Você está aqui: Página Inicial Pesquisa

Pesquisa

Saiba mais sobre nossa linha de pesquisa e publicações

 

GRUPO DE PESQUISA

 

PORTUGUÊS/LÍNGUA ADICIONAL

Grupo de Pesquisa CNPQ: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0192801JDC3HG4#identificacao

 

PUBLICAÇÕES

 

Teses de Doutorado

 

Schoffen, Juliana Roquele (2009). Gêneros do discurso e parâmetros de avaliação de proficiência em português como língua estrangeira no Exame Celpe-Bras <http://hdl.handle.net/10183/16900>
Kim, Han Chul (2005). Aquisição do artigo definido em português como segunda língua por aprendizes coreanos <http://hdl.handle.net/10183/3910>

 

Dissertações de Mestrado

 

Andrighetti, Graziela Hoerbe (2009). A elaboração de tarefas de compreensão oral para o ensino de português como língua adicional em níveis iniciais <http://hdl.handle.net/10183/23027>
Bortolini, Leticia Soares (2009). Letramento em uma escola de educação bilíngüe na fronteira Uruguai/Brasil <http://hdl.handle.net/10183/16908>
Bulla, Gabriela da Silva (2007). A realização de atividades pedagógicas colaborativas em sala de aula de português como língua estrangeira <http://hdl.handle.net/10183/13377>
Carilo, Michele Saraiva (2012). Tarefas de leitura e produção escrita no ensino a distância de língua portuguesa para intercâmbio acadêmico <http://hdl.handle.net/10183/56579>
Gomes, Maíra da Silva (2009). A complexidade de tarefas de leitura e produção escrita no Exame Celpe-Bras <http://hdl.handle.net/10183/16228>
Kraemer, Fernanda Farencena (2012). Português língua adicional : progressão curricular com base em gêneros do discurso <http://hdl.handle.net/10183/54078>
Ohlweiler, Beatriz Maria Demoly (2006). Criação de um jornal na sala de aula de português língua estrangeira <http://hdl.handle.net/10183/7919>
Qiaorong, Yan (2008). De práticas sociais a gêneros do discurso : uma proposta para o ensino de português para falantes de outras línguas <http://hdl.handle.net/10183/15002>
Ramos, Ingrid Frank (2010). Constituição e superação de momentos desconfortáveis em sequências de convites à participação : a construção do engajamento na fala-em-interação de sala de aula <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/25438>
Santos, Letícia Grubert dos (2007). Avaliação de desempenho para nivelamento de alunos de português como língua estrangeira <http://hdl.handle.net/10183/12750>
Schoffen, Juliana Roquele (2003). Avaliação de proficiência oral em língua estrangeira : descrição dos níveis de candidatos falantes de espanhol no exame Celpe-Bras <http://hdl.handle.net/10183/4072>
Ye, Li (2009). A preparação de candidatos chineses para o Exame Celpe-Bras : aprendendo o que significa "uso da linguagem" <http://hdl.handle.net/10183/21565>

 

Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

 

