Processo de Ensino e de Aprendizagem e a Atuação Docente no Ensino Superior

Nível: Mestrado Acadêmico 

Créditos: 3 cr (2 cr presenciais e 1 cr EAD)

Vagas: 15

Horário: 13:30 às 17:10

Local: sala 404 - FAMED

Início: 16.08.2019 das 13:30 às 17:10

Término: 22.11.2019 das 13:30 às 17:10

Serão realizados 8 encontros presenciais, quinzenalmente, com duração de 4 horas aulas cada. O restante da carga horária será realizada na modalidade de Educação à Distância (EAD), por meio da plataforma Moodle UFRGS.

Professor Responsável: Dra. Martine Elisabeth Kienzle Hagen

Professor convidado: Dra. Ana Luiza Sander Scarparo (pós-doutoranda PPG Educação em Ciências).

SÚMULA: Estudo das concepções sobre o processo de ensino e de aprendizagem e suas implicações nos contextos educacionais. Análise de diretrizes curriculares de cursos de graduação. Estudo sobre a prática pedagógica no ensino superior. Espaço de reflexão e discussão sobre os saberes docentes e o papel do professor na formação acadêmica.

OBJETIVOS:

Objetivo Geral:

Apresentar ao pós-graduando as concepções sobre o processo de ensino e de aprendizagem e suas implicações nos contextos educacionais.

Objetivos Específicos:

Conhecer as diretrizes curriculares dos cursos de graduação da saúde.

Compreender a prática pedagógica no ensino superior.

Possibilitar a reflexão e discussão sobre os saberes docentes e o papel do professor na formação acadêmica.

  CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:  

- Teorias da educação sobre o processo de ensino e aprendizagem;

- Diretrizes Curriculares Nacionais de Cursos de Graduação (Nutrição);

- Saberes docentes;

- Pesquisa e a prática docente;

- Planejamento e práticas pedagógicas;

- Práticas avaliativas e aprendizagem significativa.

MÉTODO DE TRABALHO:

- Leitura e análise de textos previamente indicados;

- Participação nas atividades e discussões propostas nos fóruns;

- Análise crítica reflexiva sobre práticas pedagógicas no ensino superior;

- Trabalhos em grupo e seminários;

- Realização do planejamento de atividade didática.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será processual e formativa, uma vez que é considerada parte do processo de ensino. Serão utilizados diversos instrumentos avaliativos a fim de verificar se os objetivos da disciplina foram alcançados.

O conceito final será a conversão do somatório das notas da avaliação 1 e 2, conforme estabelecido pela UFRGS.

Avaliação 1: valor 5,0. Será realizada a avaliação da participação dos alunos nos encontros presenciais e nas atividades realizadas na plataforma Moodle.

Avaliação 2: valor 5,0. Será avaliado o planejamento da atividade didática, assim como a apresentação durante o seminário final da disciplina.

BIBLIOGRAFIA:

- Becker, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2. ed. Porto Alegre : Penso, 2012. 199p.

- Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo : Paz e Terra, 2011. 142 p.

- Morin, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed.São Paulo: Cortez, 2011. 102 p. 

- Enricone, Délcia Célia, et al.Planejamento de Ensino e Avaliação. 11.ed.Porto Alegre : Sagra D.C. Luzzatto, 1995. 301p.

- Vasconcelos, Celso dos Santos. Construção do Conhecimento em sala de aula. 16. ed.São Paulo : Libertad, 2005.

- Isaia, Silvia Maria de Aguiar e Bolzan, Doris Pires Vargas. Formação do Professor do ensino superior: um processo que se aprende? Educação, 29, 2: 121-133, 2004.