Disciplinas - Linha de Pesquisa 4 - MEDIAÇÕES E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS E POLÍTICAS

1. Representações sociais, Sociabilidade e Comunicação.
Ementa - Origem e perspectivas teóricas e metodológicas das representações sociais no campo das Ciências Sociais. O conceito e os fenômenos de representação social. Representações sociais e práticas socioculturais. Representações sociais, mediação e esfera pública. Representações sociais, sociabilidade e práticas comunicativas e informacionais. Representações sociais, mídia, imaginário e identidade cultural. Pesquisas em comunicação e em informação e os estudos das representações sociais.

2. Comunicação e Práticas Socioculturais
Ementa - Discussões de cunho teórico e metodológico abordando temas ligados à comunicação, à cultura, à identidade e à ideologia de modo entrelaçado; enfoca a diversidade cultural e as manifestações dos sujeitos, agentes dos processos comunicacionais, inseridos em distintos contextos sócio-históricos.

3. Estética das Imagens Audiovisuais
Ementa - Discussão teórico-metodológica sobre imagens audiovisuais e a sua relação com os modos de subjetivação e de sensibilidades na cultura atual. As imagens audiovisuais enquanto produtoras de memórias, imaginários, representações sociais. Estética e meios audiovisuais. Análise de imagens audiovisuais de diferentes formatos e suportes, levando em conta seus aspectos técnico-estéticos e culturais.

4. Comunicação, Cultura e Organizações
Ementa - Organizações públicas e privadas e comunicação. Comunicação e cultura organizacional. Identidade organizacional e processos identificatórios. Subjetividade, relações de poder e humanização nas organizações. Comunicação estratégica. Estratégias de visibilidade e imagem-conceito.

5. Comunicação, Política e Sociedade
Ementa - Abordagem das relações e disputas de poder entre comunicação, política e sociedade a partir de diferentes perspectivas teóricas, especialmente, da ciência política, sociologia, filosofia, história e da comunicação. Desenvolvimento de estudos que permitam analisar regimes políticos, instituições políticas e sociais, mobilizações sociais, acontecimentos e processos de produção da comunicação do institucional, do jornalismo e da propaganda. A principal base teórica abrange conceitos relacionados aos campos, poderes da mídia, da política e da sociedade; à democracia, esfera pública e comunicação pública; visibilidade e imagem política, e ao poder simbólico.