Balestro, Ana Cristina (2010). Quando a regra é manifestar-se : a trajetória de alunos chineses na contação de histórias <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/29142>
Barbosa, Nicole Cunha (2011). Língua e canção : proposta de tarefa com canção no ensino de português como língua adicional <http://hdl.handle.net/10183/40457>
Brião, Queila Manna (2012). Uma proposta de material didático de leitura e produção textual para o ensino de português como língua adicional <http://hdl.handle.net/10183/56166>
Conceição, Janaína Vianna (2011). O ensino de gêneros orais públicos : o que o teatro tem a ver com isso? <http://hdl.handle.net/10183/39340>
Fuzer, André da Silva (2011). Estratégias interculturais de comunicação entre universitários brasileiros e alemães no processo da escrita de e-mails : uma análise qualitativa <http://hdl.handle.net/10183/39415>
Lafuente, Natalia Eleonora (2009). O ensino orientado para o uso da linguagem em uma unidade didática do CEPI (Curso de Espanhol e Português para o Intercâmbio) <http://hdl.handle.net/10183/22039>
Lemos, Fernanda Cardoso de (2011). O ensino de línguas adicionais na modalidade a distância : a elaboração do Manual do Professor CEPI <http://hdl.handle.net/10183/39418>
Mittelstadt, Daniela Doneda (2010). Multiletramentos e autonomia nas aulas de língua adicional : uma proposta de material didático <http://hdl.handle.net/10183/25994>
Neves, Caroline Scheuer (2012). Práticas do discurso oral : uma proposta de ensino de gêneros orais em português como língua adicional <http://hdl.handle.net/10183/56167>
Nunes, Camila Dilli (2010). Participação escrita orientada para a criação de contextos colaborativos de aprendizagem : uma análise de atividades via fórum no CFP-CEPI <http://hdl.handle.net/10183/29162>
Ramos, Ingrid Frank (2007). Culturas de Ensino e Aperndizagem de Alunos e Professores de Português como Língua Estrangeira.
Souza, José Peixoto Coelho de (2009). Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional <http://hdl.handle.net/10183/21640>

 

Artigos publicados em Livros, Periódicos, Anais etc.

 

