Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções

 

faleconoscojpg

 
Você está aqui: Página Inicial

PPGASFAR - Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica

Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica - PPGASFAR

Início

Ações do documento

Documentos

File edital
Edital de seleção de mestrado 2015
File manual
Manual de preenchimento da planilha da seleção de mestrado 2015
File planilha
Planilha para seleção de mestrado 2015
File Resultado final da seleção e orientações para matrícula no PPGASFAR
Ações do documento

História

A Área de Farmácia da CAPES criou, no ano de 2008, a Rede Brasileira de Ciências Farmacêuticas (RBCF), referendada na Reunião dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da Área da Farmácia. A RBCF é constituída por oito redes temáticas, sendo uma delas a Rede Brasileira de Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária (REBRAFVIME). A REBRAFVIME é conseqüência de quase três décadas de discussão e encaminhamentos propositivos nas universidades e nos diversos cenários da prática profissional sobre a necessidade de se fomentar a pesquisa na área de Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária. Portanto, conta-se com o reconhecimento e a chancela pela Área de Farmácia da CAPES, bem como com o apoio do Ministério da Saúde nas ações desenvolvidas nesse âmbito.

A REBRAFVIME integrou a proposta do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica (INCT_if). No âmbito de suas atividades, está a criação do Programa Nacional de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, por meio da associação de IES. Pretende-se com a REBRAFVIME e com este programa incrementar a formação de recursos humanos; proporcionar o intercâmbio docente e discente em nível nacional e internacional; discutir e implementar editais específicos nas áreas de pesquisa; a elaborar e manter um periódico indexado, entre outras ações.

Diante desse quadro, a consolidação da área temática da Assistência Farmacêutica é um desafio constante que requer incentivos resolutivos por parte das universidades, órgãos de fomento, Ministério da Saúde e Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Logo, projetam-se duas ações norteadoras:

 

a) Acredita-se que somente com a formação de parcerias entre pesquisadores, por meio de redes, possa-se estimular o desenvolvimento harmônico da assistência farmacêutica em um país de dimensões continentais como o Brasil. Portanto, a Rede Brasileira de Assistência Farmacêutica e de Vigilância em Medicamentos é integrada por pesquisadores, professores e profissionais. A associação dos mesmos tem como objetivo constituir parcerias que levem a formação de núcleos que com o correr do tempo transformem-se em grupos de pesquisa qualificados.

b) Idêntica-se a existência de pesquisadores isolados ou em pequenos grupos em várias IES. A associação desses pesquisadores para a implantação de um Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica é essencial para o desenvolvimento do país. Com o fomento a esse programa espera-se iniciar o atendimento a demandas de professores qualificados para os Cursos de Farmácia, pesquisadores com produção científica compatível com os padrões exigidos pela CAPES, produção de tecnologias e inovações para o SUS e a sociedade, bem como ser a peça fundamental para incentivar a rede acima descrita.

Em suma, a implementação dessas ações norteadoras poderá favorecer o crescimento da Assistência Farmacêutica e atender a uma demanda social relevante na atenção à saúde individual e coletiva da população brasileira.

As Universidades onde se encontram distribuídos os pesquisadores participantes da presente proposta estão concentradas nas regiões sul e sudeste. Esta é uma característica interessante, pois a proximidade contribuirá para a colaboração entre os centros. Por outro lado, a participação de IES do nordeste pode funcionar como embrião para o início do desenvolvimento nessa região e pólo de expansão para outras.

Ações do documento

Contato

Entre em contato pelo e-mail: ppgasfar@ufrgs.br

Ações do documento

Edital de seleção mestrado 2015

edital seleção 2015 modificado.docx — application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document, 303 kB (310600 bytes)

Ações do documento

Edital de seleção mestrado 2015

edital seleção 2015 modificado.docx — application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document, 303 kB (310600 bytes)

Ações do documento

Estrutura

Essa é a página da estrutura do PPGCF.

Ações do documento
Ações do documento
Faculdades
 

UFRGS

 

 

UFPR

 

 

UFBA

 

 

UFES

 

 

UFSC

 

 

 UVV