Disciplinas - Linha de Pesquisa 1: INFORMAÇÃO, REDES SOCIAIS E TECNOLOGIAS

1. Artefatos da Cultura Digital
Ementa - Caracterização e problematização dos artefatos comunicacionais contemporâneos com ênfase nas tecnologias digitais. Abordagens diacrônica e sincrônica dos diversos atravessamentos entre configurações técnicas e processos socioculturais. Reflexão sobre as relações entre as materialidades, as formas de representação, as possibilidades interativas e os usos e apropriações dos artefatos.


2. Interação Mediada por Computador
Ementa - Introdução à cibercultura. Enfoques sobre a interação mediada por computador. Economia do virtual e capitalismo cognitivo. Processos de colaboração e conflito na internet. Relacionamentos online. Teorias das redes. Crítica das mídias sociais. Materialidades da comunicação e Teoria Ator-Rede. Cultura da convergência.


3. Redes de Informação na Comunicação Científica
Ementa - A informação como produto e insumo da atividade científica. Os processos de comunicação na produção, armazenamento, circulação, recuperação e uso da informação científica e tecnológica. Métricas e indicadores para o estudo dos fenômenos científicos e tecnológicos. Redes de publicação, de colaboração, de citação e de palavras.