Altenhofen, V. T.; Schlatter, M. Ensino e avaliação de rendimento em alemão como língua estrangeira para falantes de dialeto. Revista Contingentia, v. 2, p. 101-110, 2007.
Bulla, G. S. ºit s not correctº: collaborative pedagogical activities using computers may not be that easy. In: 9th IFIP World Conference on Computers in Education, 2009, Bento Gonçalves. Proceedings 9th IFIP World Conference on Computers in Education. Bento Gonçalves, 2009.
Bulla, G. S.; Bonotto, R. C. S. Cursos de Formação de Professores de Línguas a Distância: Reflexões sobre Aspectos Organizacionais e Desenvolvimentais. In: Gloria Gil e Maria Helena Vieira-Abrahão. (Org.). Educação de Professores de Línguas: os desafios do formador. Campinas, SP: Pontes Editores, 2008. p. 319-337.
Bulla, G. S.; Bortolini, L. S.; Andrighetti, G. H.; Schlatter, M. Seminário de música brasileira na aula de Português língua adicional: análise interacional da construção conjunta da aprendizagem. Po'leutukal-beu'lajil Yeon'gu / Portuguese-Brazilian Studies, v. 8, p. 223-258, 2011.
Bulla, G. S.; Gargiulo, H.; Schlatter, M. Organización general de materiales didácticos para la enseñanza online de las lenguas: el caso del Curso de Español-Portugués para el Intercambio (CEPI). In: II Jornadas Internacionales de Tecnologías Aplicadas a la Enseñanza de Lenguas, 2009, Córdoba. II Jornadas Internacionales de Tecnologías Aplicadas a la Enseñanza de Lenguas. Córdoba: PlasmaMedia, 2009. v. CD. p. 01-12.
Bulla, G. S.; Lemos, F. C.; Schlatter, M. Análise de material didático para o ensino de línguas adicionais a distância: reflexões e orientações para o design de tarefas pedagógicas. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 11, p. 103-135, 2012. Disponível em http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/6127.
Bulla, G. S.; Santos, L. G. O projeto jornal online: relato de uma experiência com escrita colaborativa em ambientes digitais com aprendizes de português para estrangeiros. In: I Encontro de Professores de Português Língua Estrangeira do Uruguai, 2008, Montevideo. Portugués Lengua Segunda y Extranjera en Uruguay - Acts del Primeiro Encontro de Professores de Português Língua Estrangeira do Uruguai. Montevideo, Uruguay: Departamento de Publicaciones de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, 2008. v. VII. p. 193-198.
Bulla, G. S.; Santos, L. G.; Yan, Q.; Polonia, E. The collaborative construction of an online newspaper by Portuguese as a Second Language learners using ICT: being just modern or effective?. In: 22nd ICDE World Conference on Distance Education, 2006, Rio de Janeiro. 22nd ICDE World Conference on Distance Education - Promoting Quality in On-line, Flexible and Distance Education. Rio de Janeiro: ICDE, 2006. v. único.
Carvalho, S. C.; Schlatter, M. Ações de difusão internacional da língua portuguesa. Cadernos do IL (UFRGS), v. 42, p. 260-284, 2011.
Filipouski, A. M. R.; Marchi, D. M.; Schlatter, M.; Simoes, L. Progressão curricular para educação básica. Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Porto Alegre: SE/DP, 2009, v. 1, p. 173-256.
Gargiulo, H.; Bulla, G. S.; Schlatter, M. CEPI: Tareas, herramientas y el enfoque accional en el aprendizaje en línea. In: II Jornadas Internacionales de Tecnologías Aplicadas a la Enseñanza de Lenguas, 2009, Córdoba. II Jornadas Internacionales de Tecnologías Aplicadas a la Enseñanza de Lenguas. Córdoba: PlasmaMedia, 2009. v. CD. p. 01-12.
Gargiulo, H.; Bulla, G. S.; Schlatter, M. Formación en línea de profesores de lengua para actuar en ambientes virtuales. Propuesta conjunta Universidad Nacional de Córdoba (Ar.), Universidad Federal Río Grande do Sul (Br.). In: II Jornadas sobre Experiencia e Investigación en EaD y Tecnología Educativa en la UNC, 2011, Córdoba. Anais II Jornadas sobre Experiencia e Investigación en EaD y Tecnología Educativa en la UNC. Córdoba: UNC, 2011. p. 343-346.
Lemos, Fernanda Cardoso de e Mittelstadt, Daniela Doneda. "Para quê serve esse símbolo no final da frase" - Ensinando pontuação para alunos de contextos desprivilegiados. In.: Revista Bem Legal.Vol.2 Nº 2. Porto Alegre, 2012.
