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ÉTICA E MERCADO NO SETOR FARMACÊUTICO

Ementa:

Ética e Bioética. Modelos de mercado, relações de produção e comercialização e ética. Comercialização e abordagens de marketing de medicamentos no Brasil. Marketing e repercussões no comportamento de consumo. Regulamentação de propagandas de produtos para saúde no Brasil.

Bibliografia:

1.MATTOS, R. A. . Responsabilidade intelectual e solidariedade: por uma ética profissional pautada pela integralidade. In: Roseni Pinheiro; Maria elizabeth Barros de Barros; Ruben Araujo de Mattos. (Org.). Trabalho em equipe sob o eixo da integralidade: valores, saberes e práticas. 1 ed. Rio de Janeiro: CEPESC - ABRASCO, 2007, v. 1, p. 129-141. 2.GARRAFA, Volnei; OSELKA, Gabriel; DINIZ, Débora. Saúde, bioética e equidade. Revista Bioética, vol. 5, nº 1, 1997. 3.DALLARI, Dalmo de A. Regulação de Medicamentos. Revista de Direito Sanitário, São Paulo: v. 7, n.1/2/3 p. 195-217, 2006. 4.CONASEMS. Especial Judicialização. Brasília, 2005. Disponível em: http://www.conasems.org.br>. Acesso em: 03 dez. 2005 5.Campbell EG, Gruen RL, Mountford J, Miller LG,Cleary PD, Blumenthal D. A national survey of physicianindustry relationships. N Engl J Med 2007;356:1742-1750. 6.BARROS, J. A. C. de. Políticas Farmacêuticas: a serviço dos interesses da saúde? Brasília, DF: UNESCO, 2004. 7.RAMOS, D.L. de P. Fundamentos da Bioética – Bioética e Ética Profissional. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan.

Disciplina não obrigatória