Você está aqui: Página Inicial Matrículas CPF (Cadastro de Pessoa Física)

CPF (Cadastro de Pessoa Física)

Como encaminhar o CPF?

 

 

O CPF (Cadastro da Pessoa Física) é uma espécie de número social, necessário no Brasil em diversas situações como: movimentações financeiras (por exemplo, para abrir uma conta de banco), aquisição de bens no Brasil (por exemplo, compra de telefone celular) e registro em serviços públicos e privados; além disso, o estudante precisará dele para fazer o cartão de transporte TRI, que dá descontos em diversos serviços incluindo transporte, cinema, teatro e partidas de futebol.

 

Para fazer o CPF, o estudante deve ir a qualquer agência do Banco do Brasil, agência dos Correios ou Caixa Econômica Federal, responder aos dados requisitados pelo atendente e, em seguida, pagar uma taxa de R$5,50. Para realizar esse procedimento, o estudante precisa ter o Protocolo da Polícia Federal (documento fornecido na Polícia Federal após o procedimento descrito em Carteira de Identidade de Estrangeiro) e o passaporte em mãos a fim de que a guia de pagamento do CPF seja emitida.
A agência do Banco do Brasil mais próxima da UFRGS fica na quadra 2 do campus central da UFRGS, em frente ao museu.

 

Após 48 horas, o estudante deve se dirigir à Receita Federal (localizada na Av. Loureiro Silva, 445, Centro, telefone: (51) 3228-2802), portando:

 

  • O comprovante de pagamento da taxa (de R$5,50) do CPF.
  • Passaporte.
  • Qualquer comprovante de residência (uma conta de telefone, luz ou cartão de crédito emitida há menos de 90 dias). Se no comprovante consta o nome de outra pessoa responsável pela residência, o estudante deve apresentar uma declaração assinada desse responsável, certificando que o aluno reside no endereço determinado no comprovante.
  • O Protocolo da Polícia Federal.
  • Algum documento em que apareça o nome dos seus pais (filiação), caso essa informação não conste no passaporte.

 

O recebimento do número de CPF é imediato, entretanto o cartão será enviado ao endereço fornecido pelo aluno dentro de uma ou duas semanas.

 

Maiores informações podem ser obtidas também no site da Receita Federal.

 

*Informações adaptadas do site da Relinter.