Apresentação

Dividido em quatro linhas de pesquisa, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS conta com 26 professores, sendo 20 permanentes e seis colaboradores. Desse total, 11 professores são bolsistas de Produtividade do CNPq, e nove atuam como membros de conselhos ou coordenadores de grupos de trabalho em associações nacionais de pesquisa que demonstra o reconhecimento dos pesquisadores do programa por parte de órgãos federais de fomento à pesquisa.

Docentes do PPGCOM/UFRGS também integram conselhos editoriais de 53 periódicos das áreas de Comunicação e Informação nacionais e internacionais e prestam consultorias a agências de fomento em nível nacional e estadual, o que demonstra o reconhecimento dos pesquisadores do programa por parte de órgãos de fomento à pesquisa e entidades representativas do campo.

A qualificação constante do corpo docente se reverte na formação de mestres e doutores que contribuem fortemente para a construção de conhecimento na área. É significativo observar que a maioria dos egressos do PPGCOM/UFRGS trabalha hoje com pesquisa e docência em universidades públicas e particulares de todo o país.

Saiba mais sobre os cursos do PPGCOM de Mestrado e Doutorado