português
english
español
Inicio | Mapa del sitio | Login
Untitled Document Untitled document

Convocatoria Maestría (Esta página sólo está disponible en portugués)

Versão para impressão

 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL

 

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES E SELEÇÃO

 

MESTRADO 2014

 

Vigência deste Edital: 13 de setembro a 10 de dezembro de 2013.

 

 

1 ABERTURA

 

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e em cumprimento de decisão da Comissão de Pós-Graduação do PPGAS, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas ao Exame de Seleção para o curso de Mestrado em Antropologia Social, referente ao ano letivo de 2014.

 

O Processo Seletivo destina-se a candidatos que concluíram a graduação em Ciências Sociais ou área afim. Os estudantes que estiverem concluindo seu curso de graduação poderão se candidatar. Neste caso, para completar o processo de seleção, devem apresentar documentação comprobatória de conclusão de curso ou atestado de provável formando na data da matrícula para o ano letivo de 2014.

 

O Programa disponibiliza 15 (quinze) vagas para o ingresso no Mestrado.

 

 

2 INSCRIÇÃO – LOCAL, PERÍODO, TAXAS

 

As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 14 de outubro a 08 de novembro de 2013 através do endereço:

https://www1.ufrgs.br/posgraduacao/processoseletivo/index.php/inscricao/login

 

2.1 Taxas

 

2.1.1 O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais) deverá ser depositada através de GRU no Banco do Brasil, cuja guia de pagamento será gerada pelo sistema de inscrição online. O candidato terá até 3 (três) dias após a data de inscrição para fazer este pagamento.

 

2.1.2 Excepcionalmente, poderão ser dispensados de pagamento da taxa os candidatos que comprovadamente não dispõem de recursos para custear seu pagamento. Os pedidos devem ser encaminhados à Secretaria do Programa até o dia 25 de outubro. O resultado da solicitação estará disponível no dia 30 de outubro.

 

 

3 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

 

3.1 Para inscrição na seleção para o Mestrado, deverão ser encaminhados ao Programa os seguintes documentos:

 

3.1.1 Diploma de graduação. No caso de alunos formandos, a sua aceitação no mestrado estará condicionada à conclusão do seu curso de graduação até a data de matrícula no PPGAS-UFRGS;

3.1.2 Histórico escolar;

3.1.3 Carteira de identidade e do CPF (para estrangeiro o passaporte);

3.1.4 CV Lattes atualizado (para estrangeiro Curriculum Vitae), com cópia das publicações (capa, sumário, primeira página do artigo, última página), se houver, bem como os certificados de apresentação de trabalhos em eventos e de atuação como bolsista de iniciação científica e extensão, intercâmbios, estágios acadêmicos não curriculares, monitorias, organização de eventos, diploma e histórica de segunda graduação (para quem é formado em mais de um curso), entre outros.

3.1.5 Uma foto 3 x 4;

3.1.6 Comprovante do pagamento da taxa de inscrição;

3.1.7 Plano de estudos (máximo de 2 páginas digitadas em espaço 1,5) com suas expectativas de formação acadêmica, expondo as razões para cursar o mestrado, explicitando a área da Antropologia em que pretende se especializar, o tema que deseja desenvolver em sua dissertação, os métodos para realizar a pesquisa correspondente, com indicação de possibilidade de tempo e recursos para a realização do curso (em duas vias).

 

3.2 Duas cartas de recomendação

 

3.3 Ao inscrever-se na seleção, o(a) candidato(a) estará reconhecendo sua aceitação das normas estabelecidas neste Edital.

 

 

4 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

 

O processo de seleção será constituído por uma primeira etapa de caráter eliminatório e classificatório e por três etapas apenas classificatórias.

 

4.1 Etapa Eliminatória e classificatória: será constituída pela Prova Escrita, dissertativa, sem consulta, composta por questões formuladas a partir da bibliografia indicada. A prova poderá ser redigida em português ou espanhol.

 

4.1.1 Os(as) candidatos(as) serão avaliados(as):

 

a) pela capacidade de contextualização teórico-metodológica, do ponto de vista antropológico, dos temas apresentados;

b) pelas reflexões científicas desenvolvidas a partir da bibliografia;

c) pela redação clara e consistente.

