagens envolvidos na história e a posição do narrador diante dos fatos narrados). Aperfeiçoamento da língua portuguesa através da leitura e escrita. Desenvolvimento da habilidade oral através da exposição de opiniões, interpretação e argumentação.

 

PREPARATÓRIO CELPE-BRAS
Com duração de um mês, a disciplina Prepatório CELPE-BRAS prepara candidatos ao exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Português para Estrangeiros (CELPE-BRAS) através da produção de texto, leitura, compreensão oral e produção oral em tarefas no formato do exame Celpe-Bras.

 

INTERMEDIÁRIO II

 

CINEMA BRASILEIRO II
A disciplina Cinema Brasileiro II é oferecida para alunos do Intermediário II. O objetivo da disciplina é aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre Cinema Brasileiro abordando cultura, linguagem e diferentes temáticas visando a ampliação do repertório cinematográfico e o conhecimento sobre diversos aspectos do país e da língua.

 

• Os filmes brasileiros estudados possuem mais complexidade comparado aos filmes do Cinema Brasileiro I. Os filmes apresentam diversos sotaques, a forte variação linguística (falas de diferentes regiões do Brasil), polifonia (diferentes vozes). Também é estudado o cinema independente;
• Atividades: Assistir os filmes brasileiros e discutir enredo e aspectos culturais, sociais e estéticos dos filmes.

 


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ORAIS TRADICIONAIS
A disciplina consiste na contação de histórias orais tradicionais (fábulas, contos populares orais, causos, lendas, mitos, etc...), que são histórias que passam de geração para geração (transmissão oral), parte do conhecimento popular. Através do contato com as histórias, busca-se uma reflexão sobre aspectos da cultura brasileira e da cultura dos próprios alunos-narradores; discussão sobre a forma como o imaginário popular é representado, em contraste com a cultura do aluno. Lança-se mão da identificação e prática de aspectos relevantes das histórias orais, como a caracterização das personagens; identificação do narrador; identificação de recursos (rituais, ritmo, expressões corporais, objetos cênicos) utilizados nas performances de contação de histórias; identificação do tipo de linguagem utilizada na contação (epítetos, repetições e retomadas, tempos verbais, falas, parlendas, provérbios, expressões idiomáticas, entre outros). Promove-se um espaço para o popular, para a imaginação e para o lúdico no momento da contação e da leitura.

 

• Contar e ouvir histórias;
• Expor o aluno a histórias orais tradicionais do Brasil e de outros países (compreensão oral e escrita através do gênero conto popular tradicional e outras histórias – fábulas, contos orais, lendas, mitos, poesias, canções, parlendas, etc.);
• Promover o reconhecimento e a reflexão de aspectos da cultura e da história do Brasil, bem como dos países de origem dos estudantes;
• Desenvolver habilidades orais de produção e compreensão (contar, narrar, relatar, improvisar e ouvir) e as demais habilidades (ler e escrever);
• Desenvolver a percepção do corpo e do espaço para a contação (desinibição em público);
• Propor uma reflexão sobre o que caracteriza um texto como conto popular;
• Reconhecer e sistematizar aspectos lingüísticos envolvidos na contação de histórias (passados perfeito e imperfeito – do indicativo e do subjuntivo, discursos direto e indireto, etc.);

 

CULTURA BRASILEIRA
A disciplina Cultura Brasileira tem como objetivo o reconhecimento e a discussão de aspectos da cultura e da história do Brasil através de textos, áudios e vídeos, promovendo a reflexão da cultura brasileira com a cultura do aluno.

 

• Estudo e reflexão dos aspectos da cultura brasileira a partir da História, Geografia, cinema, canção, literatura, etc.
INGLÊS UCC

 

Disciplina destinada aos alunos do convênio UCC. A disciplina trabalha com as quatro habilidades (leitura, escrita, compreensão e conversação), através da discussão de temas sobre a cultura brasileira e americana, principalmente. Em todas as aulas, utilizamos material didático de Oxford, Cambridge, Longman e Macmillan, com grande ênfase no uso de material autêntico, como filmes, documentários, jornais, música e literatura. A turma também realiza um projeto, de temática a ser definida pelo grupo.

 

INTERMEDIÁRIO II
Na disciplina Intermediário II o aluno irá desenvolver habilidades leitura de textos mais complexos, visando fluência oral e escrita, bem como desenvolver a compreensão e produção de diferentes tipos de textos em diferentes registros. Tendo o Novo Avenida Brasil 3 como base texto, o programa também inclui aulas no laboratório de línguas e trabalho com material didático elaborado na Universidade, composto por textos de diferentes tipos e registros extraídos de jornais e revistas brasileiras, os quais servirão de base para tarefas de compreensão e produção de textos.

 

LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA
A disciplina Leitura e Escrita Acadêmica é recomendada para estrangeiros que realizam intercâmbio na graduação e pós-graduação da UFRGS. Na disciplina realiza-se o estudo de gêneros orais e escritos que circulam no meio acadêmico, bem como com as práticas sociais permeadas pelos gêneros neste meio. O foco do trabalho nessa disciplina é desenvolver as competências de produção e compreensão de textos orais e escritos dos alunos facilitando sua inserção no meio acadêmico brasileiro e proporcionando um melhor aproveitamento das disciplinas cursadas no intercâmbio.

