Disciplinas - Linha de Pesquisa 3 - CULTURA E SIGNIFICAÇÃO

1. Comunicação e Estudos Culturais
Ementa - Contribuição dos estudos culturais britânicos e latino-americanos para a discussão da relação entre comunicação e cultura. Questões teóricas, metodológicas e empíricas sobre a produção, a circulação e a recepção de produtos midiáticos, incluindo os processos de convergência midiática.

2. Semioses da Cultura
Ementa - Estudos teórico-metodológicos voltados para a cultura e seus processos de significação numa perspectiva comunicacional. Comunicação, cultura e semiose: linguagens, textos, tradução, codificação. Sistemas de significação e poder. Diacronia e Memória. Sincronia e texto.

3. Semiótica da Comunicação
Ementa - O campo semiótico: limites e objetos. Teorias, histórias e perspectivas. Modelos semiológicos. Sistemas de significação e processos de comunicação. Diacronia e sincronia. Diferentes níveis de codificação da linguagem. A semiosfera e os signos na vida social. Signo, código, memória, texto, mensagem. Semiose e autogeração. A imagem, o visível e o enunciável. O intertextual e o intersemiótico. Tradução, transcriação. Imagem-movimento, imagem-tempo. Estruturalismo, Pragmaticismo, Formalismo. Desconstrução e pós-estruturalismo.

4. Comunicação e Imaginário
Ementa - O desenvolvimento histórico dos estudos do imaginário. Questões de léxico e heurística: imaginário, imagem, mito, símbolo. Características do pensamento mítico. Formas de organização do imaginário: do arquétipo ao mito, da imagem simbólica ao estereótipo e ao preconceito. O papel do imaginário na Comunicação e da Comunicação no imaginário. Metodologias e modelizações do imaginário.