 

4.1.2 Será aprovado o candidato que, numa escala de zero a dez, obtiver a nota sete, ou superior.

 

4.1.3 Para os aprovados à etapa seguinte, a Prova Escrita corresponderá a 50% da nota final.

 

4.2 Etapas classificatórias:

 

4.2.1 Prova de Línguas Estrangeiras: As provas de línguas constituir-se-ão na tradução de um texto de antropologia em inglês e francês, respectivamente. Será permitido o uso de dicionário convencional, que deverá ser providenciado pelo candidato. Esta prova corresponderá a 10% da nota final.

 

4.2.2 Avaliação do Histórico Escolar e Curriculum Vitae: Nesta etapa será avaliado o desempenho do candidato no curso de graduação e sua trajetória acadêmica, incluindo: publicações, participação em eventos acadêmicos, apresentação de trabalhos, bolsa de iniciação científica, monitoria, participação em programas de intercâmbios, e outras atividades de relevância acadêmica. Esta etapa corresponderá a 20% da nota final.

 

4.2.3 Entrevista: O(a) candidato(a) será questionado sobre temas do âmbito da antropologia, sobre a prova escrita e as atividades constantes no seu dossiê de inscrição, incluindo seu Plano de Estudos e as perspectivas do(a) candidato(a) sobre a possibilidade de orientação. Esta avaliação corresponderá a 20% da nota final.

§ único: Da composição da nota final:

 

I – Os candidatos receberão notas de zero a dez em cada uma das etapas.

 

II – Serão aprovados somente os candidatos que obtiverem desempenho igual ou superior a 70% no conjunto das etapas, limitando-se, o ingresso, aos 20 primeiros colocados.

 

III – Os candidatos que não realizarem uma das etapas serão considerados automaticamente eliminados.

 

IV – Se dois ou mais candidatos tiverem a mesma nota final, será utilizada a nota da Prova Escrita como critério de desempate. Persistindo o empate, serão usadas, nesta ordem, as notas da Avaliação do Histórico Escolar e Curriculum Vitae, da Entrevista e da Prova de Línguas Estrangeiras.

 

V – Para fins de ingresso no PPGAS e candidatura a eventual bolsa de estudo a ser concedida pelo Programa ao longo do primeiro ano, os candidatos aprovados serão classificados por ordem decrescente das notas finais do Exame de Seleção.

 

VI – Se o número de candidatos aprovados for menor que o número de vagas estabelecidas neste Edital, as vagas restantes não serão preenchidas.

 

VII – Haverá dois momentos em que o candidato poderá interpor recursos. Acerca da Prova Escrita, após a divulgação da respectiva Lista de Aprovados (conforme cronograma explicitado no item 5), e acerca do resultado final da seleção, após a divulgação da Lista de Aprovados na Seleção de Mestrado-2014 (conforme item 6).

 

 

5 LOCAL E CALENDÁRIO DAS PROVAS

 

5.1 Local

Para as provas escrita e de línguas, os candidatos deverão se dirigir à sala 203 (Sala de Multimeios – CEMU) no prédio do IFCH, nº 4332. Recomenda-se a apresentação no local com 30 minutos de antecedência, portando documento original de identificação. Não será permitido o ingresso na sala depois do início da prova.

 

5.2 Datas e horários

 

5.2.1 Prova escrita: 18 de novembro de 2013 (segunda-feira), das 14:00 às 17:00 horas.

Divulgação da Lista de Aprovados na Prova Escrita: 26 de novembro até 18h.

 

Adendo

Se houver recursos após esta etapa (ver item 6.2), a Comissão de Seleção divulgará o resultado dos mesmos no dia 29 de novembro 2013 na página WEB do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

 

5.2.2 Provas de inglês e francês: 29 de novembro de 2013, das 9h às 12h.

 

5.2.3 Entrevista: A partir de 2 de dezembro de 2013 (segunda-feira).

O local, data e horário da entrevista serão divulgados no site do PPGAS até às 18h do dia 29 de novembro de 2013.

 

 

6 DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

 

6.1 A divulgação da Lista de Aprovados na Seleção de Mestrado-2014 será no dia 06 de dezembro (sexta-feira) até às 23h.

 

6.2 Os candidatos que desejarem interpor recurso terão 02 dias úteis (48 horas) para fazê-lo, a partir da divulgação dos resultados, encaminhando a interpelação por escrito à Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Os recursos deverão ser apresentados através de documento formal e segundo as seguintes características:

 

a) Estar redigido de forma clara e precisa, chamando a atenção para os pontos que julgue discutíveis na avaliação;

b) Conter uma justificativa fundamentada do motivo do recurso;

c) Constar nome, nº da Carteira de Identidade ou passaporte (para estrangeiros) e data;

d) O recurso deve estar assinado pelo requerente.

