SEMINÁRIOS DE DISSERTAÇÃO

Nível: Mestrado Acadêmico

Carga Horária: 30     Créditos: 2

Professor: Vera Lucia Bosa e Valesca Dall’Alba

Ementa: discussão e acompanhamento dos projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde. Paralelamente, visa a apresentar aspectos do método da pesquisa científica, de modo a oferecer uma base teórica que será utilizada no desenvolvimento dos projetos. 

Conteúdo programático: cronograma de acordo com os projetos em andamento no PPG:

  • O resumo do projeto ou resultados parciais de projeto em andamento será encaminhado por e-mail para a secretaria do PPG até a sexta feira- anterior à data estabelecida no cronograma de apresentação. A secretaria do Programa enviará o resumo para os alunos matriculados na disciplina tomar conhecimento do mesmo.
  • No dia aprazado, o aluno escalado apresentará seu trabalho em 20 minutos utilizando os recursos audiovisuais disponíveis (datashow).
  • Dois alunos serão sorteados para fazer comentários sobre o projeto enviado e sobre a apresentação. Cada aluno disporá de cinco minutos para essa atividade.
  • Após a intervenção dos dois alunos sorteados a discussão será aberta aos demais para observações, críticas e sugestões. O período de tempo para essa atividade será de 10 (dez) minutos.
  • Finalizando a sessão um professor pesquisador convidado fará um resumo e tecerá comentários pertinentes ao trabalho apresentado.
  • A apresentação é de responsabilidade do aluno, o não cumprimento do cronograma implica em reprovação. Faculta-se ao aluno trocas da data de apresentação, visando a adequação da mesma às suas atividades. Esta troca deve ser comunicada ao programa de forma oficial de forma que o substituto assuma a responsabilidade pela apresentação.
  • Alunos em fase final da dissertação ou tese apresentarão os resultados de seu protocolo de pesquisa ou “draft” do artigo.

Procedimentos didáticos: aula magistral; discussão em grupo.

Avaliação: os alunos serão avaliados de forma progressiva e contínua de acordo com a sua participação, interesse, organização e frequência nas atividades propostas ao longo da disciplina.

Bibliografia:

  • Fletcher R e Fletcher S. Epidemiologia Clínica. 5ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2014.
  • Hulley S, Cummings SR, Browner WS, Grady, DG, Newman TB. Delineando a pesquisa clínica. 3ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.
  • Szklo M; Nieto FJ. Epidemiology - Beyond the Basics. Burlington; 3ª ed. Jones & Bartlett Learnong, 2014.
  • Almeida Filho, N. Barreto, M. Epidemiologia & Saúde. Rio de Janeiro: Gen-Guanabara Koogan, 2012.
  • Rothman KJ, Greenland S, Lash TL. Epidemiologia Moderna. Porto Alegre: Artmed, 2011.
  • Altman DG. Practical Statistics for Medical Research. London: Chapman & Hall, 1991.
  • Bailar III JC & Mosteller F. Medical Uses of Statistics. 2ed. Boston: NEJM Books, 1992.
  • Kirkwood B. Essentials of Medical Statistics. Oxford: Blackwell, 1988.