 

LITERATURA BRASILEIRA II
A disciplina Literatura Brasileira II consiste na leitura e discussão de textos literários de autores modernos e contemporâneos da literatura brasileira (Literatura Brasileira a partir do século XX). Através da análise dos textos, busca-se uma reflexão sobre aspectos da cultura brasileira; discussão sobre a forma como temas da realidade são representados e uma comparação dessa realidade com a cultura do aluno. Identificação e análise de aspectos relevantes do texto literário como caracterização dos personagens; posição do narrador; contexto criado na história; tipo de linguagem utilizada e observação dos elementos a partir dos quais se desenvolve a ação (personagem, acontecimento, espaço, entre outros). Aperfeiçoamento da língua portuguesa através da leitura e escrita. Análise do uso da língua no texto e do papel dos recursos linguísticos para a atribuição de sentidos e do tom do texto. Desenvolvimento da habilidade oral através da exposição de opiniões, interpretação e argumentação.

 

• Propiciar o contato e estudo de autores brasileiros modernos e contemporâneos;
• Contextualizar historicamente as obras trabalhadas;
• Propiciar o contato com aspectos da cultura brasileira;
• Propor uma reflexão sobre contrastes/diferenças culturais relacionando a situação apresentada no texto com a realidade da leitura;
• Aprimorar a habilidade da leitura;
• Expor o aluno à linguagem literária visando o desenvolvimento da capacidade de compreensão e interpretações variadas;
• Promover o uso da língua portuguesa através da discussão sobre os temas dos textos e de atividades de produção textual;
• Trabalhar o vocabulário e a linguagem do texto observando aspectos como ambigüidade, jogo de palavras, ironia, humor, metáfora, entre outros;
• Promover espaço para subjetivo, para a imaginação e para o lúdico no momento da leitura e discussão.

 

PRÁTICA TEATRAL
A disciplina Prática Teatral consiste na construção de esquetes e improvisações; participação de jogos cênicos; expressar-se com diferentes tipos de linguagem em várias situações e circunstâncias. A disciplina visa desenvolver a espontaneidade, a expressividade, a imaginação e a interação do grupo para chegar à criação teatral, bem como desenvolver a relação aluno-ator com espaço cênico.

 

PRÁTICAS DO DISCURSO ORAL
Por meio do desenvolvimento de projetos, a disciplina Práticas do Discurso Oral visa aprofundar e sistematizar aspectos relativos a gêneros orais públicos a fim de que o aluno amplie e aperfeiçoe seu desempenho em situações de uso de tais gêneros, atuando em contextos públicos com maior desenvoltura e confiança.

 

• Compreender e refletir sobre o que significa participar do desenvolvimento de projetos em sala de aula;
• Aperfeiçoar as habilidades de compreensão e produção oral;
• Compreender e refletir sobre a circulação social e a função de gêneros orais públicos, seus modos de organização, seus componentes e a natureza expositiva e persuasiva do texto;
• Refletir e discutir sobre a relação de gêneros orais públicos com os aspectos corpóreo-vocais que estão envolvidos nessas práticas;
• Refletir e discutir sobre a relação de gêneros orais públicos com gêneros escritos de apoio, como PPT;
• Desenvolver o senso crítico do aluno em relação ao seu desempenho e ao desempenho de outros, identificando aspectos positivos e negativos;
tornar parte do repertório do aluno exercícios e estratégias que auxiliem o seu desempenho em gêneros orais públicos; produzir textos em diferentes gêneros orais públicos.

 

PREPARATÓRIO CELPE-BRAS
Com duração de um mês, a disciplina Prepatório CELPE-BRAS prepara candidatos ao exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Português para Estrangeiros (CELPE-BRAS) através da produção de texto, leitura, compreensão oral e produção oral em tarefas no formato do exame Celpe-Bras.

 

PROJETOS IV
A disciplina de Projetos IV tem o seu funcionamento diferente das demais disciplinas do Curso de Português para Estrangeiros. O desenvolvimento das aulas (temas para a discussão) é dialogado entre a professora e os alunos. É importante que todos participem da escolha do material a ser utilizado para que, a cada semana, sejam apresentados materiais diferentes e de interesse dos participantes do curso. Um exemplo disso é cada aluno se encarregar de trazer uma reportagem ou notícia sobre a qual gostaria de discutir com o professor e com os colegas em um dos dias da semana (será definido com a turma). A professora deverá ter acesso a este texto previamente para poder preparar atividades em relação à linguagem. É importante lembrar que os alunos podem trazer diversos materiais como música, trechos de filmes, propagandas, etc. O importante é que se estabeleça uma temática para a semana e, de acordo com isso, trabalhe-se com diferentes gêneros textuais e orais. O projeto final é acordado desde as primeiras semanas de aula e é retomado em períodos curtos para conferir se o objetivo da turma continua o mesmo.