 

6.3 Os recursos serão julgados por uma Comissão Revisora, composta por um integrante da Comissão de Seleção de Mestrado e por dois membros da Comissão de Pós-Graduação.

 

6.4 A Comissão de Seleção divulgará o resultado dos recursos no dia 13 de dezembro 2013 na página WEB do PPGAS.

Os resultados finais serão divulgados na ordem de desempenho do maior ao menor – do(as) candidato(as) aprovado(as).

 

 

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA PROVA

 

ABU-LUGHOD, Lila. “Writing against Culture”. In R. Fox (ed.) Recapturing Anthropology. Santa Fe: School of American Research, 1991, pp.137-162. Disponível em: http://xcelab.net/rm/wp-content/uploads/2008/09/abu-lughod-writing-against-culture.pdf

 

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. “Cultura” e cultura: conhecimentos tradicionais e direitos intelectuais. In: _____. Cultura com aspas. São Paulo: Cosac Naify, p.311-373.

GEERTZ, Clifford. “Uma Descrição Densa: Por Uma Teoria Interpretativa da Cultura”. In: A Interpretação das Culturas. RJ, Editora Guanabara, 1989, p. 13-41.

 

INGOLD, Tim. Anthropology is not ethnography. In: _____. Being alive: essays on movement, knowledge and description. Londres: Routledge, 2011, pp.229-243. Disponível em: http://proc.britac.ac.uk/tfiles/154p069.pdf

 

KULICK, Don. “Animais gordos e a dissolução da fronteira entre as espécies”. Mana [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 481-508.

 

LEACH, Edmund. “Aspectos antropológicos da linguagem: categorias animais e insulto verbal” In: Edmund Leach, Col. Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ed. Ática, 1983.

 

LÉVI-STRAUSS, Claude. O Totemismo Hoje. Petrópolis: Vozes, 1975.

 

SAHLINS, Marshall. “O ‘pessimismo sentimental’ e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um ‘objeto’ em via de extinção (parte I). Mana [online]. 1997, vol.3, n.1, pp. 41-73.

 

SAHLINS, Marshall. “O ‘pessimismo sentimental’ e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um ‘objeto’ em via de extinção (parte II)”. Mana [online]. 1997, vol.3, n.2, pp. 103-150.

 

 

8 CANDIDATOS COM DOMICÍLIO NO EXTERIOR OU NAS REGIÕES NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL

 

8.1 Os candidatos com domicílio no exterior ou fora da Região Sul e Sudeste do Brasil, impossibilitados de comparecer às provas no local indicado, deverão entrar em contato por e-mail com a Secretaria do PPGAS, até 30 de outubro, para saber se haverá e quais serão os eventuais locais alternativos, nos quais as provas serão realizadas mediante supervisão de colegas credenciados.

 

8.2 O ingresso de estudantes estrangeiros pelo Programa PEC-PG CAPES ou CNPq está condicionado à aprovação e concessão de bolsa PEC-PG ao candidato.

 

 

9 COMISSÃO DE SELEÇÃO DO MESTRADO

 

Dr. Arlei Sander Damo (coordenador)

Dr. Bernardo Lewgoy

Dra. Ceres Gomes Víctora

Dr. Emerson Alessandro Giumbelli

Dra. Patrice Schuch

Dra. Paula Sandrine Machado

 

 

10 COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO PROGRAMA

 

Dr. Carlos Alberto Steil (Coordenador)

Dra. Ondina Fachel Leal (Coordenadora Substituta)

Dra. Fabíola Rohden (Representante Docente)

Glaucia Cristina Maricato Moretto (Representante Discente)

 

 

INFORMAÇÕES

 

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Campus do Vale

Av. Bento Gonçalves 9500, Prédio 43311, Bloco AI, sala 104 A

91509-900 Porto Alegre, RS, Brasil

Fone/Fax: (51) 3308 6638

E-mail: ppgas@ufrgs.br

Homepage: http://www.ufrgs.br/ppgas

 

Dirección: Av. Bento Gonçalves, 9500 – Prédio 43311, Bloco AI, Sala 104A – BR 91509-900 – Porto Alegre, RS, Brasil

Teléfono/fax: +55 (51) 3308-6638 | E-mail: ppgas@ufrgs.br