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GAIM - Avaliações e Intervenções Motoras



Professores do PPGCMH vinculados a este Grupo de Pesquisa:
 Nadia Cristina Valentini
 nadiacv@esef.ufrgs.br

Descrição:
Português

O grupo Avaliações e Intervenções Motoras (GAIM) dedica-se a pesquisar o impacto de intervenções nas habilidades motoras, cognitivas e sociais de bebês e crianças em situação de vulnerabilidade social, com atrasos motores, portadores e não portadores de necessidades especiais. Os participantes são bebês e crianças que apresentam fatores de risco para atrasos no desenvolvimento, os quais envolvem (1) um contexto cotidiano – família e instituições – pobre em experiências motoras, cognitivas e sociais; (2) o abandono, abuso ou negligência; (3) a falta de conhecimento de pais e cuidadores sobre o desenvolvimento e sobre formas de fortalecer o mesmo; (4) uma visão assistencialista no cuidado da criança; e (5) alterações genéticas e congênitas, prematuridade ou baixo peso ao nascimento. Crianças que demonstram atrasos em relação aos seus pares são as que, no decorrer da experiência educacional, sucessivamente demonstram fracassos escolares. Atrasos motores repercutem no autoconceito da criança, restringindo suas experiências informais na infância, e limitando interações sociais e o desenvolvimento cognitivo. Nas pesquisas aplicadas desenvolvidas, empregamos instrumentos avaliadores padronizados e validados, bem como observações e descrições sistemáticas do desenvolvimento, os quais nos permitem observar o impacto positivo das intervenções (1) no desenvolvimento de habilidades motoras; (2) no aumento das interações sociais e da cooperação entre pares; (3) no engajamento cognitivo e motor em diferentes tarefas; (4) na autonomia; (5) na execução das atividades da vida diária; e (6) no fortalecimento da motivação intrínseca e das percepções de competência em crianças portadoras e não portadoras de necessidades especiais. As pesquisas evidenciam também o impacto da intervenção em mudanças no contexto familiar, de forma a favorecer o desenvolvimento da criança, tanto nas interações dos pais e cuidadores com as crianças, como na adequação do espaço físico do brinquedo.

English

GAIM – Motor Assessments and Interventions

The Motor Assessments and Interventions group (GAIM) is dedicated to investigating the impact of interventions on the motor, cognitive and social skills of socially vulnerable infants and children with motor delays, with and without special needs. The participants are infants and children with risk factors for developmental delays, which involve (1) a daily context – family and institutions – poor in motor, cognitive and social experiences; (2) abandonment, abuse or neglect; (3) lack of knowledge of parents and caregivers about development and ways of strengthening it; (4) an assistentialist view of child care; and (5) genetic and congenital abnormalities, prematurity or low birth weight changes. Children who show delays compared to their peers are those who, in the course of their educational experience, successively have school failures. Motor delays have repercussions on the child’s self-concept, restricting his/her informal experiences in childhood, and limiting social interactions and cognitive development. In our applied research, we use standardized and validated assessment instruments, as well as systematic observations and descriptions of development, which allow us to observe the positive impact of interventions on (1) the development of motor skills; (2) increasing social interactions and peer cooperation; (3) the cognitive and motor engagement in different tasks; (4) autonomy; (5) the performance of activities of daily living; and on (6) the strengthening of intrinsic motivation and perceptions of competence in children with and without special needs. The studies also show the impact of the intervention on changes in the family context, in a way to favor the development of the child, both in the interactions of parents and caregivers with the children, and in the adequacy of the physical space of the toy.

Español

GAIM – Evaluaciones e Intervenciones Motoras

El grupo Evaluaciones e Intervenciones Motoras (GAIM) se dedica a investigar el impacto de las intervenciones en las habilidades motoras, cognitivas y sociales de bebés y niños en situación de vulnerabilidad social, con retrasos motores, con y sin necesidades especiales. Los participantes son bebés y niños con factores de riesgo para retrasos en el desarrollo, que incluyen (1) un contexto cotidiano – familia e instituciones – pobre en experiencias motoras, cognitivas y sociales; (2) el abandono, abuso o negligencia; (3) la falta de conocimiento de los padres y cuidadores sobre el desarrollo y sobre maneras de fortalecerlo; (4) una visión asistencialista en el cuidado de los niños; y (5) anomalías genéticas y congénitas, prematuridad o bajo peso al nacer. Los niños que muestran retrasos en relación con sus pares son los que, en el transcurso de la experiencia educativa, sufren sucesivos fracasos escolares. Retrasos motores tienen repercusiones en el autoconcepto del niño, lo que restringe sus experiencias informales en la infancia y limita las interacciones sociales y el desarrollo cognitivo. En nuestra investigación aplicada, utilizamos instrumentos estandarizados y validados, así como observaciones y descripciones sistemáticas del desarrollo, que nos permiten observar el impacto positivo de las intervenciones en (1) el desarrollo de las habilidades motoras; (2) el aumento de las interacciones sociales y la cooperación entre pares; (3) el reclutamiento cognitivo y motor en diferentes tareas; (4) la autonomía; (5) la realización de actividades de la vida diaria; y (6) en el fortalecimiento de la motivación intrínseca y las percepciones de competencia en niños con y sin necesidades especiales. Los estudios también muestran el impacto de la intervención sobre los cambios en el contexto familiar, de tal manera que favorece el desarrollo de los niños, tanto en las interacciones de los padres y cuidadores con los niños, como en la adecuación del espacio físico del juguete.

Site de Grupo:
http://avaliacoeseintervencoesmotoras.weebly.com/

Site de Grupo no CNPq:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8766566469856749


 
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