Currículo

O Currículo do PPGCOM está organizado em Disciplinas, Seminários, Laboratórios de pesquisa, Estágios docentes, Práticas de ensino pesquisa e extensão a Atividades dirigidas

Disciplinas

Atividades didático-pedagógicas que respondem às diretrizes da área de concentração e das linhas de pesquisa. Com caráter eletivo, estruturam o núcleo mais estável do currículo. 

Seminários

Atividades didático-pedagógicas que respondem a necessidades específicas de formação. Com caráter eletivo, são responsáveis pela formação complementar.

  • Os seminários são conduzidos por um ou mais professores;
  • Os seminários podem ser ministrados por professores permanentes, colaboradores ou visitantes;
  • Os seminários podem ser ofertados com diferentes créditos e em diferentes temporalidades.

Laboratórios de Pesquisa

Atividades com o objetivo de produção e análise de pesquisas. Com caráter eletivo, são responsáveis pela qualificação das pesquisas em andamento no PPGCOM.

  • Os laboratórios podem ser oferecidos como disciplinas; 
  • Os laboratórios são conduzidos por professores do programa;
  • Podem participar dos laboratórios alunos do programa e, eventualmente, outros membros inscritos nos grupos de pesquisa dos professores responsáveis pela oferta do laboratório;
  • Os laboratórios podem ser ofertados com 2 ou 4 créditos e em diferentes temporalidades.
  • Os créditos dos laboratórios devem ser computados como complementares.

Estágio Docência

O estágio docência é atividade obrigatória para alunos bolsistas e é voltada para o exercício de atividades de docência sob a orientação de um professor, em diferentes atividades da graduação. 

Essa atividade é coordenada pelo professor orientador e pelo professor titular da disciplina em que o aluno for atuar.

O estágio docência pode ser realizado por mestrandos e doutorandos regularmente inscritos no PPGCOM.

Os créditos do estágio docência devem ser computados como Atividades Dirigidas.

 Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão

Atividade teórico-prática voltada para a complementação da formação docente. Com caráter eletivo, tem por objetivo o debate das práticas docentes, o exercício destas práticas e a interlocução com os cursos de graduação. Envolve atividades de ensino, de extensão e de coorientação de trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica.

  • As Práticas de ensino, pesquisa e extensão são coordenadas pelo professor orientador.
  • As Práticas de ensino, pesquisa e extensão devem ser planejadas e avaliadas no âmbito da orientação (ou dos grupos de pesquisa). 
  • Os créditos de Práticas de ensino, pesquisa e extensão devem ser computados como complementares.

Atividades Dirigidas

 As Atividades Dirigidas complementam e qualificam a formação do aluno. Dividem-se em quatro grandes grupos (Atividades de Formação Docente, Atividades de Produção Intelectual, Atividades de Pesquisa e Atividades Complementares).