Nunes, C. D.; Schoffen, J. R.; Schlatter, M. Parâmetros para a avaliação de produção escrita orientados pela noção de gênero do discurso. In: Juliana Roquele Schoffen; Simone Paula Kunrath; Graziela Hoerbe Andrighetti; Letícia Grubert dos Santos. (Org.). Português como Língua Adicional: reflexões para a prática docente. 1ed. Porto Alegre: Bem Brasil Editora, 2012, v. 1, p. 171-199.
Schlatter, M. ; Garcez, P. M. O que é que a gente faz com essa nossa língua portuguesa. ZERO HORA - Caderno CULTURA, Porto Alegre, p. 4 - 5, 29 abr. 2000.
Schlatter, M. Avaliação em língua estrangeira: a busca pela coerência entre objetivos, instrumentos e critérios de avaliação. In: Laura Masello. (Org.). Portugués lengua segunda y extranjera en Uruguay: Actas del Primeiro Encontro de Professores de Português Língua Estrangeira do Uruguai. Montevidéu: Departamento de Publicaciones de la Facultad de Humanidades y Cienciais de la Educación, UDELAR, 2008, v. , p. 25-36.
Schlatter, M. CELPE-BRAS: Certificado de Língua Portuguesa para Estrangeiros - Breve Histórico. In: Maria Jandyra Cunha; Percília Santos. (Org.). Ensino e pesquisa em português para estrangeiros. Brasília: Editora da UnB, 1998, v. , p. 97-104.
Schlatter, M. Educadores de línguas: práticas pedagógicas, políticas e culturais e o desenvolvimento da cidadania. In: Primer Foro Nacional de Lenguas de ANEP, 2009, Montevidéu. Primer Foro Nacional de Lenguas de ANEP. Montevidéu: Administración Nacional de Educación Pública, 2008. p. 49-63.
Schlatter, M. Inimiga ou aliada? O papel da cultura no ensino de língua estrangeira. In: Freda Indursky; Maria do Carmo Campos. (Org.). Discurso, Memória, Identidade. Porto Alegre: SagraLuzzatto, 2000, v. 15, p. 517-527.
Schlatter, M. MERCOSUL: uma pátria de várias línguas. In: Marília dos Santos Lima; Paulo Coimbra Guedes. (Org.). Estudos da Linguagem - Coleção Ensaios do CPG Letras/UFRGS. Porto Alegre: Sagra - D.D. Luzzatto, 1996, v. , p. -.
Schlatter, M. O ensino de leitura em língua estrangeira na escola: uma proposta de letramento. Calidoscópio (UNISINOS), v. 7, p. 11-23, 2009.
Schlatter, M. O Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS. Cadernos do Instituto de Letras, Porto Alegre, v. 12, p. 49-54, 1994.
Schlatter, M. O Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS. In: Ciclo de Palestras de Português para Estrangeiros, 1994, Niterói. Ensino de Português para Estrangeiros: Ciclo de palestras. Niterói: Editora da UFF, 1994. p. 5-10.
Schlatter, M. O sistema de avaliação Celpe-Bras: características, implementação e perspectivas. In: Congresso Internacional de Política Lingüística na América do Sul, 2006, João Pessoa. Língua(s) e povos: unidade e diversidade. João Pessoa: Idéia, 2006. p. 171-175.
Schlatter, M. Reflexão sobre a prática de ensino de LE: ação individual ou coletiva?. In: Laura Masello. (Org.). Portugués lengua segunda y extranjera en Uruguay: Actas del Primeiro Encontro de Professores de Português Língua Estrangeira do Uruguai. Montevidéu: Departamento de Publicaciones de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación - UDELAR, 2008, v. , p. 59-63.
Schlatter, M.; Almeida, A. N.; Fortes, M. S.; Schoffen, J. R. Avaliação de desempenho e os conceitos de validade, confiabilidade e efeito retroativo. In: Valdir Flores do Nascimento; Jane da Costa Naujorks; Lúcia Sá Rebello; Deborah Scopel Silva. (Org.). A redação no contexto do vestibular 2005: a avaliação em perspectiva. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005, v. , p. 11-35.
Schlatter, M.; Andrighetti, G. H.; Bortolini, L. S. Língua Estrangeira - Inglês: Ensino Fundamental 5a e 6a séries. Lições do Rio Grande: livro do aluno. Porto Alegre: SE/DP, 2009, v. 1, p. 49-58.
Schlatter, M.; Andrighetti, G. H.; Bortolini, L. S. Língua Estrangeira - Inglês: Ensino Fundamental 7a e 8a séries. Lições do Rio Grande: livro do aluno. Porto Alegre: SE/DP, 2009, v. 2, p. 37-46.
