IV Seminário Interdisciplinar do GCCOP aborda relações de trabalho

07/11/2017

 

Para discutir sobre distintas dimensões acerca das relações de trabalho, o Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder – GCCOP receberá pesquisadores de áreas como Psicologia, Sociologia, Administração e Direito no IV Seminário Interdisciplinar GCCOP - Dimensões das Relações de Trabalho.

 

O evento ocorre no dia 23 de novembro, das 8h30 às 21h30, e é aberto a estudantes de pós-graduação em Comunicação e em áreas afins, bem como estudantes de graduação interessados nas abordagens que envolvem discussões sobre o trabalho, o trabalhador e as relações de trabalho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: goo.gl/1KjQr2

 

Confira a programação:

Painel I – Trabalho e subjetividade

Das 8h30 às 12h

Como as novas exigências comportamentais e de competitividade influenciam a experiência do trabalhador nos ambientes organizacionais.

As experiências dos sujeitos nos ambientes de trabalho atravessadas pelas emoções e pelas condições psicológicas do trabalho na atualidade: dor e bem-estar; sacrifício e deleite; tédio e motivação; padronização e estímulo à criatividade; individualismo e redes de colaboração; subjetividade.

Palestrantes:

 

Painel II – Gestão do trabalho e flexibilização

Das 14h às 17h30

Conformação do trabalho na atualidade frente às novas formas de gestão e à flexibilidade da legislação trabalhista. Trabalho autogestionado; padrões de qualidade e resiliência no formato/composição de tarefas e responsabilidades.

O trabalho desterritorializado: nas empresas tradicionais e nas empresas estilo startup: trabalhadores sem mesas, escritórios informais, flexibilidade de horários, home office, e mensuração da produtividade do trabalhador.

Terceirização, trabalho intermitente, novas jornadas de trabalho.

Palestrantes:

 

Painel III – Conformações do trabalho fora das organizações e do emprego: criatividade, empreendedorismo, perspectivas

Das 18h30 às 21h30

O trabalho no mercado que incentiva as startups e os coworkings. Criatividade, inovação e identidade dos trabalhadores. As formas inovadoras de negócios que acolhem os trabalhadores excluídos da formalidade. Trabalho informal. Empreendedorismo. A noção de eupresário: gestor e escravo de si mesmo ou um novo homem livre para prosperar?

Palestrantes:

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Data do seminário: 23 de novembro, quinta-feira.

Horário: das 8h30 às 21h30

Local: Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação – Fabico/UFRGS

Rua Ramiro Barcelos, 2705. Porto Alegre/RS

Promoção: GCCOP – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura Organizacional e Relações de Poder e PPGCOM – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.

Apoio: CNPQ

Coordenação: Prof. Dr. Rudimar Baldissera

Públicos:

– Estudantes de pós-graduação em Comunicação e áreas afins da UFRGS e de outras universidades da região metropolitana de POA (manhã, tarde e noite).

– Estudantes de graduação em cursos de comunicação (noite).

Contato: contato.gccop@gmail.com

Observação: Será fornecido atestado de participação a quem participar de pelo menos 75% da programação.