Schlatter, M.; Andrighetti, G. H.; Bortolini, L. S. Língua Estrangeira - Inglês: Ensino Médio 1o ano. Lições do Rio Grande: livro do aluno. Porto Alegre: SE/DP, 2009, v. 3, p. 47-54.
Schlatter, M.; Andrighetti, G. H.; Bortolini, L. S. Língua Estrangeira - Inglês: Ensino Médio 2o e 3o anos. Lições do Rio Grande: livro do aluno. Porto Alegre: SE/DP, 2009, v. 4, p. 41-54.
Schlatter, M.; Bortolini, L. S.; Andrighetti, G. H. Língua Estrangeira Moderna: Espanhol e Inglês. Lições do Rio Grande: livro do professor. Porto Alegre: SE/DP, 2009, v. 1, p. 87-176.
Schlatter, M.; Bortolini, L. S.; Andrighetti, G. H. Língua Estrangeira - Espanhol: Ensino Fundamental 5a e 6a séries. Lições do Rio Grande: livro do aluno. Porto Alegre: SE/DP, 2009, v. 1, p. 37-47.
Schlatter, M.; Bortolini, L. S.; Andrighetti, G. H. Língua Estrangeira - Espanhol: Ensino Fundamental 7a e 8a séries. Lições do Rio Grande: livro do aluno. Porto Alegre: SE/DP, 2009, v. 2, p. 25-36.
Schlatter, M.; Bortolini, L. S.; Andrighetti, G. H. Língua Estrangeira - Espanhol: Ensino Médio 1o ano. Lições do Rio Grande: livro do aluno. : , 2009, v. 3, p. 35-45.
Schlatter, M.; Bortolini, L. S.; Andrighetti, G. H. Língua Estrangeira - Espanhol: Ensino Médio 2o e 3o anos. Lições do Rio Grande: livro do aluno. Porto Alegre: SE/DP, 2009, v. 4, p. 29-39.
Schlatter, M.; Bulla, G. S.; Gargiulo, H.; Juric, V. H. S. La formación del profesor CEPI para interactuar en una comunidad colaborativa de aprendizaje a distancia. In: II Jornadas Internacionales de Tecnologías Aplicadas a la Enseñanza de Lenguas, 2009, Córdoba. II Jornadas Internacionales de Tecnologías Aplicadas a la Enseñanza de Lenguas. Córdoba: PlasmaMedia, 2009. v. CD. p. 01-18.
Schlatter, M.; Bulla, G. S.; Juric, V. H. S.; Hraste, M.; Rodriguez, M. L. A Certificação de Espanhol e Português para o Intercâmbio (CEPI) como uma ação de política lingüística no âmbito do Mercosul. In: Tercer Encuentro Internacional de Investigadores de Políticas Lingüísticas, 2007, Córdoba. Tercer Encuentro Internacional de Investigadores de Políticas Lingüísticas, 2007.
Schlatter, M.; Gaertner, A. It could happen to you/2 Millionen $ Trinkgeld/Atraídos pelo destino - Die Titulierung von Kinofilmen im Deutschen un Portugiesischen (Brasiliens). Lebende Sprachen, v. 2, p. 84-90, 2001.
Schlatter, M.; Garcez, P. M. ; Scaramucci, M. V. R. O papel da interação na pesquisa sobre aquisição e uso de língua estrangeira: implicações para o ensino e a avaliação. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 39, n.3, p. 345-378, 2004.
Schlatter, M.; Garcez, P. M. Línguas adicionais (espanhol e inglês). Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Porto Alegre: SE/DP, 2009, v. 1, p. 127-172.
Schlatter, M.; Garcez, P. M. Treinamento ou educação no ensino de língua: escolha metodológica ou política. In: VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada - A linguagem como prática social, 2002, Belo Horizonte. Anais do VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada - A linguagem como prática social, 2001.
Schlatter, M.; Scaramucci, M. V. R.; Judice, N.; Dellisola, R. L. O. A Avaliação de Proficiência em Português Língua Estrangeira: O Exame CELPE-Bras. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, Belo Horizonte, v. 3, n.1, p. 153-164, 2003.
Schlatter, M.; Scaramucci, M. V. R.; Prati, S.; Acuna, L. Celpe-Bras e CELU: Impactos da construção de parâmetros comuns de avaliação de proficiência em português e espanhol. In: ZOPPI FONTANA, Mónica. (Org.). O português do Brasil como língua transnacional. Campinas, SP: Editora RG, 2009, v. , p. 95-122.
Schoffen, J.; Schlatter, M. A construção da consciência intercultural: o que o livro didático tem a ver com isso?. In: VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada - A linguagem como prática social, 2002, Belo Horizonte. Anais do VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada - A linguagem como prática social. Belo Horizonte: ALAB - Associação de Lingüística Aplicada do Brasil, 2001.

 

www.ufrgs.br